Buscar

APOL 2 ANALISES DE PROJETOS

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Análise de Projetos e Orçamento Empresarial
Segundo GUINDANI et all (2012): Algumas características são importantes no estabelecimento de um processo orçamentário, são elas: alinhamento organizacional, envolvimento, análise ambiental, valorização, flexibilidade, dinamicidade, adaptação, motivação, cenários e tipologia dos orçamentos.
Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª coluna, em seguida marque a alternativa que contém a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	C – A – B – D
Você acertou!
ADAPTAÇÃO: O orçamento deve  ser estabelecido em um ambiente compatível com suas necessidades, adequando-se às capacidades estruturais, de tecnologia e de recursos humanos da empresa. 
VALORIZAÇÃO: ) É uma alternativa relevante quando se pretende envolver os interessados diretos e indiretos da organização de uma forma contributiva. 
ANÁLISE AMBIENTAL: Observar os ambientes interno e externo na elaboração do orçamento é relevante para o aproximado entendimento das previsões a serem realizadas. 
FLEXIBILIDADE: O orçamento deve possibilitar observar devios-padrão para situações atípicas ocorridas no ambiente interno ou externo.
GUINDANI et all – Planejamento Estratégico Orçamentário, 2012, p.68 à 71
	
	B
	C – B – A – D
	
	C
	A – B – C – D
	
	D
	B – A – D – C
	
	E
	C – D – B – A
Questão 2/5 - Análise de Projetos e Orçamento Empresarial
De acordo com GUINDANI et all, (2012): O orçamento como ferramenta de gestão está presente no cotidiano do ser humano desde a idade das cavernas, quando já era necessário estabelecer previsões de alimentos com base em informações e cenários internos e externos.
Leia as proposições e escolha a alternativa correta:
I – O orçamento como ferramenta de gestão social não tem origem na própria sobrevivência do indivíduo, mas é  adaptado e utilizado somente nas organizações públicas como forma de cumprimento às normas legais.
II – A sociedade vem evoluindo em seus sistemas coletivos e instituições até o estabelecimento do termo inglês budget, cujo significado em português é “orçamento”.
III – Em uma organização, o objetivo geral deve apresentar-se segmentado em objetivos específicos, que mostrarão seu nível de complexidade de acordo com o tamanho da organização.
Podemos afirmar que somente:
Nota: 20.0
	
	A
	I está correta
	
	B
	III está correta
	
	C
	I e III estão correta
	
	D
	I e II estão corretas
	
	E
	II e III estão corretas
Você acertou!
Está errada:
I – O orçamento como ferramenta de gestão social não tem origem na própria sobrevivência do indivíduo, mas é adaptado e utilizado somente nas organizações públicas como forma de cumprimento às normas legais. CORRETO É
O orçamento como ferramenta de gestão social TEM origem na própria sobrevivência do indivíduo, sendo adaptado e utilizado nas organizações públicas e privadas como forma de planejamento e controle.
GUINDANI et all – Planejamento Estratégico Orçamentário, 2012, p.64 e 65
Questão 3/5 - Contabilidade de Entidades de Interesse Social
Segundo Freitag (2014) “Para o desempenho das atividades propostas em sua criação, as Entidades que compõe o Terceiro Setor, têm como fontes de recursos, as doações, subvenções, e receitas de várias procedências, como as financeiras, de capital, e até mesmo provenientes de venda de produtos e serviços.” 
Analise as proposições em seguida marque a correta.
“Pimentel, Mota Filho, Alencar, in Ernest Young; FIPECAFI (2010), afirmam que o propósito de uma subvenção consiste em estimular um setor econômico ou entidade a desenvolver ações que dificilmente seria desenvolvida sem esse recurso.
Os autores explicam que as subvenções governamentais devem”:
Nota: 20.0
	
	A
	Ser reconhecidas somente na prestação de contas em que seus custos vinculados serão lançados.
	
	B
	Ser reconhecidas na utilização do recurso em que seus custos vinculados serão lançados.
	
	C
	Ser reconhecidas no início do exercício em que seus custos vinculados serão lançados.
	
	D
	Ser reconhecidas no resultado do exercício em que seus custos vinculados serão lançados.
Você acertou!
Pimentel, Mota Filho, Alencar, in Ernest Young; FIPECAFI (2010), afirmam que o propósito de uma subvenção consiste em estimular um setor econômico ou entidade a desenvolver ações que dificilmente seria desenvolvida sem esse recurso. Os autores explicam que as subvenções governamentais devem ser reconhecidas no resultado do exercício em que seus custos vinculados serão lançados. Pg 46
	
	E
	Ser reconhecida como Receita extraorçamentária e seus custos em Despesas Orçamentárias
Questão 4/5 - Contabilidade de Entidades de Interesse Social
Para a contabilidade atingir seu objetivo, faz uso de procedimentos padronizados, desde a inserção dos dados contábeis em um sistema de informação, até a elaboração dos demonstrativos contábeis, nesse processo, os princípios se apresentam como direcionadores de toda prática contábil. 
Segundo Freitag (2014): Os princípios contábeis editados pelo Conselho Federal de Contabilidade, por meio da Resolução CFC 1282/2010 são:
Nota: 20.0
	
	A
	Objetividade, Materialidade, Oportunidade, competência e prudência.
	
	B
	Entidade, Continuidade, Oportunidade, Registro pelo valor original, competência e prudência;
Você acertou!
objetividade e materialidade não são princípios contábeis. Os princípios são: Entidade, Continuidade, Oportunidade, Registro pelo valor original, competência e prudência Pg. 28
	
	C
	Objetividade, Continuidade, Oportunidade, Registro pelo valor original, competência e prudência;
	
	D
	Entidade, Materialidade, Oportunidade, Registro pelo valor original, competência e prudência.
	
	E
	Entidade, Temporalidade, Oportunidade, Registro pelo valor original, Competência e Universalidade;
Questão 5/5 - Contabilidade de Entidades de Interesse Social
Na condição de uma entidade receber a título de subvenção financeira R$ 10.000,00 e considerando que este recurso deverá ser depositado em conta bancária exclusiva para o objeto da subvenção. 
Assinale a alternativa que apresenta o lançamento contábil correto para essa movimentação.
Nota: 20.0
	
	A
	D Caixa 10.000,00 e C Subvenção a receber 10.000,00
	
	B
	D Caixa 10.000,00  e C Banco conta Subvenção 10.000,00
	
	C
	D Banco conta subvenção 10.000,00  e C Receita Diferida 10.000,00
Você acertou!
Como a entidade possui obrigações na gestão deste recurso ela deverá manter o recurso registrado na conta de Receita Diferida (Passivo) e o ingresso de recurso deverá ficar depositado em conta bancária específica para o objeto da subvenção. (p. 43)
	
	D
	D Banco conta subvenção 10.000,00 e C Termo de parceria 10.000,00
	
	E
	D Crédito por antecipação da Receita 10.000,00 e  C Receita Patrimonial 10.000,00

Outros materiais