Buscar

APOL 1 ANALISES DE PROJETOS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Contabilidade de Entidades de Interesse Social
Segundo Freitag (2014), as entidades que compõe o Terceiro Setor são aquelas que atuam de forma voluntária, junto à sociedade civil com objetivos diversos, mas em torno de um ideal maior que é o bem estar social, desenvolvem suas atividades geralmente onde o Estado não consegue atuar de maneira efetiva, e para tanto consomem recursos na execução desses serviços.  
De acordo com a legislação, especificamente a Lei 10406/2002, que refere-se às fundações é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	Uma vez instituída a fundação ainda em vida, o instituidor fica obrigado a transferir propriedade ou direitos sobre os bens, caso contrário esses serão registrados por conta de um mandado judicial.
Você acertou!
De acordo com a autora na página 14, a alternativa correta é: Uma vez instituída a fundação ainda em vida, o instituidor fica obrigado a transferir propriedade ou direitos sobre os bens, caso contrário esses serão registrados por conta de um mandado judicial.
	
	B
	Uma vez instituída a fundação ainda em vida, é facultativo, o instituidor a transferir propriedade ou direitos sobre os bens, caso contrário esses serão registrados por conta de um mandado judicial.
	
	C
	Uma vez instituída a fundação ainda em vida, o instituidor fica obrigado a transferir propriedade ou direitos sobre os bens somente na sua exclusão, caso contrário esses serão registrados por conta de um mandado judicial.
	
	D
	Uma vez instituída a fundação ainda em vida, é facultativo o instituidor a transferir propriedade ou direitos sobre os bens somente na sua exclusão, caso contrário esses serão registrados por conta de um mandado judicial.
	
	E
	Uma vez instituída a fundação ainda em vida, o instituidor  pode dar a imunidade de tributação.
Questão 2/5 - Contabilidade de Entidades de Interesse Social
Para a contabilidade atingir seu objetivo, faz uso de procedimentos padronizados, desde a inserção dos dados contábeis em um sistema de informação, até a elaboração dos demonstrativos contábeis, nesse processo, os princípios se apresentam como direcionadores de toda prática contábil.  
Freitag (2014), em sua obra descreve os princípios contábeis aplicados ao Terceiro Setor.  
“...trata da tempestividade e integridade dos registros a fim de gerar informação relevante e válida a seus usuários. Considere que a informação tem prazo de validade para ser relevante, principalmente no processo de tomada de decisão.” 
Estamos falando do Princípio da:
Nota: 20.0
	
	A
	Continuidade;
	
	B
	Oportunidade;
Você acertou!
Oportunidade, “..trata da tempestividade e integridade dos registros a fim de gerar informação relevante e válida a seus usuários. Considere que a informação tem prazo de validade para ser relevante, principalmente no processo de tomada de decisão.” Pg. 29
	
	C
	Competência;
	
	D
	Prudência;
	
	E
	Registro pelo valor original
Questão 3/5 - Análise de Projetos e Orçamento Empresarial
Segundo GUINDANI et all: “Estratégia se refere a um plano geral de ação para atingir metas e objetivos”.
Associe as colunas de acordo com os quatro níveis de estratégias:
Podemos afirmar que a sequência correta é:
Nota: 20.0
	
	A
	B – A – C – D
	
	B
	C – D – B – A
	
	C
	A – B – D - C
	
	D
	D – A – B – C
Você acertou!
ESTRATÉGIA OPERACIONAL= estão relacionadas a atividades restritas e detalhadas; a uma determinada operação previamente estabelecida por uma estratégia funcional. ESTRATÉGIA CORPORATIVA = Lida com as questões relacionadas à diversificação, à integração vertical, às aquisições, aos novos negócios e à alocação de recursos entre as unidades de negócios e de investimentos. ESTRATÉGIA DE NEGÓCIO = Se preocupa com o modo como a empresa compete em determinado setor ou mercado, como essa empresa pretende estabelecer sua vantagem competitiva perante os concorrentes. ESTRATÉGIA FUNCIONAL = Diz respeito ao plano gerencial específico de uma função. Tem uma abrangência mais restrita e detalhará um plano e uma atuação específicos para sua área.
GUINDANI et all – Planejamento Estratégico Orçamentário, 2012, p.  40 e 41
	
	E
	A – D – B – C
Questão 4/5 - Contabilidade de Entidades de Interesse Social
Segundo Freitag (2014), as entidades sem finalidade de lucro, como o próprio termo nos remete “sem finalidade de lucro” não tem como objetivo principal terem uma remuneração sobre as vendas ou serviços prestados, sendo o bem estar social o seu principal objetivo. 
Analise as proposições abaixo e marque a correta. 
“O órgão de deliberação máxima é a Assembleia Geral para as Associações.” 
São competências privativas da Assembleia Geral:
Nota: 20.0
	
	A
	Elaborar parecer sobre as questões financeiras, bem como apresentar estratégia de alavancagem das receitas para o cumprimento das finalidades estatutárias.
	
	B
	Eleger os administradores, destituir os administradores, aprovar as contas, aprovar e alterar o estatuto.
Você acertou!
De acordo com a pg 13 as competências da Assembleia geral são: Eleger os administradores, destituir os administradores, aprovar as contas, aprovar e alterar o estatuto.
	
	C
	Eleger os funcionários, aprovar as contas, aprovar as doações que a entidade perceberá ao longo do exercício social.
	
	D
	Eleger os administradores do Conselho Curador, destituir o Conselho Fiscal, aprovar as contas, aprovar e alterar o parecer do Conselho Curador.
	
	E
	Elaborar parecer sobre as questões administrativas e contábeis  e aprovar doações que a entidade receberá ao longo do exercício social.
Questão 5/5 - Análise de Projetos e Orçamento Empresarial
Segundo Schein, citado por Weick (1973), uma organização é a coordenação racional das atividades de algumas pessoas que procuram chegar a algum objetivo comum e explícito.
Assinale Verdadeiro ou Falso no que se refere ao planejamento:
(    ) É compreendido como um processo lógico que auxilia o comportamento humano racional na execução de atividades intencionais voltadas para o futuro.
(   )O planejamento, por meio da implementação de mecanismos e de procedimentos sistemáticos, não tem por objetivo alcançar o ajustamento adequado entre a organização e o ambiente.
(   ) O planejamento não garante, mediante um processo de análise e ameaças e oportunidades, a sobrevivência ao longo do prazo do domínio geral da organização.
(   ) Para as organizações modernas, é muito importante o uso do planejamento. As organizações vivem em um ambiente competitivo, onde a conquista e a manutenção de áreas de mercado são consideradas bases de crescimento e desenvolvimento organizacional.
Nota: 20.0
	
	A
	V – F  – V – V
	
	B
	V – V – F  - F
	
	C
	V – F – F – V
Você acertou!
São Falsas:
 - O planejamento, por meio da implementação de mecanismos e de procedimentos sistemáticos, não tem por objetivo alcançar o ajustamento adequado entre a organização e o ambiente. Correto é: O planejamento, por meio da implementação de mecanismos e de procedimentos sistemáticos, TEM por objetivo alcançar o ajustamento adequado entre a organização e o ambiente. 
- O planejamento não garante, mediante um processo de análise e ameaças e oportunidades, a sobrevivência ao longo do prazo do domínio geral da organização.
Correto é: O planejamento TAMBÉM garante, mediante um processo de análise e ameaças e oportunidades, a sobrevivência ao longo do prazo do domínio geral da organização.
GUINDANI et all – Planejamento Estratégico Orçamentário, 2012, p. 21
	
	D
	F – V – V – F
	
	E
	F – F – V – V

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais