Buscar

LUTAS 7ªSemana

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

��
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
LICENCIATURA
�
	Disciplina: Lutas
	Tarefa: Atividade do Ciclo 2º - Atividade no Portfólio 7ª Semana
	Nome: Debora Ros Rodrigues
	RA: 8036837
	Turma: DGEFL1701CRTAOS
	Parecer do Tutor: Luís Fernando Correia
Atividade no Portfólio 
Objetivos
Compreender o significado de Cultura Corporal de Movimento.
Ser capaz de analisar e elaborar um texto dissertativo a partir dos conteúdos estudados.
Descrição da atividade
A partir do estudo da Unidade 1 do material didático Lutas, elabore um texto dissertativo com, no máximo, 30 linhas, sobre o significado do conceito de Cultura Corporal de Movimento, apresentando suas principais características, assim como argumentos que demonstram a importância da utilização de seus elementos (dança, jogos, lutas, esportes e ginásticas) na disciplina Educação Física no Ensino Básico. 
Texto Dissertativo: Cultura Corporal de Movimento
O termo cultura do movimento tem sido divulgado na Educação Física brasileira a partir dos estudos do professor Elenor Kunz (1991), Este termo é compreendido como critério organizador do conhecimento da Educação Física escolar.
A proposta do professor Elenor Kunz (1991) ultrapassa a concepção de movimento humano reduzida a um fenômeno meramente físico, tido estritamente como um deslocamento do corpo no espaço, presente na visão de educação que o autor questiona. Ao considerar o ser humano que realiza o movimento, essa proposta passa a reconhecer as significações culturais e a intencionalidade do movimento humano.
O universo de produções da cultura corporal de movimento, algumas incorporadas pela Educação Física como objetos de ação  e reflexão: os jogos, e brincadeiras, os esportes, as danças, as ginásticas e as lutas, que têm em comum as representações corporais de diversos aspectos da cultura humana.
Dentro desse contexto o corpo humano possui história e, esta história, faz com que ele se modifique constantemente criando novos significados mediante experiências que vão ocorrendo, assim, “o corpo humano, ao estar atado ao mundo em que vive, cria movimentos e, ao mover-se, cria sentidos”.
Com isso a apropriação e conhecimento corpo através das diferentes expressões da cultura corporal de movimento, em especial da dança e jogos no cotidiano escolar, promove a valorização do alto - estima a percepção de si e do outro, bem como a melhoria da capacidade de expressão e comunicação.
Sendo assim, hoje a Educação Física é entendida como uma área de conhecimento da Cultura Corporal de movimento e deve cuidar do corpo não como algo mecânico, visando apenas o desenvolvimento do aspecto físico, independentemente dos demais, como era anteriormente, décadas atrás, mas sim na perspectiva de sua relação com os outros sistemas: o mental, o emocional, o estético, o religioso entre outros.
Portanto, percebe-se a importância de colocar em prática o conhecimento que envolve a corporalidade no ambiente escolar, através de movimentos específicos ou espontâneos para o bom desenvolvimento da Cultural.
Referências
CÂMARA, E. Lutas. Batatais: Claretiano, 2014.
KUNZ, Elenor (199 I). Educação física: ensino & mudanças. Ijuí, Editora Unijuí.
__________ (1994). Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí, Editora Unijuí.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais