Buscar

redação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Todo psicopata é criminoso?
Vamos começar explicando o que seria psicopata? Psicopata é a designação atribuída a um indivíduo com um padrão comportamental e/ou traço de personalidade, caracterizada em parte por um comportamento antissocial, diminuição da capacidade de empatia/remorso e baixo controle comportamental ou, por outro, pela presença de uma atitude de dominância desmedida. Esse tipo de comportamento agonista é relacionado com a ocorrência de delinquência, crime, falta de remorso e dominância, mas também é associado com competência social e liderança. A psicopatia, descrita como um padrão de alta ocorrência de comportamentos violentos e manipula tórios, é frequentemente considerada uma expressão patológica da agressão instrumental, além da falta de remorso e de empatia.
Porém, o que define um psicopata? Na verdade, o termo muita das vezes é usado de forma errada, o que faz da personalidade psicopática, um dos transtornos mais incompreendidos pela humanidade. De acordo com uma reportagem publicada pela Revista Mente e Cérebro, a psicopatia consiste em um conjunto de comportamentos e traços de personalidade específicos.
 Os psicopatas, a princípio, podem ser encantadores, praticamente os mestres da “primeira impressão”. No entanto, quando são conhecidos mais a fundo, são caracterizados como pessoas egocêntricas, desonestas, insensíveis, que não sentem culpa e são indignas de confiança. De acordo com algumas estimativas, cerca de 1% da população em geral é psicopata, e por razões pouco compreendidas, a maioria é do sexo masculino.
Mas fica a dúvida , Todo psicopata é criminoso? Do ponto de vista penal existe o dilema, amplamente discutido, sobre se uma personalidade doente é imputável, especialmente se é de origem psicótica. Mesmo que se trate de uma personalidade doente (exemplos: pessoas sádicas, violadoras, etc.) há tendência para sustentar que há uma punição correspondente, dado que, mesmo doente, a pessoa mantém consciência dos seus atos e pode evitar cometê-los. O direito penal usa como formas de classificar a capacidade mental do agente: entendimento por parte do agente se o ato que ele cometeu é ilegal e se mesmo sabendo que é ilegal, consegue se autodeterminar, ou seja, consegue não cometer o ato. 
Porém, não surpreendentemente, os psicopatas são mais propensos a cometer crimes. Eles quase sempre entendem que suas razões são erradas, mas não se importam. Ao contrário da crença popular, apenas uma minoria deles é violenta. Nesse caso, muitos deles são capazes de usar a ousadia (um traço psicopático) para alcançar sucesso profissional. Esses indivíduos geralmente estão presentes em determinados nichos profissionais, tais como política, negócios, aplicação da lei, combates de incêndio, operações especiais, serviços militares e esportes de alto risco.
Segundo o psicólogo britânico Kevin Dutton: "A psicopatia pode trazer benefícios"
Dependendo de variáveis como inteligência e violência, a psicopatia pode fazer uma pessoa ser bem-sucedida em vez de criminosa”, diz. Segundo ele, características comuns a psicopatas como charme, frieza e falta de empatia são importantes no mercado de trabalho. 
Sendo assim, apesar da percepção popular, a maioria dos psicopatas não são assassinos ou psicóticos. Muitos deles vivem com sucesso entre o resto de nós, usando seus traços de personalidade (como carisma, audácia, ousadia e resiliência emocional) para conseguir o que desejam, mesmo que por muitas das vezes façam isso à custa de outros. Contudo, todos os psicopatas só serão criminosos se você estiver olhando eles atrás das grades, ou quem sabe, se estiver na mira de um que esteja tentando te matar.
É muito importante ter uma ideia da realidade, mostrar que julgar um psicopata querendo dizer que todos eles são um assassino ou não, tudo depende do grau de inteligência e violência possuir.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais