Buscar

PT grupo 7º semestre

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

�PAGE �
SUMÁRIO
31 INTRODUÇÃO	�
2 IMPORTÂNCIA DO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO..................................................................................................................4
2.1 ESCOLA MUNDO ENCANTADO...........................................................................5
93 CONCLUSÃO	�
10REFERÊNCIAS	�
��
INTRODUÇÃO
A escola tem papel fundamental na formação do individuo, e o compromisso de propiciar ações para a efetivação dos direitos sociais. Neste contexto, a educação em geral tem a função de possibilitar e de oferecer alternativas para que as pessoas que estejam excluídas do sistema possam ter oportunidades de se reintegrar através da participação, bem como da luta pelos direitos sociais e o resgate da cidadania.
A escola que todos almejam, deve estar regulada na lógica de um espaço ideal para a construção de uma sociedade sadia, uma escola democrática com formação para a cidadania. Aquela que tem como bandeira o combate á exclusão social e que possa, ao mesmo tempo, trabalhar a relação escola-aluno-família, possibilitando que a comunidade escolar participe de forma assídua a todos os interesses que envolvam o bom andamento do ensino aprendizagem e do sucesso escolar em geral. 
Percebemos no decorrer da pesquisa que as relações interpessoais e a aprendizagem possuem características em comum e para que venham acontecer é necessário pelo menos duas pessoas, portanto em um ambiente escolar ela se faz fundamental devido aos grandes desafios cotidianos que a escola enfrenta.
Diante disso, existe a necessidade de um ambiente de cooperação e respeito entre os profissionais e entre esses e as famílias que favoreça a busca de uma linha coerente de ação. Em se tratando de crianças pequenas, a atmosfera criada pelos adultos precisa ter um forte componente afetivo. As crianças só se desenvolverão bem, caso o clima institucional esteja em condições de proporcionar-lhes segurança, tranquilidade e alegria.
Objetivando tudo o que foi exposto, o presente trabalho compreende a importância das relações interpessoais em instituições de ensino bem como a criação da Escola Mundo Encantado que traz em seu contexto a fundamentação dessa proposta de relações interpessoais no ambiente escolar visto que um dos grandes desafios que a escola enfrenta é a construção de proximidade e empatia no processo de ensino e de convivência, á saber que para a efetiva construção destes é necessário se levar em consideração o ambiente, as experiências, os saberes, enfim a realidade local, portanto, é necessário adotar uma postura dialógica baseada na vida pessoal de cada um, buscando compreender as complexidades e os saberes um dos outros.
 IMPORTÂNCIA DO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO
A escola tem papel fundamental na formação do indivíduo, e o compromisso de propiciar ações para a efetivação dos direitos sociais. Nesse contexto, a educação em geral tem a função de possibilitar e de oferecer alternativas para que as pessoas estejam excluídas do sistema possam ter oportunidades de se reintegrar através da participação, bem como da luta pelos direitos sociais e o resgate da cidadania.
Assim, o processo de aprendizagem está ligado às relações interpessoais, pois a figura do professor passa a representar um vínculo favorável ou desfavorável para determinados tipos de conhecimentos, à saber, que na maioria das vezes alguns alunos não aprendam a disciplina porque passam a classifica-la devido à relação que tem com o professor.
As relações interpessoais, portanto, são grandes responsáveis pela formação de valores morais, à saber, que segundo Piaget (1954) os valores se referem a trocas afetivas que o sujeito realiza com o exterior, sendo assim, da projeção dos sentimentos sobre objetos, pessoas e/ou relações.
Cada indivíduo constrói seu próprio sistema de valores, que se integra à sua identidade, logo, a identidade de cada indivíduo é formada através do meio em que vive, das pessoas com quem se relaciona e principalmente da ideologia no qual está submergido. E estes valores muito influenciam em nossa conduta.
Se tomarmos como ponto de partida as ações desenvolvidas no contexto escolar, podemos perceber que as relações interpessoais são evidenciadas principalmente a partir da forma como o gestor conduz as ações desenvolvidas dentro da escola, e para tanto é preciso ancorar na visão de Luck (2005), onde ele destaca a importância de uma implementação de ações participativas e democráticas na unidade social, onde a abordagem participativa na gestão escolar demanda maior envolvimento de todos os interessados no processo decisório da escola, mobilizando-os, da mesma forma, na realização das múltiplas ações de gestão.
Neste contexto entendemos que embora o professor seja o carro chefe em busca da formação da identidade de um indivíduo, o gestor é a peça fundamental para a inovação pedagógica e principalmente para o sucesso de todas as atividades que são desenvolvidas dentro do ambiente escolar. E para que de fato isso aconteça é necessário que o gestor tenha um perfil ético e uma relação saudável com professores e demais funcionários da escola, onde é necessário que o líder pedagógico tenha a sutileza no tratamento pessoal com os demais colaboradores, conquistando à admiração e colaboração de todos os envolvidos no setor educacional.
Assim, entendemos que uma escola coordenada por um gestor que se preocupe com a interação de todos os envolvidos no processo de ensino aprendizagem, irá enfrentar com facilidade todos os desafios e dificuldades encontradas no ambiente escolar sem a preocupação de apontamentos, pois uma escola onde todos estão envolvidos no intuito de melhorar o ensino é uma escola que trabalha em equipe, portanto se surgirem eventuais problemas, estes serão resolvidos e discutidos por todos. Pois uma instituição de ensino que promove a redistribuição de responsabilidades e trabalha em conjunto proporciona um espaço de troca de saberes e delegações no objetivo de estabelecer uma aprendizagem significativa ao aluno e conquistar o sucesso da escola através de ações que serão conduzidas com os interesses e anseios de todos.
ESCOLA MUNDO ENCANTADO
A Escola Mundo Encantado foi fundada em 2016 por um grupo de acadêmicas do 7º semestre do curso de Pedagogia, e surgiu da necessidade de compreender a importância da construção de uma rede de relações de trabalho que favoreçam um clima organizacional que seja propicio ao bom andamento do proposto pelo espaço educativo.
Dessa forma idealizamos uma instituição de ensino que oferta Educação Infantil que tem como missão a formação integral do aluno, desenvolvendo um trabalho de educação em valores humanos e da educação para o pensamento e criação, transformando as crianças em indivíduos capazes de pensar e agir criticamente, sem prescindir de sua criatividade. Portanto, proporcionar às crianças uma base sólida para se tornarem cidadãos respeitáveis no futuro, aplicando hoje conceitos e atividades que preservem a essência da infância e todas suas vivências e descobertas.
Possui como visão oferecer a seus alunos e colaboradores a possibilidade de se desenvolverem, tornando-se cidadãos éticos, capazes de contribuir para a evolução da comunidade a que pertencem. Isso porque se preocupa com uma sociedade mais justa e competente em seus afazeres.
Baseia sua prática educacional na crença de que cada ser humano é capaz de construir seu próprio conhecimento segundo princípios básicos como: ética, respeito, cidadania, autonomia, valorização da educação e do conhecimento, honestidade e confiança.
A instituição de ensino conta em seu espaço físico com: 1 sala de diretor, 1 secretaria, 1 coordenação, 1 sala de professores, 1 biblioteca com brinquedoteca integrada, 4 salas de aula, 5 banheiros: sendo 3 para uso das crianças (1
para meninos, 1 para meninas e 1 para deficiente físico) e 2 banheiros para uso dos servidores, 1 sala multiuso, 1 sala de recurso pedagógico, 1 cantina, 1 refeitório e 1 pátio coberto com parquinho.
A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. Sabendo disso, existe a necessidade da criação de uma escola sistemática, organizada e democrática onde seus colaboradores conheçam quais são sua missão, visão e valores da instituição que trabalham para que exerçam suas funções de forma significativa e digna. Onde adultos amigáveis, que escutam as necessidades das crianças e, com afeto, atendem a elas, constituem-se em um primeiro passo para criar um bom clima, pois as crianças precisam ser respeitadas em suas diferenças individuais, ajudadas em seus conflitos por adultos que sabem sobre seu comportamento, entendem suas frustrações, possibilitando-lhes limites claros. 
Objetivando um espaço escolar propicio ao processo de ensino aprendizagem das crianças é necessário que o coletivo de profissionais da instituição de educação infantil, entendido como organismo vivo e dinâmico seja o responsável pela construção do projeto educacional e do clima institucional. Dessa forma classificamos a seguir todos os cargos, formação acadêmica e atribuições deve possuir cada profissional da Escola Mundo Encantado:
Diretor: assume várias funções, tanto de natureza administrativa quanto pedagógica. Entre as suas principais funções estão: administrar os recursos materiais e financeiros da escola; e harmonizar as relações entre os alunos, pais e profissionais da educação. Precisa ser proativo, eficiente e flexível para saber lidar com pessoas e solucionar problemas. Entre todas as suas atribuições a mais importante é manter um ambiente de ensino democrático, comunicativo e prazeroso para que o direito de todos seja respeitado de forma igualitária garantindo dessa forma um ambiente saudável de convivência. Este profissional deverá ser formado em Letras, Pedagogia ou Administração e ter especialização na área.
Coordenador Pedagógico: auxilia os professores na elaboração e diversificação de suas práticas em sala de aula, para melhorar e facilitar o processo de ensino-aprendizagem. É considerado um mediador para os professores onde através dos seus conhecimentos elabora métodos e estratégias a fim de melhorar e facilitar o processo de ensino aprendizagem. Precisa traçar e priorizar o trabalho em equipe visando à qualidade do ensino e o desenvolvimento dos alunos. Este profissional faz parte do trabalho de gestão da escola e precisa ser formado em Pedagogia e ser especializado em Gestão de Pessoas.
Secretário Escolar: Faz parte do trabalho administrativo e é responsável pela gestão da Secretaria da escola, tendo por responsabilidade a escrituração e expedição de todos os documentos escolares, autenticando-os com sua assinatura, bem como a guarda e inviolabilidade dos arquivos, registros e de todos os atos escolares. É necessário possuir a formação de Ensino Médio Completo ou Ensino Superior.
Professor de Educação Infantil: deve ser entendido como um agente da educação; é aquele que domina o conhecimento e sabe passar para os alunos. É crítico, especial, formador de opiniões e de futuros profissionais. Compreende a ele elaborar sua práxis de maneira criativa e lúdica para que esta favoreça o desenvolvimento da criança em todos os sentidos. Ter uma boa interação, estabelecer um trabalho conjunto com outros profissionais de modo integrado e relacionar o ato de educar e ensinar de maneira responsável, reconhecendo a criança como um ser inteiro, são características que o professor deve cultivar de maneira ética, respeitando os demais profissionais, os alunos e as famílias Este profissional faz parte do trabalho pedagógico e deverá possuir formação acadêmica em Magistério ou Pedagogia e especialização em Educação Infantil.
Auxiliar de Classe: Esse profissional deve colaborar nas execuções das atividades auxiliando o professor, orienta os alunos em seus estudos, com o objetivo de que os mesmos sejam mais proveitosos. Deve ter sempre em vista seu papel diante da ausência do educador já que conhece a realidade diária da sala de aula. Seu relacionamento com os alunos e colegas de trabalho deve ser de respeito e confiança. Faz parte do trabalho pedagógico e deve ter formação em Magistério ou Ensino Médio Completo.
Aluno: Este componente é o centro do ambiente escolar. Ele precisa da orientação do professor que, por sua vez, precisa compreender o fenômeno educativo para elaborar abstrações relacionadas ao cotidiano, por meio de leituras mais amplas da realidade. 
Merendeira: Responsável por receber, armazenar, cuidar, preparar e distribuir o alimento escolar às crianças; deve ter seu trabalho acompanhado por um nutricionista para planejamento e monitoramento de suas atividades. Precisa ter afeto em relação aos alunos, por esse motivo é necessário que esse profissional tenha um treinamento adequado para que possa desempenhar com destreza suas atribuições. É necessário possuir formação mínima em Ensino Fundamental Completo ou Ensino Médio Completo.
Auxiliar de Limpeza: É o profissional responsável pela limpeza e organização de todo o ambiente escolar, propondo dessa forma um local de trabalho saudável e apto a receber às crianças e colaboradores. É necessário possuir formação em Ensino Fundamental Completo.
Porteiro: O profissional desta área deve ter como requisito formação mínima em Ensino Fundamental Completo e passar por treinamento especializado. É necessário que tenha disposição e vigor físico para executar as atribuições exigidas ao cargo, pois cabe a ele permitir e fiscalizar a entrada e saída de pessoas nas dependências da instituição de ensino, bem como monitorar o processo de recepção dos alunos e funcionários da escola.
Portanto o relacionamento interpessoal na escola deve ser um processo contínuo. Para isso, faz-se necessário a integração entre docentes e discentes, escola e comunidade no ambiente escolar com atitudes positivas que proporcionem a sensação de bem-estar dentro da escola. Logo o relacionamento interpessoal é peça fundamental para que a educação propicie mecanismos que garantam ao aluno o desenvolvimento do seu potencial, valorizando as habilidades necessárias para o convívio na sociedade.
CONCLUSÃO
A escola é considerada como um espaço multicultural, no qual as diferenças, os problemas, as diversidades de conhecimento, as regras e valores fazem um emaranhado envolvendo um gama de pessoas cujas características são diferenciadas, e as relações interpessoais são imprescindíveis para a convivência e o sucesso escolar.
O ambiente escolar em um todo age como um microssistema da sociedade, refletindo as transformações atuais bem como formando cidadãos críticos capazes de lidar com todo tipo de mudança rápida e de conflitos interpessoais, e principalmente se mantendo informados diante do mundo globalizado. Cidadãos participativos e competentes para atuar tanto na vida social quanto privada, preparados para conviver com a diversidade e o conflito de ideias, bem como as influências presentes nas relações do sujeito consigo mesmo e com o outro. 
Podemos enfatizar que embora a escola enfrente diariamente problemas como a desvalorização profissional, o desemprego, a violência, as modificações das relações familiares e tantos outros, ele continua sendo responsável em fornecer o conhecimento, auxiliando as pessoas para que possam ter possibilidades e autonomia de participar efetivamente nas políticas, continuando assim, a lutar por igualdade de direitos, e para que isso aconteça, é necessário que a educação seja tratada como uma política social, uma política que tem como compromisso fundamental à garantia dos direitos dos cidadãos.
Entendemos a partir desse estudo que a escola é responsável pela formação do
cidadão, tendo como desafio estimular o potencial do aluno sem desvalorizar suas diferenças socioculturais, trabalhar e incentivar o trabalho em grupo e a realização de atividades coletivas enfatizando a necessidade e importância das relações interpessoais na vida de cada um. É o gestor quem tem papel importante nessa construção de conhecimento e nessa interação entre todos que frequentam o ambiente escolar.
Em suma, sabemos que a escola é responsável pela elaboração e construção do conhecimento, ou seja, pela formação do indivíduo, porém enfrenta diversos problemas e desafios, por esse motivo deve manter e investir em reuniões constantes com a família e toda a comunidade visando estabelecer relações mais próximas onde todos queiram e tenham o prazer de frequentar o ambiente escolar.
REFERÊNCIAS	
Educação Infantil: Muitos Olhares. Zilma Tamos de Oliveira (org.). Editora Cortez, 2007.
Educação Infantil: Creches. Anete Abramovicz e Gisela Wajskop. Editora Moderna, 1999. Creche: organização, currículo, montagem e funcionamento. Gilda Rizzo. Bertrand Brasil, 2000.
LUCK, Heloísa. et. al. A escola participativa: o trabalho do gestor escolar. 5. Ed. Petropólis: Vozes, 2005.
PIAGET. Jean. Intelligence and affectivity: their relationship during child development. Annval Reviews, Palo Alto – CA, 1954 [ed. USA, 1981].
Sistema de Ensino Presencial Conectado
pedagogia
A IMPORTÂNCIA DO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO
Barreiras
2016
A IMPORTÂNCIA DO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO
Trabalho de Pedagogia apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito à produção textual em grupo relativa ao 7° semestre. Portfólio para as disciplinas de: Gestão Educacional e Avaliação Institucional; Gestão e Desenvolvimento de Pessoas; Seminário Interdisciplinar VIII; Projeto de Ensino; Estágio Curricular Obrigatório III: Gestão.
Orientadores: Profª Vilze Vidotte Costa; Marilza Pavesi; Okçana Battini; Jaqueline R. G. Guerreiro.
Barreiras
2016

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais