Buscar

comportamento organizacional unid 2.pdf

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PERGUNTA 1
Uma empresa de idiomas desenvolveu uma iniciativa chamada “Fábrica de ideias”. A proposta era captar ideias inovadoras que pudessem melhorar seus serviços. As ideias deveriam ser enviadas por todos os envolvidos com a empresa: funcionários, professores, clientes e fornecedores. Porém, observou-se que não havia contribuição por parte dos funcionários e de seus líderes, pois não havia o costume na empresa de incentivar a participação e envolvimento dos colaboradores em novas propostas.
Neste caso, a inovação proposta pela empresa deverá acontecer de acordo com qual dos pilares?
	
	a.
	Estrutural, pois a empresa deverá criar um departamento voltado à administração das ideias geradas.
	
	b.
	Estrutural, pois a empresa deverá mudar suas estruturas para que os funcionários participem mais.
	
	c.
	Recursos Humanos, pois a empresa deverá investir em treinamento para que os funcionários aprendam a propor ideias.
	
	d.
	Cultural, pois a empresa deverá modificar a cultura dos funcionários para que participam mais.
	
	e.
	Cultural, pois será necessário à empresa desenvolver uma cultura de inovação e participação, estimulando os funcionários a participarem.
0,25 pontos   
PERGUNTA 2
A cultura organizacional está ligada à essência da empresa, é ela que confere a identidade de uma organização. As diretrizes organizacionais são em grande parte norteadas pela missão, visão e valores da empresa. Sobre os conceitos de missão, visão e valores é correto afirmar que:
	
	a.
	A missão é o propósito de existência da organização, é através dela que os clientes reconhecem a empresa. 
	
	b.
	A missão pode ser definida como um objetivo que a organização pretende alcançar, onde ela pretende chegar.
	
	c.
	A visão está relacionada ao caráter da organização, é aquilo que a empresa é. 
	
	d.
	Os valores estão relacionados aos aspectos monetários da organização, às decisões financeiras que deverão ser tomadas.
	
	e.
	A visão pode ser definida como os princípios e crenças organizacionais, que direcionam suas decisões.
0,25 pontos   
PERGUNTA 3
Os líderes precisam exercer o poder hierárquico-administrativo para atingir os objetivos de equipe propostos pela empresa. E é necessário que uma pessoa no cargo de liderança seja respeitada e seguida pelos seus liderados.
O poder hierárquico-administrativo, em si mesmo, garante que isso aconteça?
	
	a.
	Sim, pois o poder hierárquico-administrativo só é atribuído a quem já é respeitado e seguido pelos demais.
	
	b.
	Sim, já que o poder hierárquico-administrativo é baseado no poder de referência, que se dá pela admiração e respeito ao próximo.
	
	c.
	Não, pois o poder hierárquico-administrativo deve vir acompanhado do poder de informação que faz com que o líder seja seguido pelas informações que detém.
	
	d.
	Não, pois o líder deve ser visto também como um guia capaz de motivar e influenciar a equipe para que ela o siga espontaneamente.
	
	e.
	Sim, já que o poder hierárquico-administrativo obriga à equipe respeitar e seguir seu líder em suas decisões.
0,25 pontos   
PERGUNTA 4
O poder pode ser dividido em poder formal e pessoal. Há algumas formas ou vertentes de poder, nestas duas áreas.  O texto abaixo, se refere a qual dessas formas de poder?
“Nessa modalidade, a relação entre quem o detém e quem é submetido a ele é apoiada no medo. As reações e resultados obtidos dentro da equipe são extraídos a partir da coerção. Muitas relações de poder político, em um regime militar, por exemplo, têm como principal aliado o medo da população. Quando analisado dentro de uma estrutura empresarial, o medo ganha nos formatos: ameaça de demissão, rebaixamento, retirada de benefícios, além do assédio moral” (ROBBINS, 2009).
	
	a.
	Poder de informação
	
	b.
	Poder carismático 
	
	c.
	Poder de referência 
	
	d.
	Poder legítimo 
	
	e.
	Poder coercitivo 
0,25 pontos   
PERGUNTA 5
A Apple é uma empresa que preza pela criatividade e inovação, adotando estes critérios como diferenciais competitivos no mercado. Ela apresenta também como características e objetivos a busca pela excelência em seus produtos, a confiança para o desenvolvimento do trabalho em equipe e a paixão dos funcionários pelo que fazem. As características descritas acima a respeito da Apple, são relativas à:
	
	a.
	Visão Organizacional
	
	b.
	Missão Organizacional
	
	c.
	Estrutura Organizacional
	
	d.
	Clima Organizacional
	
	e.
	Cultura Organizacional
0,25 pontos   
PERGUNTA 6
O desenvolvimento organizacional tem a finalidade de sugerir mudanças que, de alguma manei¬ra, inovem, desenvolvam e façam a organização crescer, de tal forma que se consiga oferecer um bem-estar maior aos funcionários. De acordo com Robbins (2012), o desenvolvimento organizacional trabalha com cinco valores essenciais para esse objetivo, que estão relacionados abaixo, marque a única alternativa que NÃO representa nenhum desses valores.
	
	a.
	Centralização do poder no agente de mudança
	
	b.
	Confrontação
	
	c.
	Respeito pelas pessoas 
	
	d.
	Participação 
	
	e.
	Confiança e apoio 
0,25 pontos   
PERGUNTA 7
Observe a charge abaixo: 
Qual a forma de poder que pode ser observada no quadrinho?
	
	a.
	Poder de informação
	
	b.
	Poder de referência
	
	c.
	Poder coercitivo
	
	d.
	Poder legítimo
	
	e.
	Poder de talento
0,25 pontos   
PERGUNTA 8
Os agentes de mudanças devem sempre estar atentos ao fato de que a inovação, muitas vezes, é o caminho para uma mudança estratégica. A inovação pode acontecer diante de três pilares. Analise as afirmativas abaixo como verdadeiras ou falsas:
I- Estrutural – Quando uma organização apresenta uma estrutura atrasada, a possibilidade de se conseguir inovar é grande. 
II- Cultural – A cultura da empresa é fator determinante para a inovação ocorrer. As empresas com culturas voltadas para propostas de inovação estimulam seus funcionários a experimentarem o novo, fazem um trabalho de recompensa independentemente dos resultados e comemoram o progresso, o sucesso e também as falhas. 
III- De recursos humanos – Empresas inovadoras não se preocupam em oferecer a seus funcionários programas de treinamento e desenvolvimento frequentes, para que não se sintam receosos em errar, para que busquem a inovação diária.
IV- Financeira -  A área financeira da empresa precisa inovar constantemente seus processos, para conseguir o equilíbrio financeiro da organização.
	
	a.
	V, V, F, F
	
	b.
	V, F, V, F
	
	c.
	F, V, F, F
	
	d.
	F, F, V, F
	
	e.
	V, V, V, V
0,25 pontos   
PERGUNTA 9
As mudanças nem sempre trazem impactos positivos à organização. Em alguns casos, as decisões podem ser precipitadas e interferir nas ações estratégicas da empresa. Cabe ao agente de mudanças analisar com cuidado cada um dos aspectos da transformação e suas possíveis ramificações. Existem algumas táticas que o ajudarão nessa avaliação, EXCETO:
	
	a.
	Coerção explícita e implícita - Finalmente, a resistência pode ser tratada de forma coercitiva através da ameaça explícita ou implícita (como perda de cargo, de possibilidades de promoção, etc.)
	
	b.
	Educação e comunicação – Usar a comunicação sempre como meio de informar as mudanças para diminuir as resistências é fundamental. Deixar as coisas transparentes é muito importante para nutrir segurança nos colaboradores.
	
	c.
	Implementando mudanças de forma justa – A implementação da mudança de forma justa também leva os funcionários a se sentirem mais seguros e confiantes para enfrentar as mudanças juntos. Impor mudanças à força simplesmente fará com que a relação fique desgastada e haja mais resistência.
	
	d.
	Desenvolver relações positivas – A confiança nos gerentes gera mais credibilidade. Ter relações positivas entre os funcionários e dirigentes garante menos resistências às mudanças.
	
	e.
	Participação – Fazer os funcionários entenderem e participarem das
tomadas de decisão sobre a necessidade de mudança. Isso dará aos colaboradores mais confiança no processo. 
0,25 pontos   
PERGUNTA 10
Nos dias de hoje, as empresas não se mantêm em situações estáveis. O ambiente e as pessoas mudam constantemente e a organização precisa se adaptar ao que lhe é imposto. Em relação aos motivos pelos quais uma empresa geralmente necessita realizar mu¬danças, assinale verdadeiro ou falso:
I- Ambiente multicultural – As empresas participam de ambientes que absorvem diferentes culturas. Para se firmarem no mercado, devem oferecer serviços e/ou produtos para todas essas culturas, adaptando-se a cada uma delas. 
II- Mudanças demográficas – Às vezes, há necessidade de mudança de estado, cidades ou até mesmo país. A organização deve adaptar-se à cultura de cada região, para se firmar no mercado. 
III- Tecnologia – As empresas precisam adaptar-se às mudanças tecnológicas justamente para atender ao desenvolvimento do próprio consumidor. 
IV- Fatores Econômicos – De acordo com as mudanças na Economia local, a empresa muitas vezes, necessita fazer mudanças.
V- Concorrência – Para satisfazer as necessidades dos clientes, as empresas precisam diferenciar-se umas das outras.
	
	a.
	V,V,V, F, V
	
	b.
	V,V,F, F, V
	
	c.
	F,F,F, V, F
	
	d.
	V,F,V, F, V
	
	e.
	F,F,V, V, V

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais