Buscar

POSTAGEM 2 PEOP.

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

LICENCIATURA EM LETRAS INGLÊS
PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE:OP)
POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2
PROJETO DE TRABALHO – APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR
GABRIELLA CASTRO GOMES 1756067
POLO CERES/GO
2017
PROJETO DE TRABALHO – APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR
Apresentação do trabalho à UNIP INTERATIVA referente ao curso de Licenciatura em Letras Inglês, relacionado à disciplina de cunho prático Prática de Ensino: Observação e projeto,
Polo Cres/GO
2017
Sumário
1 INTRODUÇÃO.....................................................................................................................4
2 OBJETIVOS..........................................................................................................................4
2.1 Objetivo geral.....................................................................................................................4
2.2 Objetivos específicos..........................................................................................................5
3 DESENVOLVIMENTO.......................................................................................................5
3.1 Revisão bibliográfica.........................................................................................................5
3.2 Procedimentos metodológicos...........................................................................................6
3.2.1 Ambiente e público alvo..................................................................................................6
3.2.2 Disciplinas, conteúdos e conceitos envolvidos ................................................................6
3.2.3 Proposta de ação e estratégias didáticas............................................................................7
3.2.4 Tempo de duração.............................................................................................................7
4 AVALIAÇÃO........................................................................................................................8
4.1 Resultados esperados.........................................................................................................8
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................................... 8
6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................................................9
1 INTRODUÇÃO 
O ser humano possui uma capacidade nata em convívio social, e também uma grande diversidade de gênero, etnias, idade, religião, etc. Neste contexto a arte tem um papel fundamental em fazer a pessoa se conhecer melhor, pois ela explora o íntimo de forma a fazer com que o indivíduo faça reflexões sobre diferentes temas, sendo assim muito importante para o respeito às diferenças. Ela consegue fazer com que a pessoa expanda sua forma de ver o mundo e a si próprio.
Também é muito importante uma formação ética e moral que tenha como base o respeito, aceitação e tolerância. Muitas vezes é importante que haja uma mudança de mentalidade para que seja possível evoluir como pessoa e ser um cidadão consciente de suas ações, que reflete na sociedade de forma direta.
A escola tem um papel fundamental na formação dos cidadãos, pois ela consegue transmitir valores em um ambiente de aprendizagem, com valores éticos e morais, para que o cidadão consiga conviver em harmonia com os demais, respeitando as diferenças de línguas, etnias, culturas e religiões. Dentro disso integramos as disciplinas de Artes, Língua Portuguesa e Educação Física.
Com esse intuito, que o projeto de aproveitamento pedagógico de um ambiente não escolar foi criado. O objetivo é de trabalhar com os alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II, da escola Estadual de Aplicação de Tempo Integral, o tema arte e suas reflexões, com foco na mudança de mentalidade, de forma a tornar os cidadãos em seres pensantes e tolerantes, tendo respeitos as diferentes línguas, culturas, gêneros, religiões....
A intenção é fazer o aluno observar as diferenças ao seu redor levando-o a refletir sobre a realidade de mundo.
2 OBJETIVOS
2.1 Objetivo geral
Proporcionar circunstâcias de aprendizado para que o aluno seja preparado a respeitar as diferenças entre língras, culturas, gêneros e religiões, através da arte.
2.2 Objetivos específicos
Compreender as origens do preconceito, respeitar as diferentes formas de expresão, apreciar as formas de arte, compreender as línguas, culturas e religiões e gênero.
3 DESENVOLVIMENTO
3.1 Revisão bibliográfica
A arte é uma ótima forma de conhecimento e reflexão, sendo ela capaz de levar a pessoa à compreenção de muitos fatos do cotidiano. Um trexo para aprender sobre o tema:
“A arte pode favorecer a formação da identidade e de uma nova cidadania de crianças e jovens que se educam nas escolas, contribuindo para a aquisição de competências culturais e sociais no mundo no qual estão inseridos. Talvez mais que em outras disciplinas, no ensino de Arte, os alunos são obrigados a entrar em contato consigo mesmos, quando, por exemplo, criam uma coreografia, realizam um jogo teatral, interpretam uma música ou apreciam um quadro. Isso não é nada menos do que formar a sua própria imagem de mundo, compreender a realidade.” (JUSAMARA, 2010, P 03)
No trexo acima fica claro a necessidade de conhecer a si mesmo, trazendo competências em diferentes questões e compreender a realidade, sendo assim respeitando as diferenças. Abaixo temos um trexo que demonstra o quanto a linguagem é essencial para a convivência social, ela possibilita que haja trocas de informações e a compreenção de novos conceitos.
 “A linguagem é o meio de adequação do indivíduo ao meio social. O aspecto essencial da linguagem é o de ser um sistema de comunicação não fechado em si mesmo em uma determinada situação social. Assim, não é somente um processo cognitivo, senão também faz parte um comportamento simbólico, uma atividade essencial e genuinamente social.” (NETO, 2012)
Segundo o filosofo Platão:
“Não eduques as crianças nas várias disciplinas recorrendo à força, mas como se fosse um jogo, para que também possas observar melhor qual a disposição natural de cada um.”
“O papel da escola é socializar o conhecimento seu dever é atuar na formação moral dos alunos, é essa soma de esforço que promove o pleno desenvolvimento  o individuo como cidadão. A escola é o lugar onde a criança deverá encontrar os meios de se prepara para realizar seus projetos de vida, a qualidade de ensino é, portanto, condição necessária tanto na sua formação intelectual quanto moral, sem formação de qualidade a criança poderá ver seus projetos frustrados no futuro.” (SANTOS E SERRANO)
O ambiente escolar é indispensável para a formação de todas as pessoas, com o papel de tentar formar seres pensantes, que tenham como base a moral e a ética. Sendo assim com a intenção de ter em sociedade pessoas tolerantes que respeitem ao próximo.
3.2.1 Ambientes e Público Alvo
A Escola Estadual de Aplicação de Tempo Integral localiza-se na Rua Serra Cana Brava, 501 ,bairro Mato Grosso em Iporá, Goiás. O ambiente não escolar escolhido foi o Lago Pôr do Sol, localizado no Jardim Novo Horizonte, é um ambiente público, onde acontece a realização de vários eventos, é um lago com várias áreas de lazer. O público alvo são os alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II.
3.2.2 Disciplinas, conteúdos e conceitos envolvidos 
O tema arte e suas reflexões envolve as disciplinas de:
Artes: observar as diferentes formas de expressão da arte, que podem ser danças, declamação de poemas e conhecer melhor a si próprio.
Língua Portuguesa: analisar as diferentes formas da fala e expressões linguísticas, que estão ligadas à vários fatores, um deles o meio social que se está inserido, e a forma que o artista quis representar na obra.
Educação Física: Estudar os movimentos utilizados pelos atores, e aprender
os alongamentos corporais.
3.2.3 Propostas de ação e estratégias didáticas
Parte 1: observar e analizar
Um semana antes professor levará o tema arte e suas reflexões para sala de aula, fazendo com que os alunos possam descutir o assunto, abordando os temas línguas, culturas, gêneros, religiões . Na data agendada com o grupo teatral os alugos assistirão à uma peça que abordará os temas. O Lago Pôr do Sol contará com uma estrutura de tendas montadas, o horário marcado é para às 9:00 horas da manhã.
Na disciplina Artes, os alunos aprenderão sobre reflexão cultural com a apresentação da peça teatral.
Em Língua Portuguesa terão que identificar a origem linguística da fala dos atores, e o porque das variações da línguas.
E pra finalizar em Educação física irão analizar as expressões corporais e os alongamentos feitos pelos atores antes de entrarem em cena.
Parte 2: Pesquisa e apresentação 
O trabalho de pesquisa será feita em casa, os alunos serão divididos em grupos. E terão que apresentar todo o conteúdo discutido em sala de aula e apresentado pelo grupo teatral, mas trazendo uma abordagem que agregue diferentes formas de pensamentos. Na apresentação poderão encenar uma peça, declamar poemas, ou exibir algum trexo artístíco.
3.2.4 Tempo de duração
O desenvolvimento do projeto será em três semanas.
1ª Semana: abordagem do tema arte e suas reflexões abordando línguas, culturas, gêneros e religiões em sala de aula.
2ª Semana: assistir a peça teatral no Lago Pôr do Sol.
 3ª Semana: pesquisa e apresentação, os alunos terão que pesquisar e elaborar a apresentação.
4 AVALIAÇÃO
A avaliação será do efeito provocado nos alunos em relação aos temas abordados, afim de conseguir uma compreenção respeitosa em sociedade. Com a peça teatral faz-se refletir sobre onde possivelmente surge as intolerâncias.
4.1 Resultados esperados
Apresentações artistícas que demonstre respeito e compreenção às diversidades expostas. Danças, peças teatrais, declamação de poemas, entre outos.
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS
A proposta do projeto de aproveitamento pedagógico em um ambiente não escolar proporciona um vivência de situações reias expostas por meio da arte. Com o envolvimento de três disciplinas, Língua Portuguesa, Educação Física e Artes, durantes as partes do projeto o aluno será levado a refletir espontâneamente. A apresentação da peça teatral no Lago Pôr do Sol contibuirá para a formação pessoal do aluno para possíveis escolhas éticas e morais, esperando assim uma sociedade mais harmonioza.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.
SANTA MARIA, Ensino Fundamental II. Disciplinas. Disponível em: http://www.santamaria.pucminas.br/ensino_fundamental_2/Paginas/disciplinas.aspx Acesso em: 25/07/2017.
SOUZA, Jusamara. Arte no Ensio Fundamental. Portal Mec. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7171-3-7-artes-jussamara&category_slug=dezembro-2010-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 25/07/2017.
Ivan Romero Rivera , Maria Alayde Mendonça da Silva , Renata D’Andrada Tenório Almeida Silva , Bruno Almeida Viana de Oliveira , Antonio Carlos Camargo Carvalho, Universidade Federal de Alagoas - Faculdade de Medicina1 , Maceió, AL, Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina2 , São Paulo, SP – Brasil, Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/abc/v95n2/aop06310. Acesso em 25/07/2017.
NETO, ELOI, A linguagem : instrumento de comunicação, valorização e respeito no convívio das diferentes culturas. Disponível em: em: http://www.recantodasletras.com.br/artigos/3445515. Acesso em: 25/07/2017.
GENI SERRANO DOS SANTOS, OLIVIA SERRANO, O papel da escola na formação do cidadão. Disponível em: http://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/o-papel-escola-na-formacao-cidadao.htm. Acesso em: 25/07/2017.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais