Buscar

Fichamento Cadeia de suprimentos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

�
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL
Fichamento de Estudo de Caso 
Keyla Magna dos Santos Nascimento
Trabalho da disciplina Cadeia de Suprimentos Tutor: Prof. Roberto Tarantino
Fortaleza/CE 
2017
Estudo de Caso :
CADEIA DE SUPRIMENTOS
Ford Motor Company - Estratégia de Cadeia de Suprimentos
REFERÊNCIA: AUSTIN, Robert. Ford Motor Company – Estratégia de Cadeia de Suprimentos. Havard Business School, 607- P03, Rev: 21 e dezembro de 2001
 O estudo de caso baseia-se em analisar o modelo de gestão da Dell e se este pode ser utilizado na Ford, visto que a mesma passava por um momento de dificuldades no mercado, onde seus gastos com funcionários eram enorme.
	A Ford observava o sucesso da Dell, onde a mesma utilizava muito a tecnologia da informação para estruturar seus processos internos, porém a Ford sempre se questionava: Será que os mesmos métodos que a Dell utilizou renderiam bons resultados para a Ford? 
 Desde os anos 70 a indústria automobilística havia se tornado muito mais competitiva, pois as montadoras americanas viam o mercado sendo atacado pelas montadoras estrangeiras, tais como a Toyota e a Honda. Apesar dos diferentes níveis de presença geográficas das montadoras, já começava ali uma batalha pela chamada vantagem competitiva, onde o foco melhor qualidade e entrega mais rápida, ou seja, redução dos tempos de ciclos.
 Surgiu um novo foco da Ford, com isso a principal ferramenta para conseguir obter resultados era o uso de tecnologia, que ajudaria superar as restrições globais sobre o fluxo de informações. Acreditava-se que com a TI a área da cadeia de suprimento poderia ser utilizada para melhorar de forma significativa o fluxo de materiais e reduzir estoques.
 Na medida em que a Ford se desenvolvia, juntamente com ela a internet se desenvolvia, assim criando mais possibilidades de processos para reengenharia entre a empresa. Para que fosse possível a minimização dos processos internos da empresa e a economia de tempo, era de extrema importância a parceria com a tecnologia da informação.
 A Ford tornou sua expertise disponível para auxiliar os fornecedores na melhoria de suas operações através de uma gama de técnicas, como Just-in-Time (JIT), Gerência de Qualidade Total (TQM – Total Quality Management). A Ford criou relações mais próximas e duradouras com seus fornecedores, a Ford esperava reduções anuais de preços de seus fornecedores. Apesar dos mesmos terem possuírem capacitação de TI bastante desenvolvida (vários interagiam com a Ford através de ligações de Troca Eletrônica de Dados - EDI), eles não tinham a capacidade de investir em novas tecnologias no mesmo ritmo da Ford. 
 
 
 A Ford 2000 produziu cinco projetos relevantes de reengenharia, abrangendo toda a companhia. Um destes era o Sistema de Produção Ford (FPS) O FPS era um sistema integrado visando tornar as operações da Ford mais enxutas, com maior capacidade de respostas e mais eficientes. Focava em atributos-chave do processo produtivo, aspirando nivelar a produção e partir para um sistema puxado pela demanda, com produção sincronizada, fluxo contínuo e estabilidade em todo o processo
 O propósito do projeto OTD era o de reduzir para 15 dias o tempo entre o pedido de um cliente e a entrega do produto acabado, ou seja, uma redução significativa perante o atual desempenho de 45 a 65 dias, um ciclo operacional bem menor e conseqüentemente um retorno financeiro mais rápido do cliente. 
 A Ford acreditava que a FRN seria uma oportunidade para se aumentar os negócios não só de veículos novos e usados, mas também de peças e serviços. A integração virtual exigia mudanças em operações fundamentais; processos antes empurrados (mais longos lentos e relativamente mal planejados) por puxados (onde a demanda orienta a produção reduzindo estoques e tempo de produção). 
 A entidade Ford criou a rede varejo, onde a mesma tinha dois objetivos principais: 1) ser um campo de prova para melhores práticas de distribuição no varejo e transmitir estas práticas à rede de revendedores e 2) criar um canal alternativo de distribuição para competir com as novas redes de revenda de capital aberto, como a AutoNation.
 Percebe-se que a Ford tinha muito procedimento interno que era desnecessário, demandava um grande quadro de funcionários, onde refletia um alto custo com folha de pagamento, além da demora entre a compra de suprimentos até o produto final. Com a ajuda da tecnologia a Ford conseguiu redesenhar seus processos, diminuir a quantidade de funcionários, reduzir tempo e dinheiro.
Local: Biblioteca da Disciplina
	
�

Outros materiais