Buscar

Aulas nutricao 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AULA 1
QUESTAO 1
O hábito alimentar das pessoas é formado por diversos fatores. Ele determina o que será consumido pelo indivíduo, influenciando positivamente ou negativamente sua saúde. Assinale a alternativa que inclui fatores que influenciam as escolhas alimentares:
Resposta correta: Praticidade, condição socioeconômica, associações positivas ou negativas, interação social, preferência, religião.
Question 2
Em nossa alimentação, temos diversos tipos de alimentos que são classificados de diferentes formas. Uma das classificações é segundo a origem do alimento: vegetal ou animal, por exemplo. Além disso, temos a classificação nutricional dos alimentos, dependendo das funções exercidas em nosso corpo. Assinale a alternativa correta em relação à classificação dos alimentos e sua função em nosso corpo:	
Resposta correta: Reguladores: fornecem vitaminas e minerais; construtores: formam músculos e tecidos; e energéticos: fornecem energia para nossas atividades.
Question 3
Temos em nosso país um guia alimentar representado por uma pirâmide, conforme a figura a seguir:
Sobre as recomendações nutricionais desse guia em relação às porções que devem consumidas, podemos afirmar que:	
Resposta correta: Devemos consumir 3 porções de leite e laticínios por dia, de preferência com baixo teor de gordura.
Question 4
O guia alimentar brasileiro é uma ferramenta importante de educação nutricional, que orienta como a alimentação da população deve ser durante o dia todo para a manutenção da saúde. Ele delimita
quantas porções devem ser ingeridas durante o dia de cada classe de alimento. Em relação a essas porções, assinale a alternativa correta:
Resposta correta: Uma porção de carboidratos deve ter 150 calorias, o que corresponde a 4 colheres de sopa de arroz ou a uma unidade de pão francês.
Question 5
O Ministério da Saúde desenvolveu uma publicação chamada Guia alimentar da população brasileira. Nessa publicação, são descritas as diretrizes por meio das quais os profissionais da saúde devem orientar a população para uma alimentação equilibrada, evitando, assim, o aparecimento de doenças. Assinale a alternativa que não representa uma orientação do guia:	
Resposta Correta: Devemos consumir 2 litros de líquidos por dia, independentemente de ser água, chá ou sucos naturais.
Question 6
O Ministério da Saúde publicou um documento a respeito da alimentação de crianças, chamado Dez passos para uma alimentação saudável: Guia Alimentar para Crianças Menores de 2 anos. Nele, temos diretrizes sobre a alimentação equilibrada para 
Resposta Correta: A introdução precoce de papinhas e o desmame precoce podem aumentar o risco do desenvolvimento de anemia.
aULA 2
questao 1 Leia o texto a seguir:
Ingerir proteína é fundamental para manter o corpo funcionando, mas é preciso muito cuidado com o excesso [...] esse excesso pode sobrecarregar o rim, entupir artérias e até mesmo prejudicar o coração, como alertou o endocrinologista Alfredo Halpern no Bem Estar desta quarta-feira (3).
De acordo com o médico, uma
alimentação rica em proteína realmente ajuda a emagrecer em um curto prazo de tempo, principalmente porque faz a pessoa perder muita água. Mas em longo prazo, traz resultados ruins porque a falta de outros elementos, como o carboidrato, pode provocar também falta de energia e fraqueza e até favorecer o ganho de peso, caso a pessoa abandone a dieta.
Resposta correta: O excesso de consumo de proteína é prejudicial, pois, juntamente às carnes, consumimos muita gordura saturada.
questao 2
Analise o quadro a seguir e assinale a alternativa correta:
Resposta correta: O espinafre é um alimento com fibras que também possui minerais como ferro.
questao 3
(Adaptada Enade 2010) A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) tem como parte de seus propósitos a prevenção e o controle das deficiências nutricionais, entre as quais a anemia ferropriva. Tendo em vista sua alta incidência, especialmente entre crianças menores de dois anos e gestantes, tornou-se obrigatória, no Brasil, desde 2002, a fortificação das farinhas de trigo e milho, que são alimentos de baixo custo e de consumo frequente pela população. Neste contexto, a fortificação de alimentos é uma ação política de segurança alimentar. Visando atender aos propósitos da PNAN e avaliar a política de fortificação, é necessário que, nos diversos níveis do sistema de saúde, seja contínuo o monitoramento dos teores de ferro nos alimentos fortificados e a prevalência de anemia ferropriva na população. Tendo isso em vista, assinale a alternativa incorreta:
RESPOSTA CORRETA
Resposta correta: O ferro é um mineral envolvido no transporte de glicose pelo sangue.
questao 4
(Adaptada do ENADE 2004) Atualmente, após a análise de diversos estudos epidemiológicos, sabe-se que o HDL é considerado um preditor para eventos cardiovasculares, comparado à fração LDL-Colesterol. O tipo de ácidos graxos da dieta pode influenciar a concentração plasmática de HDL. Desta forma, podemos afirmar que:
RESPOSTA CORRETAResposta correta: Os ácidos graxos trans aumentam as concentrações de LDL colesterol.
questao5
As ingestões dietéticas de nutrientes são regulamentadas por documentos chamados de Ingestão Dietética de Referência (IDR). Elas foram desenvolvidas para serem utilizadas no planejamento e na avaliação de dietas de populações saudáveis. Nesta IDR, temos também limites máximos a serem consumidos de nutrientes, por exemplo: a ingestão diária máxima de vitamina C para adultos deve ser de 2000 mg. Com relação aos micronutrientes, assinale a alternativa incorreta:
Resposta Correta: O consumo de sódio pela população brasileira é excessivo, mas esse consumo não causa efeito maléfico à saúde do consumidor.
quesatAO 6
Leite, peixe, queijos e luz solar são exemplos de formas de obtenção de qual vitamina?
Escolher uma resposta.
a. Vitamina D. Correto
AULA 3
QUESTAO 1
Notas: 1
Observe a figura, a seguir, em relação ao Índice de Massa Corporal (IMC):
Resposta correta: O cálculo do IMC é um parâmetro para avaliação nutricional subjetivo, pois não leva em consideração a
composição corporal dos pacientes.
QUESTAO 2
Uma enfermeira realizou as avaliações iniciais de um paciente que acabou de ser internado em sua ala. Quando se dirigiu ao paciente, ela percebeu que a paciente apresentava os seguintes sinais físicos: petéquias (manchas vermelhas na pele), gengiva que sangrava com facilidade, muitos hematomas na pele e pelos encravados. Esse paciente pode estar com deficiência de qual nutriente?
Resposta correta: Vitamina C.
QUESTAO 3
Resposta correta: Subescapular, suprailíaca, tríceps e bíceps.
QUESTAO 4
Notas: 1
Avalie o paciente a seguir pela triagem nutricional NSR 2002:
Paciente P.I.F., 45 anos, mulher, peso de 60 kg, 1,65 m de altura, está com diagnóstico de úlcera estomacal e relata ter perdido 3 kg nos últimos 3 meses pela diminuição da alimentação após o diagnóstico. A paciente permanece internada para medicação para tratamento de sua dor, apresentando um estado clínico estável, porém ainda com muita dor. A paciente está aceitando 80% da dieta fornecida pelo hospital.
Assinale a alternativa correta em relação à conclusão da avaliação dessa paciente:
RESPOSTA CORRETA A PACIENTE TEM UMA PNTUAÇÃO DE 2 PONTOS ..... SEMANALMENTE
QUESTAO5
Paciente R.T.B., homem, 69 anos, 1,70 m de altura, 60 kg, diabético e hipertenso, foi internado por causa de uma fratura de quadril após uma queda da própria altura. O paciente deverá passar por uma cirurgia para colocar pinos metálicos para a correta calcificação do osso. Como deve ser a avaliação do estado nutricional desse
paciente?
Resposta Correta: A MAN é a triagem nutricional mais recomendada para esse paciente por causa de sua idade.
QUESTAO 6 ERREI
AULA 4
QUESTAO 1
Observe a figura a seguir e assinale a qual tipo de dieta ela pertence:
Resposta correta: Dieta pastosa.
QUESTAO 2As dietas hospitalares podem ser modificadas em sua consistência, resíduos, quantidade de proteínas e até mesmo temperatura.
Em relação a esta última característica, assinale a alternativa incorreta:
Resposta correta: A temperatura quente tende a retardar a saciedade dos pacientes.
QUESTAO 3A dieta sem resíduos é oferecida a pacientes que precisam ter uma digestão mais acelerada da alimentação e que não resulte em grande formação de fezes em seu intestino. Pode ser utilizada em pré e pós-operatório de cirurgias.
Assinale a alternativa referente a alimentos excluídos da dieta sem resíduos:Resposta correta: Leite e cereais integrais.
QUESTAO 4Um paciente foi internado em sua ala hospitalar com diagnóstico de hipertensão e dislipidemia. Foi enviada pelo setor de nutrição uma dieta especial para atender a essas doenças. Essa dieta deve ter as seguintes características:
Resposta correta: Deve ter leite e derivados desnatados, carnes magras, redução ou isenção de sal, grande quantidade de ervas para melhorar o sabor do alimento.
QUESTAO 5 Observe a figura a seguir:
RESPOSTA CORRETAResposta Correta: Gastronomia hospitalar.
QUESTAO6Observe o cardápio, a seguir, de uma paciente internada em sua ala hospitalar:Resposta Correta: Dieta líquida.
Visualizar como multi-páginas

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes