Buscar

1º QUESTIONÁRIO DE MATERIAIS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO I
1- Qual a função de um Caderno de Especificações Técnicas em um projeto de engenharia?
Além de plantas e cálculos, visa fornecer as propriedades mínimas que um material deve possuir, como apresentar a técnica que será empregada na construção. Ao especificar esses materiais devemos observar maior exatidão possível, definindo todos os elementos que podem variar; citar os dados técnicos do material desejado; consultar os dados técnicos dos materiais que estão sendo especificados. 
2- De que forma a Normalização pode contribuir nos projetos de engenharia?
Tem a finalidade de regulamentar a qualidade da classificação, a produção e o emprego de diversos materiais entre outros. Elas contribuíram para evitar variações de dimensões, características químicas, físicas e mecânicas, procedimentos de execução, etc.
3- Em que dispositivos se baseiam os projetistas para elaboração do Caderno de Especificações Técnicas?
São baseados nas normas da ABNT.
4- O que são os aglomerantes, quais os seus tipos e aplicações na Construção Civil?
Os aglomerantes são produtos capazes de causar aderências nos materiais. Podem ser quimicamente inertes pozolânicos (argilas, betumes) ou quimicamente ativos (cimento Portland). São utilizados em argamassas, na obtenção de argamassas, concretos, na presença ou não de cimento para assentamento de tijolos ou para revestimentos, na forma da própria pasta e também na confecção de natas.
5- Como podemos classificar os aglomerantes segundo seu processo de endurecimento?
Podem ser quimicamente inertes, quando endurecem por simples secagem (argilas, betumes), ou quimicamente ativos, que endurecem devido a reação química (cimento Portland).
Aéreos (reage com o gás carbônico em meio com água) ex.: cal hidráulica ou hidráulico (reage com a água) ex.: cimento e gesso.
6- A utilização de aglomerantes com adição visa modificar seu comportamento, conferindo alguma característica diferenciadas de suas características originais. Cite ao menos três exemplos de aditivos usados em argamassas e concretos e suas aplicações.
Aditivo retardador de pega – usado quando o local da concretagem é distante da usina de concreto. Aditivo acelerador de pega – usado para acelerar a pega de argamassa lançada em local sujeito a solicitação mecânica ou contato com água; ex.: argamassa projetada sobre túnel com uso de tela metálica ou encosta íngreme de solo resistente e desprotegido (sujeita a erosão pela água). Aditivo impermeabilizante de massa – confere uma camada impermeável à argamassa evitando a perda de água para o substrato (o bloco por absorção) ou meio ambiente (evaporação)
7- Cite como é o processo de obtenção do aglomerante cal.
Produzido a partir do carbonato de cálcio, resultante da calcinação de pedras calcárias, a uma temperatura inferior à do início de sua fusão.
8- O que difere a cal hidráulica do Cimento Portland no seu processo de endurecimento na interação com o gás carbônico do ar?
A reação da cal hidráulica dá-se a carbonatação da cal extinta ou hidráulica, reage com o gás carbônico do ar na presença de água. 
9- Podemos dizer que um emboço de uma obra de restauro feito de cal e areia deve possuir certa permeabilidade (porosidade) para a entrada de ar. Justifique a sentença acima.
É necessário que o emboço tenha apresentem certa permeabilidade para entrada do ar, para que a haja a facilidade de evaporação da agua livre presente nos poros do material. 
10- Em argamassas de cimento e areia utilizadas em emboços o recomendável é que essa porosidade seja reduzida. A adição de cal diminui essa porosidade e também retém água. Justifique a sentença acima.
11- Defina pega de um aglomerante, dando ênfase para o significado do início e do fim da pega e a importância dela.
Pega é definida como sendo o tempo de início do endurecimento. A pega se dá, quando a pasta começa a perder sua plasticidade. O fim de Pega se dá quando a pasta se solidifica totalmente, não significando, no entanto, que ela tenha adquirido toda a sua resistência, o que só será conseguido após anos. 
13- O endurecimento do gesso estuque e gesso de paris ocorrer entre 3 e 18 minutos, portanto a adição de gesso em um concreto inviabilizaria o seu lançamento, concreto bombeado, por exemplo, e o seu adensamento. Justifique a sentença acima.
O uso de gesso iria endurecer o concreto antes que o mesmo possa ser transportado por dentro da tubulação de bombeamento ele endureceria obstruindo a tubulação. Não haveria tempo para lança-lo muito menos adensa-lo. 
14- Um concreto com uma boa distribuição granulométrica tende a ter melhor trabalhabilidade e menor retração após a cura pois a segregação de finos e a exudação da água principalmente durante e após o adensamento é diminuída. Justifique a sentença acima.
Uma distribuição de tamanho de partículas conveniente irá diminuir a segregação. A tendência seria a brita se depositar no fundo (maior volume e menor superfície específica), seguida pela areia grossa, areia fina e por último cimento e água. Uma conveniente distribuição não permitirá que a água migre para cima levando com ela o cimento pois a areia fina iria diminuir a permeabilidade e reté-la. Para que a areia fina não migre também precisa da areia grossa.
15- Um servente de pedreiro prepara um traço de argamassa de emboço às 9:00hs da manhã. O pedreiro somente irá utilizar esse material às 11:00 e quando vai fazê-lo percebe que a argamassa perdeu trabalhabilidade e adiciona água à argamassa. Por que este procedimento não é recomendado. Justifique sua resposta.
Muda o traço da argamassa (maior quantidade de água para o cimento e areia que são cosntantes) tornando-a mais porosa pelo uso de maior quantidade de água e mais suscetível a ataque pela água e sulfatos, fungos, chuva ácida, micro-organismos, etc.
16- O uso de solo argiloso de cor preta rico em húmus embora confira trabalhabilidade a argamassas traz um grave inconveniente na sua interação com o cimento. Explique qual é este inconveniente e justifique sua resposta propondo produtos alternativos que confiram trabalhabilidade à argamassas de emboço.
O húmus presente na terra preta com alta capacidade de troca catiônica CTC absorve muitos íons cálcio que estão em solução na argamassa de Ca(OH)2 .Esses íons terminam por fazer falta para a argamassa na formação do C-S-H principalamente além de introduzir microorganismos na argamassa. Já o solo argiloso clarofilito tem baixa CTC proporcionada pela caulinita presente e não “rouba” cálcio da solução proporcionando trabalhabilidade.
17- A formação de capilares em um concreto aumenta quanto mais próximo da superfície externa deste. Como os capilares interferem nas propriedades do concreto na superfície do concreto e na armadura em um ambiente próximo do mar. Quais procedimentos podem ser adotados para diminuir a densidade de capilares em um concreto e/ou tratar a sua superfície?
Os capilares em excesso fornecem depois de seca a água um caminho para o ataque de sulfatos e outros íons na proximidade de praia trazidos pela maresia. Para diminuir sua densidade utiliza-se microagregados como microsilica, cinza volante, cinza de bagaço de cana ou cinza de casca de arroz além de possuir um fator água/cimento de 0,3 e até mesmo 0,25 que somente o uso de plastificante possibilita para manter a necessária trabalhabilidade que permita adensamento e correto recobrimento da armadura. Outro mecanismo adotado é o uso de impermeabilizante selador que vede os pors deixados por esses capilares mas exige manutenção periódica.
18- Um engenheiro utilizou micro agregados como microsílica, cinza de casca de arroz, cinza de cana de açúcar e metacaulinita para alterar as propriedades da interface pasta agregado e densificar a matriz de um concreto. Explique a sentença acima.
Os microconstituintes como microsilica, cinzas e metacaulinita densificam a interface pasta/agregado aumentando a resistência da mesma e aumentando assim também por conseguinte a resistência do
concreto pois seria na interfase matriz agregado que a fissura teria maior probabilidade de avançar por ser o local menos resistente.
19- Um engenheiro dosou uma argamassa utilizando micro agregados como microsílica, cinza de casca de arroz, cinza de bagaço de cana e metacaulinita além de areia fina e cimento. Um concreto com os mesmos constituintes, porém com brita 0 e brita 1 espera-se que possua uma resistência maior ou menor? Considere a mesma dosagem normalizada e o mesmo fator água/cimento. Justifique sua resposta.
Os microconstituintes como microsilica, cinzas e metacaulinita densificam a interface pasta/agregado aumentando a resistência da mesma e aumentando assim também por conseguinte a resistência do concreto pois seria na interfase matriz agregado que a fissura teria maior probabilidade de avançar por ser o local menos resistente agora aumentando sua resistência e usando plastificante e diminuindo o fator água/cimento de 0,6 para 0,3 por exemplo saltaria de um fck (resitência característica) de 25Mpa para 100 ou até 150Mpa.
20- A utilização ou não de aditivos, agentes impermeabilizantes de massa ou de superfície, para argamassas e concretos confere que variação propriedades em termos de resistência à compressão.
Maiores resistências característica também de 25Mpa para 100 ou até 150Mpa. O agente impermealizante permite menor perda de água no concreto ou argamassa e maior formação de CSH gerando maiores resitências e menores fissurações de lajes por exemplo.
21- Uma cal hidráulica após hidratada na obra e aplicada como emboço em superfície cerâmica e se contiver em seu interior bolotas de cal sem hidratar. Isto pode ser indiferente ou deletério para o revestimento de parede aplicado.
Pode ser deletério pois a bolota de cal pode hidratar posteriormente rachando o emboço e revestimento.
22- Uma parede dependendo do acabamento a ser utilizado, porcelanato ou pintura PVA, pode ser realizada apenas com emboço paulista ou então emboço paulista e reboco. Pesquise e justifique a sentença acima.
O emboço paulista apenas deixa a superfície irregular e porosa ideal para a aplicação de cerâmica ou porcelanato já a superfície com amboço e reboco (usa areia peneirada e colher de pedreiro na aplicação) apresenta-se lisa e ideal para receber massa acrílica (exteriores) ou corrida (interiores)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais