Buscar

Trabalho de Civil Família - Idosos - FEEVALE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Alunas: Aretusa, Carine, Morgani e Shaiane
CURSO DE DIREITO - DIREITO CIVIL - FAMÍLIA
ESTATUTO DO IDOSO
 
O Estatuto do idoso foi sancionado em outubro de 2003;
é considerada idosa a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos.
DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS:
à liberdade, ao respeito e à dignidade (art. 10 );
à alimentação (art.11 ao 14);
à saúde (art. 15 ao 19);
à educação, cultura, esporte e lazer (art. 20 ao 25);
à profissionalização e ao trabalho (art. 26 ao 28);
à previdência social (art. 29 ao 32);
à assistência social (art.33 ao 36);
à habitação (art. 37 e 38);
ao transporte (art. 39 ao 42). 
ESTATUTO DO IDOSO
MEDIDAS DE PROTEÇÃO AO IDOSO
ESTATUTO DO IDOSO
ESTATUTO DO IDOSO
As medidas de proteção ao idoso são aplicáveis sempre que os direitos do mesmo forem ameaçados ou violados,seja por ação ou omissão da sociedade ou do Estado, falta ou abuso por parte da família,do curador ou entidade de atendimento.
MEDIDAS ESPECIFICAS DE PROTEÇÃO
ESTATUTO DO IDOSO
As medidas previstas nessa Lei poderão ser aplicadas, isolada ou cumulativamente, para bem estar do idoso e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.
Quando necessário, o Ministério Público ou Poder Judiciário poderá determinar :
Encaminhamento á família ou curador, mediante termo de responsabilidade; orientação, apoio, ou acompanhamento temporários; tratamentos de saúde, em regime ambulatorial, domiciliar ou hospitalar ; inclusão em programas de tratamento de drogas (lícitas ou ilícitas),ao próprio idoso ou a familiar de sua convivência; abrigo permanente ou temporário em entidades.
ESTATUTO DO IDOSO
POLÍTICAS DE ATENDIMENTO AO IDOSO
ESTATUTO DO IDOSO
A política de atendimento ao idoso realizar-se á por meio do conjunto articulado de ações governamentais e não governamentais da União, Estados, Distrito Federal e Municípios. São políticas de atendimento os programas sociais que atuam na prevenção e atendimento aos que necessitarem.
ENTIDADES E SUA FISCALIZAÇÃO
ESTATUTO DO IDOSO
As entidades que prestam atendimento ao idoso, são responsáveis pela manutenção das próprias unidades, devendo garantir o bem estar dos idosos que lá convivem, prezando pelos seus direitos, e suprindo suas necessidades. As mesmas devem ser fiscalizadas pelo Ministério Público, Vigilância Sanitária e Conselhos do Idoso, estando sujeitas a penalidades e multas, em caso de descumprimento da Lei.
ESTATUTO DO IDOSO
DO ACESSO À JUSTIÇA
Art. 70 – O poder público poderá criar varas de atendimento preferencial do idoso.
Toda pessoa idosa tem direito a atendimento preferencial, imediato e individualizado junto á órgãos públicos e privados prestadores de serviços á população.
Art. 71 - § 2 – A prioridade não cessará com a morte do beneficiado, estendendo-se em favor do cônjuge supérstite , companheiro ou companheira , com união estável , maior de sessenta anos. 
Para o atendimento prioritário será garantido ao idoso fácil acesso aos assentos e caixas, identificados com a destinação a idosos e fácil acesso. 
DO MINISTÉRIO PÚBLICO 
ESTATUTO DO IDOSO
Art. 75. Nos processos e procedimentos em que não for parte, atuará obrigatoriamente o Ministério Público na defesa dos direitos e interesses de que cuida esta Lei, hipóteses em que terá vista dos autos depois das partes, podendo juntar documentos, requerer diligências e produção de outras provas, usando os recursos cabíveis.
Com o transcorrer do tempo o ser humano passa a apresentar limitações físicas, não dispondo mais do mesmo animo e disposição para enfrentar o cotidiano , necessitando assim , de mais atenção e cuidados especiais. Esta circunstância torna o idoso uma pessoa frágil, necessitando assim de atenção especial para preservar seus direitos. 
O Ministério atua na defesa do idoso, contra crimes cometidos contra os mesmos.
Inquérito civil e Ação civil pública para a proteção de direitos difusos e coletivos , exigências de efetivação de politicas publicas. 
Art. 77. A falta de intervenção do Ministério Público acarreta a nulidade do feito , que será declarada de oficio pelo juiz ou a requerimento de qualquer interessado. 
DA PROTEÇÃO JUDICIAL DOS INTERESSES DIFUSOS, COLETIVOS E INDIVIDUAIS INDISPONÍVEIS OU HOMOGÊNEOS 
ESTATUTO DO IDOSO
Art. 79. Regem-se pelas disposições desta Lei as ações de responsabilidade por ofensa aos direitos assegurados ao idoso, referentes à omissão ou ao oferecimento insatisfatório de:
I - acesso às ações e serviços de saúde;
II - atendimento especializado ao idoso portador
de deficiência ou com limitação incapacitante;
III - atendimento especializado ao idoso portador de doença infecto-contagiosa;
IV - serviço de assistência social visando ao amparo do idoso.
Parágrafo único. As hipóteses previstas neste artigo não excluem da proteção judicial outros interesses difusos, coletivos, individuais indisponíveis ou homogêneos, próprios do idoso, protegidos em lei.
DOS CRIMES
Disposições Gerais Art. 93 e Art. 94.
Dos Crimes em Espécie – Art. 95 á 108.
Os crimes definidos nesta Lei são de ação penal pública incondicionada, não se lhes aplicando os Arts. 181 e 182 do Código Penal.
ESTATUTO DO IDOSO
ESTATUTO DO IDOSO
PENAS APLICÁVEIS AO AGENTE
Pena mínima de 6 meses de reclusão/detenção e multa. A pena poderá aumentar em 1/3 se a vítima se encontrar sob os cuidados ou responsabilidade do agente. § 2.º Art. 96. Estatuto do Idoso.
Disposições Finas e Transitórias
Art. 109 á 118 do Estatuto do Idoso
ESTATUTO DO IDOSO
Art. 109. Impedir ou embaraçar ato do representante do Ministério Público ou de qualquer outro agente fiscalizador:
Pena – reclusão de 6 (seis) meses a 1 (um) ano e multa.
Art. 115. O Orçamento da Seguridade Social destinará ao Fundo Nacional de Assistência Social, até que o Fundo Nacional do Idoso seja criado, os recursos necessários, em cada exercício financeiro, para aplicação em programas e ações relativos ao idoso.
Art. 117. O Poder Executivo encaminhará ao Congresso Nacional projeto de lei revendo os critérios de concessão do Benefício de Prestação Continuada previsto na Lei Orgânica da Assistência Social, de forma a garantir que o acesso ao direito seja condizente com o estágio de desenvolvimento sócio-econômico alcançado pelo País.
ESTATUTO DO IDOSO

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais