Buscar

Ministério Público

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Ministério Público
– De acordo com o art. 127, caput, da CF / 88, o Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.
– Organização do Ministério Público da União e Estadual
Ministério Público da União
- Ministério Público Federal
- Ministério Público do Trabalho
- Ministério Público Militar
- Ministério Público do Distrito Federal e Territórios
Ministério Público Estadual
1.2.1 – Ministério Público Eleitoral: Não tem estrutura própria e a sua composição, sendo formada por membros do Ministério Público Estadual
1.2.2 – Chefe do Ministério Público: O Ministério Público da União tem por chefe o Procurador Geral da República, nomeado pelo Presidente da República dentre integrantes da carreira, maiores de 35 anos após a aprovação de seu nome pela maioria absoluta dos membros do Senado Federal, para um mandato de 2 anos, permitida mais de uma recondução, sem qualquer limite (art. 128 - § 1º). No entanto, para cada nova recondução o procedimento e os requisitos deverão ser observados, já que a recondução é uma nova nomeação.
1.2.3 – Princípios institucionais: O art. 127, § 1º da CF / 88 prevê como princípios institucionais do Ministério Público - a unidade, a indivisibilidade e a independência funcional.
- Unidade: Sob a égide de um só chefe, Ministério Público deve ser visto como uma instituição única, sendo a divisão existente meramente funcional.
- Indivisibilidade: Corolário do princípio da unidade, em verdadeira relação de logicidade, é possível que um membro do Ministério Público substitua outro, dentro da mesma função, sem que com isso, exista qualquer implicação prática.
- Independência funcional: Trata-se de autonomia de convicção, na medida em que os membros do Ministério Público não se submetem a qualquer poder hierárquico no exercício de seu mister, podendo agir, no processo da maneira que achar melhor.
1.2.4 – Princípio do Promotor natural: Além de seu órgão independente e pré-constituído, o acusado também tem o direito constitucional de ser julgado por um órgão independente do Estado, vedando-se por consequência, a designação, inclusive de promotores ad hoc.
1.2.5 – Garantias do Ministério Público:
1.2.5.1 – Autonomia funcional: Inerente à Instituição como um todo e abrangendo todos os órgãos do Ministério Público, está prevista no art. 127 - § 2º, da CF / 88, no sentido de que, ao cumprir o seus deveres institucionais, o membro do Ministério Público não se submeterá a nenhum outro.
1.2.5.2 – Autonomia administrativa: Prevista no art. 127 - § 2º, a autonomia administrativa consiste na capacidade de direção de si próprio, autogestão, autoadministração, um governo de si.
1.2.5.3 – Autonomia financeira: Prevista no art. 127 - § 3º, ao Ministério Público assegurou-se a capacidade de elaborar sua proposta orçamentária dentro dos limites estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias, podendo autonomamente, administrar os recursos que lhe forem destinados.
1.2.6 – Garantias dos membros do Ministério Público:
1.2.6.1 – Vitaliciedade: Adquire-se a vitaliciedade após a transcorrência do probatório, ou seja, 2 anos de efetivo exercício do cargo, tendo sido admitido na carreira, mediante aprovação em concurso de provas e títulos.
1.2.6.2 – Inamovibilidade: O membro do Ministério Público não poderá ser removido ou promovido unilateralmente, sem a sua autorização ou solicitação. Excepcionalmente, contudo, por motivo de interesse público, mediante decisão do órgão colegiado competente do Ministério Público, por voto da maioria absoluta.
1.2.6.3 – Irredutibilidade de subsídios: É assegurado ao membro do Ministério Público a garantia da irredutibilidade de subsídio, fixado na forma do art. 39 - § 4º e ressalvado o disposto nos art. 37 – X e XI, e art. 150 – II.
1.2.7 – Impedimentos imputados aos membros do Ministério Público
 De acordo com os art. 128 - § 5º, II; 128 - § 6º e 129 – IV os membros dos Ministério Público não poderão:
- Receber, a qualquer título e sob qualquer pretexto, honorários, percentagens ou custas processuais;
- Exercer a advocacia;
- Participar de sociedade comercial, na forma da lei,
- Exercer ainda que em disponibilidade, qualquer outra função pública salvo uma de magistério;
- Exercer atividade política partidária, sem qualquer exceção;
- Receber, a qualquer título ou pretexto, auxílios ou contribuições de pessoas físicas, entidades públicas ou privadas, ressalvadas as exceções prevista em lei;
- Exercer a advocacia no juízo ou tribunal do qual se afastou, antes de decorridos 3 anos do afastamento do cargo por aposentadoria ou exoneração;
- Exercer representação judicial e a consultoria jurídica de entidades públicas.
1.2.8 – Funções institucionais do Ministério Público:
- Titularidade e monopólio da ação penal pública, na forma da lei, com a única exceção prevista no art. 5º, LIX que admite ação privada nos crimes de ação pública, se está não for intentada no prazo legal;
- Zelar pelo efetivo respeito dos Poderes Públicos e dos serviços de relevância pública aos direitos assegurados na Constituição, promovendo as medidas necessárias à sua garantia;
- Promover o inquérito civil e a ação pública, para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos;
- Promover a ação de inconstitucionalidade ou representação para fins de intervenção da União e dos Estados nos casos previstos na Constituição;
- Defender judicialmente os direitos e interesses da população indígenas;
- Exercer o controle externo da atividade policial, na forma da lei complementar mencionada no art. 128;
- Exercer outras funções que lhe forem conferidas desde que compatível com sua finalidade.
1.2.8.1 – Conselho Nacional do Ministério Público: Composto de 14 membros nomeados pelo Presidente da República, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal para um mandato de 2 anos, admitida uma recondução sendo:
- Procurador Geral da República, que o preside;
- Quatro membros do Ministério Público da União, assegurada a representação de cada uma das suas carreiras;
- Três membros do Ministério Público dos Estados;
- Dois juízes, indicados um pelo STF e o outro pelo STJ;
- Dois advogados indicados pelo Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil;
- Dois cidadãos de notável saber jurídico e reputação ilibada, indicados um pela Câmera dos Deputados e outro pelo Senado Federal;
1.2.9 – Ministério Publico junto ao Tribunal de Contas: O art. 130 estatui que os membros do Ministério Público junto aos Tribunais de Contas, aplicam-se as disposições pertinentes a direito, vedações e forma de investidura estabelecidas para o Ministério Público, como instituição, até aqui estudadas por nós.
Portanto, o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas está estruturalmente ligado ao Tribunal de Contas da União ou do Estado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes