Buscar

apol 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 2/5 - Comportamento Empreendedor
Alana tem uma ideia para abrir um negócio para produzir e comercializar um dispositivo para melhorar o desempenho de praticantes de jogos on line. Para isso elaborou seu plano de negócios e precisa agora obter ajuda para colocar a ideia em prática e transforma-la em uma empresa. Conversando com dois amigos, Marcos e Alex, recebeu proposta dos dois para ajuda-la nessa empreitada. Marcos tem conhecimento e vontade de empreender, mas possui pouco capital. Já Alex dispõe de bastante capital para investir, porém, por vários motivos não poderia ajudar na operação da empresa, pois mora em outro Estado. Alana está estudando as possibilidades e ainda não tomou uma decisão. Sobre a busca de capital para concretizar o negócio, analise as questões a seguir.
I. Alex pode ser considerado um capitalista de risco caso consolidem a sociedade, pois disponibilizará recursos financeiros, mas não atuará operacionalmente no negócio.
II. Marcos pode ser considerado um sócio operacional, pois poderá dispor tanto de recursos financeiros quanto atuar na operação da empresa.
III. Alana também poderá buscar financiamentos para implementar seu negócio, porém, não terá sócios e perderá poder de decisão dentro da própria empresa.
IV. A sociedade com Alex ou Marcos vai ser complicada de ser conduzida, pois não são parentes de Alana.
Questão 1/5 - Fundamentos de Gestão
A partir dos estudos de aprendizagem, bem como sua importância para o desenvolvimento de competências que impactam no desempenho da empresa, assinale a alternativa correta:
 A Ter uma visão voltada para as máquinas é uma premissa básica para a inserção da cultura de aprendizagem em uma empresa.
	B	Compete aos indivíduos cultivar o comprometimento na capacidade de aprender em todos os níveis da organização, pois os níveis hierárquicos são à base da premissa das organizações que aprendem.
	C	O aprendizado mais eficaz é aquele que há uma experiência indireta, ou seja, outro indivíduo o vivenciou.
	D	O comprometimento e a capacidade de inovação o dos seus colaboradores são os itens mais importantes para que uma empresa se torne aprendiz.
	E	A aprendizagem deve ocorrer, principalmente, no nível individual.
Questão 3/5 - Comportamento Empreendedor
Na fase de se realizar um empreendimento faz-se necessária a busca por capital para começar e sustentar o andamento de uma organização. Marcos, Alex e Edmundo são amigos de infância e estão pensando em formalizar um negócio na área de tecnologia da informação. Marcos se formou em Administração e sua ideia consiste em montar uma empresa para desenvolver um software para controle do consumo de energia para hospitais, para isso pretende convidar seus amigos. Alex já tem uma patente de um programa que poderia ser utilizado nessa empreitada e Edmundo dispõe de capital para entrar na sociedade e poderia também atuar na parte comercial da empresa. Sobre o capital, analise as questões a seguir.
I. Alex dispõe de um capital intangível para entrar na empresa representado por sua patente.
II. Edmundo, caso aceite a proposta de investir na empresa e trabalhar nela pode ser considerado um sócio operacional.
III. O capital intangível não é necessário nessa fase do empreendimento, sendo apenas necessário o capital financeiro para dar início à empresa.
IV. O capital intangível é representado pelos recursos humanos e os empréstimos que podem conseguir a partir do plano de negócios.
Questão 4/5 - Fundamentos de Gestão
Sobre a Gestão do Conhecimento, analise as sentenças:
I. Na época em que as indústrias avaliavam a força motriz, o conhecimento era visto como imprescindível em tal concepção.
II. Organizações devem ser vistas como cérebros que seriam empresas onde sua forma de atuação está focada nos sistemas de processamento de informações, em como documentar e arquivar dados.
III. A gestão do conhecimento passa por dois tipos de conhecimento passíveis de serem compartilhados: o tácito e o explícito.
IV. O conhecimento explícito é pessoal, de difícil formalização e comunicação, enquanto o tácito é formal e sistemático e pode ser facilmente comunicado e partilhado.
Questão 5/5 - Fundamentos de Gestão
Os indivíduos devem possuir certas competências de forma a agregar valor à empresa. Nesse sentido, assinale a alternativa que contemple o conceito de ‘Ter Visão Estratégica’.
	A	Compreender o negócio da organização, bem como seu ambiente, sabendo identificar oportunidades e alternativas para a organização.
	B	Saber o que e o porquê fazer tal tarefa. Ou seja, deve-se saber julgar e decidir sobre determinadas circunstâncias.
	C	Criar sinergia e mobilizar os recursos e competências.
	D	Saber empreender e assumir riscos, ou seja, comprometer-se.
	E	Trabalhar o conhecimento e a experiência, isto é, rever os modelos mentais, baseando-se no saber desenvolver-se.
Questão 1/5 Analise o gráfico a seguir (Fonte: Kuabara, 2014, p. 165):
Após a análise do gráfico, leia os itens abaixo e identifique quais dos itens o gráfico se refere. I – O gráfico ilustra que o enriquecimento de cargo aumenta a satisfação intrínseca por meio do acréscimo de variedade de tarefas. II – O gráfico ilustra alternativas para o enriquecimento de cargo, podendo ser lateral ou horizontal. III – O gráfico ilustra a técnica de incidentes críticos, a qual consiste na anotação sistemática que os gerentes fazem sobre os comportamentos dos ocupantes do cargo. IV - O gráfico ilustra que o enriquecimento lateral representa a adição de novas responsabilidades do mesmo nível . V - O gráfico ilustra que o enriquecimento horizontal tem a adição de responsabilidades mais elevadas, incorporando atividades de outros cargos superiores. Assinale a alternativa correta.
 A- II; IV; V, apenas. 
 Questão 2/5
 Na fase de se realizar um empreendimento faz-se necessária a busca por capital para começar e sustentar o andamento de uma organização. Marcos, Alex e Edmundo são amigos de infância e estão pensando em formalizar um negócio na área de tecnologia da informação. Marcos se formou em Administração e sua ideia consiste em montar uma empresa para desenvolver um software para controle do consumo de energia para hospitais, para isso pretende convidar seus amigos. Alex já tem uma patente de um programa que poderia ser utilizado nessa empreitada e Edmundo dispõe de capital para entrar na sociedade e poderia também atuar na parte comercial da empresa. Sobre o capital, analise as questões a seguir. I. Alex dispõe de um capital intangível para entrar na empresa representado por sua patente. II. Edmundo, caso aceite a proposta de investir na empresa e trabalhar nela pode ser considerado um sócio operacional. III. O capital intangível não é necessário nessa fase do empreendimento, sendo apenas necessário o capital financeiro para dar início à empresa. IV. O capital intangível é representado pelos recursos humanos e os empréstimos que podem conseguir a partir do plano de negócios. A respeito dessas afirmativas, assinale a opção correta
C - Afirmativas I e II, apenas. 
 Questão 3/5
 Leia o texto: Para Kuabara (2014, p. 169), “uma tarefa crítica pode ser visualizada por meio dos deveres e das responsabilidades importantes ao cargo, que podem ser determinantes para um bom ou mau rendimento do seu ocupante, e esses são os fatores que levam ao sucesso ou insucesso no cargo”. Analise o texto acima e identifique entre as sentenças a seguir, quais delas se referem ao texto. 
 I – O texto se refere à técnica de incidentes críticos, a qual tem como objetivo localizar as características desejáveis em um cargo. 
 II – O texto se refere ao enriquecimento do cargo, o qual pode ser lateral ou horizontal, possibilitando incorporar novas responsabilidades ao cargo. 
 III - O texto se refere à técnica de incidentes críticos, a qual identifica as características indesejáveis que pioram o desempenho do indivíduo que ocupa o cargo. 
 IV – O texto se refere aos estados psicológicos dos resultadosdo trabalho, os quais se referem a pessoa conhecer os resultados que obtém fazendo o trabalho. 
 V – O texto se refere à técnica de incidentes críticos, a qual pode ser considerada uma boa ferramenta para identificar perigos na execução das atividades.
VI - O texto se refere aos estados psicológicos dos resultados do trabalho, nos quais a pessoa se sente responsável pelos resultados do trabalho. 
C I; III; V, apenas. 
Questão 4/5 
Na fase de se realizar um empreendimento faz-se necessária a busca por capital para começar e sustentar o andamento de uma organização. Sobre o capital analise as questões a seguir. 
Deve-se atentar para o capital financeiro assim como para o capital intangível na gestão de um empreendimento. 
 São exemplos de capital intangível: o capital intelectual e os recursos humanos de uma organização.
O capital de inovação representa o poder de renovação de uma organização, expressa como propriedade intelectual.
O capital estrutural é considerado um capital financeiro, representado p elos imóveis da empresa. A respeito dessas afirmativas, assinale a opção correta.
 A - Afirmativas I, II e III, apenas. 
Questão 4/5
 Adotar a gestão por competência como modelo de gestão significa que as empresas devem orientar seus esforços para fazer o planejamento, a captação, o desenvolvimento e a avaliação das competências necessárias para que os objetivos organizacionais sejam atingidos. Dessa forma, leia as assertivas abaixo sobre no que implica a gestão estratégica por competências: 
 I - incorporar ao planejamento estratégico da organização as competências das organizações parceiras com foco na missão principal.
 II - mapear as competências técnicas dos funcionários e realocar cada um de acordo com sua especialização. 
III - focar o planejamento estratégico da organização na melhoria do comportamento dos funcionários frente aos desafios da globalização. 
IV - integrar ao planejamento da organização os conhecimentos, as habilidades e as atitudes necessárias à realização das suas metas. 
V - adequar a política de remuneração da organização ao nível de competência formal dos funcionários, de acordo com o mercado.
De acordo com a Carvalho et al (2008), a gestão por competência se baseia no que implica o conceito de competência: a integração entre conhecimentos (C), habilidades (H) e atitudes (A), conjunto chamado então de CHA, sendo o mapeamento das competências organizacionais o primeiro passo a ser realizado na gestão por competência e devem estar em consonância com os objetivos e metas empresariais.

Outros materiais