A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
PPCP QUESTOES

Pré-visualização | Página 1 de 1

Questão 2/5 - Planejamento, Programação e Controle da Produção
“Chame um colega bem informado de outra área para um almoço. Novas ideias surgem de conversas triviais”. Esta é a sugestão do prof. Joel Dutra, da Faculdade de Engenharia e Administração da Universidade de São Paulo, para o desenvolvimento de uma visão sistêmica. Para o professor “desenvolver uma visão sistêmica significa conhecer o impacto de seu trabalho na ação dos outros, olhando para o resultado de sua atividade de maneira mais ampla”. A visão sistêmica, diz Joel, ajuda a diminuir as ineficiências das empresas, que, em sua maioria, encontram-se nas interfaces, pois as partes não têm uma visão do todo, e isso gera retrabalho, falhas de comunicação e diminuição da produtividade”, afirma. Adaptado de:  https://exame.abril.com.br/carreira/pague-um-almoco-a-um-colega/. A visão sistêmica, assim, é fundamental pois:
I. Pensar a empresa em partes que não se interligam pode gerar uma série de problemas e conflitos com as partes interessadas da organização.
II. É importante entender todo o contexto, pois o desempenho de um elemento organizacional sempre afeta apenas a própria organização.
III. Até mesmo a própria área de Produção deve ter conhecimento de suas limitações de capacidade e instalações para que se possa fazer um plano de produção consistente.
Assinale a opção correta:
	
	A
	Somente a afirmação I é correta
	
	B
	Somente a afirmação II é correta
	
	C
	Somente as afirmações I e II são corretas
	
	D
	Somente as afirmações I e III são corretas.
Questão 3/5 - Planejamento, Programação e Controle da Produção
Nos anos 1980, o físico israelense Elyahu Goldratt publicou um livro chamado “A Meta”, que trata da Teoria das Restrições. Esta teoria ficou mundialmente conhecida por tratar de um assunto que, embora não fosse novidade, sempre representou um verdadeiro entrave para as organizações: os gargalos. De uma forma mais simples, um gargalo pode ser conceituado como aquela parte do processo da empresa em que parece que tudo fica travado. É aquela fase do processo em que se percebe que as tarefas se acumulam e há o sentimento de que a produtividade cai e nada mais anda. Em sua concepção original, a Teoria das Restrições abordava a questão dos gargalos nas empresas industriais. No entanto, não é só nas empresas industriais que existem gargalos. Nas empresas prestadoras de serviço e no varejo eles também aparecem. Adaptado de http://effectacoaching.com.br/carreira/todo-processo-tem-um-gargalo/. Observe os exemplos a seguir:
I. Uma pessoa tem que ligar diversas vezes para uma empresa para conseguir marcar horário na agenda de um profissional, pois a telefonista não foi treinada para utilizar o novo sistema de agendamento.
II. Uma pessoa vai a um restaurante e demora para ser atendida porque o estabelecimento está cheio e todos os garçons ocupados.
III. Uma indústria tem capacidade para produzir mil unidades por hora de um determinado produto, porém seu setor de embalagem é capaz de embalar apenas setecentas unidades por hora.
Assinale a opção correta:
	
	A
	Somente a afirmação I é um gargalo de serviço
	
	B
	Somente a afirmação II é um gargalo de serviço
	
	C
	Somente as afirmações I e II são gargalos de serviço
	
	D
	Todas as afirmações são gargalos de serviço.
Questão 5/5 - Planejamento, Programação e Controle da Produção
Um dos principais desperdícios observados nas empresas é o desperdício por excesso de estoques. O excesso de materiais na empresa (altos estoques de matérias-primas, estoques intermediários e de produtos acabados) incorre em uma série de problemas tais como: manuseio desnecessário; necessidade de área extra de armazenagem; custos de oportunidade; os estoques tendem a camuflar problemas de longos set ups de máquinas, quebras, projetos ruins, fornecedores não confiáveis, layouts ineficientes e não conformidades. Adaptado de http://nortegubisian.com.br/consultoria/gestao-de-supply-chain/implantacao-de-sistemas-de-producao-puxada/. Uma forma de eliminar estes problemas está na adoção de um determinado sistema de produção. Assinale a opção que indica este sistema:
	
	A
	Sistema de produção empurrada
	
	B
	Sistema de produção puxada
	
	C
	Sistema de produção em massa
	
	D
	Sistema de produção com gargalos