Buscar

FISICA 3 CIRCUITO ELETRICOS RESIDENCAIS TRABALHO.docx

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA EXATAS E TECNOLÓGICAS
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
CIRCUITOS ELÉTRICOS RESIDENCIAIS 
JAIRON GOMES DA SILVEIRA JÚNIOR (201410789)
JOADSON DE JESUS OLIVEIRA (201410796)
JÚLIO CÉSAR MOURA LEITE JUNIOR (201411465)
ILHÉUS-BAHIA
2018
JAIRON GOMES DA SILVEIRA JÚNIOR (201410789)
JOADSON DE JESUS OLIVEIRA (201410796)
JÚLIO CÉSAR MOURA LEITE JUNIOR (201411465)
CIRCUITOS ELÉTRICOS RESIDENCIAIS
Trabalho sobre circuitos elétricos residenciais, apresentado como parte dos critérios de avaliação da disciplina CET 176 – Física III (Teórica). 
Professor: Décio Tosta de Santana 
ILHÉUS-BAHIA
2018
RESUMO (FEITO)
Para garantir o bom funcionamento de uma instalação elétrica de uma residência ou de construções de grande porte, é necessário garantir que as normas estabelecidas pela ABNT, sejam devidamente respeitadas garantindo o correto dimensionamento de componentes e cabos, assim como interruptores, lâmpadas, tomada e circuitos, que neste caso a sua perfeita distribuição é fundamental para o bom funcionamento da instalação. A norma que rege o procedimento de instalações elétricas é a NBR – 5410, que prescreve as condições mínimas para a previsão de pontos de iluminação e tomadas para habitações.
Palavra- Chaves: Circuitos. Energia. Instalações Elétricas. Residências. Normas Técnicas. 
SUMÁRIO (Talvez não fique, devido ao limite de paginas)
INTRODUÇÃO ...........................................................................................................5
Objetivo Geral..........................................................................................................6
ASPECTOS TEÓRICOS.............................................................................................7
APLICAÇÕES..............................................................................................................9
CONCLUSÃO...............................................................................................................13
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................................14
INTRODUÇÃO (JOADSON PRONTO)
Para o correto funcionamento de uma instalação elétrica de uma dada residência, faz-se necessário atender os padrões de normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT. O processo se inicia no quadro de distribuição geral, que nada mais é que o centro de distribuição de toda a instalação elétrica da residência. Nela se encontram todos os mecanismos que garantem a proteção dos moradores, inclusive é através do mesmo que se origina os circuitos terminais que vão alimentar as tomadas e a iluminação [VIEIRA Thiago, Mat. Elétricos, 2018; ABNT - NBR - 5410, 2004; CREDER Helio, 2016].
 Circuito elétrico trata-se de um mecanismo que permite a geração de energia com base na geração de diferenças de potencial elétrico entre dois pontos, o que acaba promovendo uma corrente elétrica, que refere-se ao fluxo ordenados dos elétrons entre ambos os pontos. O circuito é composto por três elementos, a fonte elétrica, a carga elétrica e os condutores. Partindo deste princípio é possível fazer com que essa energia gerada seja aplicada para outras finalidades, tais como o uso direto, em forma de luz, movimento ou calor, segundo os elementos da conservação da energia. Quando há mais de uma carga é possível que se monte outros tipo de circuitos, podendo ser feitos em série, paralelo ou misto [ABNT - NBR - 5410, 2004;ALEXANDER, Charles K.; SADIKU, Matthew N; 2013].
 É importante ressaltar a importância da preservação dos padrões de normas técnicas, uma vez que o bem estar dos humanos e animais numa residência, dentre outros fatores dependem do correto funcionamento de uma instalação elétrica, assim como a conservação dos utensílios domésticos. As demais classificações e aplicações serão melhor demonstradas ao decorrer do trabalho. 
1.1 Objetivo geral: Ressaltar a importância do uso da NBR-5410, assim como compreender melhor o funcionamento de uma instalação elétrica, levando em consideração o perfeito arranjo dos seus circuitos. 	
2. ASPECTOS TEÓRICOS (JAIRON)	Comment by Joadson Ollive: +jaironeng.civil@gmail.com assm que vc finalizar me avisa._Atribuído a Jairon Júnior_
 
APLICAÇÕES (JÚLIO)	Comment by Joadson Ollive: +juliomourajr105@gmail.com, do mesmo modo, assim que finalizar avisa._Atribuído a Julio Cesar Moura_
CONCLUSÃO (JOADSON PRONTO)
Sobretudo ficou claro a real importância do uso da norma NBR - 5410 para procedimento de instalações de circuitos elétricos residenciais. Notou-se também que a instalação elétrica deve ser dividida em circuitos separados de modo a diminuir as consequências de uma falha, a qual provocará um seccionamento do circuito defeituoso, isto desencadeará no desligamento total da instalação, o que não permite por exemplo que sejam ligado aparelhos e ferramentas elétricas, que na maioria das vezes são necessárias para a manutenção adequada do local defeituoso, é justamente por este motivo que a NBR -5410, prevê pelo menos um circuito para cada 60m² ou fração da residência.
Outro ponto que ficou em evidência ao longo do estudo é que os cômodos como cozinha, copas, áreas de serviço, lavanderias e locais análogos devem ser atendidos por circuito exclusivamente destinado a alimentação de tomadas desses locais, tendo em vista que a demanda elétricas nestes casos são superiores, evitando assim o aquecimento indevido ou a sobrecarga do circuito.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (TODOS)
ABNT/INMETRO. Guia para a Expressão da Incerteza de Medição. (GUM). Terceira Edição brasileira em língua portuguesa. Rio de Janeiro: ABNT/INMETRO, 2003. 120 p.
CREDER, Helio. Instalações Elétricas. 16ª Ed. LTC, 2016. BOYLESTAD, Robert L.; 
VIEIRA, Daniel; RITTER, Jorge. Introdução à análise de circuitos. 12. ed. São Paulo, SP: Pearson, 2012. 
ALEXANDER, Charles K.; SADIKU, Matthew N. O. Fundamentos de circuitos elétricos. 5. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013. 
VIEIRA, Thiago; Instalações Elétricas Prediais. Disponível em: file:https://www.dropbox.com/s/r0b7l09u3j6cu54/Aula%207%20-%20Projeto%20de%20Instala%C3%A7%C3%B5es%20El%C3%A9tricas%20-%20Parte%202.pdf?dl=0 Data de coleta: 18.01.2018. 
CAVALIN, Geraldo; CERVELIN, Severino. Instalações elétricas prediais. 14. ed. São Paulo: Érica Ltda, 2006.
Obs: o arquivo já está todo formatado segundo as normas da ABNT, favor não modificar.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais