Buscar

Apol História Sociedade e Cultura

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Apol História do Brasil I Sociedade e Cultura– Nota 100
Questão 1/5 - História do Brasil I - Sociedade e Cultura
Considere a seguinte citação:  
“Afinal, nem mesmo os propósitos e promessainiciais foram cumpridos. Enquanto a Academia não era uma realidade, os artistas seriam alocados diretamente a serviço do Estado, fariam retratos da realeza e parte da burguesia, e não teriam pruridos em mostrar seu engajamento no novo Estado. Apesar de não previsto, ou planejado como tal, o modelo ao menos teoricamente se encaixaria de forma perfeita aos planos do governo de D. João VI, o qual, junto com o Conde da Barca, acabaria por ver com bons olhos a oportunidade de desenhar uma memória real, selecionando um convencionalismo temático e uma certa contenção acadêmica. Aí estava uma arte fiel aos desígnios da Corte, mais ligada a um projeto palaciano do que atenta a qualquer traço relativamente popular. Por outro lado, essa arte neoclássica, com seu apeloa Antiguidade e a mitologia, traria a tradição e a continuidade que a monarquia tanto ansiava; sobretudo nessa situação inusitada”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SCHWARCZ, Lilia Moritz.O Sol do Brasil:Nicolas-Antoine Taunay e as desventuras dos artistas franceses na corte de d. João. São Paulo: Companhia das Letras, 2008. p. 213. 
Tendo em vista a dada citação e de acordo com os conteúdos do livro-baseHistória do Brasil: Sociedade e culturasobre acriação da Escola de Arte fundada em 1816 no Brasil, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Tinha como função estabelecer o modelo da arte indígena.
	
	B
	Ignorava o neoclassicismo francês como modelo a ser imitado.
	
	C
	Buscou contratar professores portuguesespara ensinar a pintura barroca.
	
	D
	Tinha como objetivo a formação de profissionais que pintassem como os franceses.
	
	E
	Seus fundadores idealizavam a arte africana como modelo único a ser imitado.
Questão 2/5 - História do Brasil I - Sociedade e Cultura
Considere a seguinte citação:
“A Fundação da Real Biblioteca foi um dos principais acontecimentos do chamado Período Joanino, época em que a família real portuguesa se estabeleceu no Brasil [...]. No período republicano, a Real Biblioteca recebeu o nomede Biblioteca Nacional e ganhou também uma nova sede, situada na avenida Rio Branco, número 219, no centro do Rio de Janeiro, na Praça Cinelândia. Essa nova sede foi inaugurada no dia 29 de outubro de 1910 (cem anos após a instituição da Real Biblioteca [...]), durante o governo de Nilo Peçanha”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERNANDES, Cláudio. Fundação da Real Biblioteca. <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiadobrasil/fundacao-real-biblioteca.htm>. Acesso em 22 fev. 2018.
Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do livro-baseHistória do Brasil: Sociedade e culturasobre a criação de bibliotecas no Brasil no século XIX, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Na época, não existiu oincentivo por parte de D. João para a criação de bibliotecas no século XIX.
	
	B
	Na época, uma pequena elite financiou a compra do acervo de livros e a abertura da Biblioteca Nacional. 
	
	C
	Nessa época, foram construídas a Biblioteca Nacional, depois a Biblioteca Pública de Porto Alegre e a Biblioteca de Pernambuco, mas nunca chegaram a funcionar. 
	
	D
	A chegada da corte ao Brasil em 1808 não trouxe contribuições para a abertura de bibliotecas.
	
	E
	Ao longo do século XIX, ocorreu a abertura de bibliotecaspúblicas em algumas das principais cidades do país, especialmente na então sede do Império, o Rio de Janeiro.
Questão 3/5 - História do Brasil I - Sociedade e Cultura
“A família patriarcal foi o principal elemento sociológico de unidade brasileira.Quando diz família patriarcal, refere-se ao ‘complexo’ ou ‘sistema patriarcal’ de família, de economia, de organização social, na forma patriarcal de habitação – a casa-grande completada simbolicamente pela senzala, o sobrado em oposição extremada ao mocambo, à palhoça ou ao rancho – e na forma patriarcal de devoção religiosa, de assistência social e de ação política”.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-baseHistória do Brasil: sociedade E cultura, é correto afirmar que uma situação emque ainda se pode notar a permanência das relações de caráter patriarcal no Brasil ocorre
	
	A
	quando a mulher decide o rompimento de uma relação matrimonial.
	
	B
	na existência de relações de trabalho assalariado.
	
	C
	na inexistência do trabalho escravo emfazendas.
	
	D
	na ausência de compra de votos por políticos por meio de oferecimento de vantagens pessoais ou financeiras ao eleitorado.
	
	E
	por meio do mando do coronel nas pequenas cidades e na leal submissão do eleitorado aos políticos caridosos.
Questão 4/5 - História do Brasil I - Sociedade e Cultura
“A Legislação promulgada em 1932 oferecia soluções para o problema da sobrevivência financeira das emissoras, ao mesmo tempo que garantia ao Estado uma hora diária da programação em todo o território nacional para a transmissão do programa oficial do governo. O Programa Nacional, previsto por Lei em 1932, somente alcançou plenamente os objetivos esperados em 1939 com a criação da Hora do Brasil”. 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-baseHistória do Brasil: Sociedade e culturasobre o programa Hora do Brasil servir aos interesses políticos do presidente da República, é correto afirmar que, entre outras maneiras, isso ocorria por meio de:
	
	A
	Propagandas das realizações políticas dopresidente Getúlio Vargas.
	
	B
	Propagandas de remédios.
	
	C
	Debates políticos entre diversos partidos.
	
	D
	Jingles políticos veiculados a cada hora no período da manhã e da noite.
	
	E
	Sorteios da loteria federal.
Questão 5/5 - História do Brasil I -Sociedade e Cultura
A combinação entre abolição e imigração acabou por redesenhar o perfil social e racial da população brasileira, bem como instaurar novas e complexas relações entre as elites e os diversos grupos étnicos e sociais que compunham asclasses trabalhadoras”.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-baseHistória do Brasil: Sociedade e culturasobre o sistema de parceria criado pelo Estado brasileiro para estabelecer as relações de trabalho entre imigrantes e fazendeiros,assinale a alternativa correta:
	
	A
	Os imigrantes não se adaptaram ao trabalho nas lavouras de café, porque não possuíam conhecimento agrícola suficiente.
	
	B
	Havia a impossibilidade de convivência entre imigrantes e escravos negros na mesma senzala.
	
	C
	Oscolonos imigrantes não se adaptaram à língua e ao clima do Brasil.
	
	D
	Não era de interesse do governo incentivar a vinda de imigrantes, devido ao alto custo da viagem.
	
	E
	Os imigrantes enfrentavam um regime duro de trabalho, com más condições dehigiene, moradia e até maus-tratos, gerado também devido às condições contratuais firmadas com os fazendeiros.

Outros materiais