Buscar

Atividade 4

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PERGUNTA 1
AS OLIMPÍADAS EM NOSSO PLANEJAMENTO. Vivemos uma crise econômica e política em nosso país, mas não podemos esquecer que o momento, devido à proximidade das olimpíadas do Rio em 2016, também, é favorável a todos os tipos de investimentos – desde o desenvolvimento de parcerias até novos produtos. Se sua empresa pode, e consegue, se aproveitar da realização das Olimpíadas 2016 no Rio de Janeiro, como anda seu planejamento para isso? O momento, com certeza, é propício para todos os tipos de investimentos. Mas não adianta apenas querer sem ter algo de concreto a oferecer. E esta é a função do planejamento – registrar em um documento aonde podemos — e queremos — chegar com tudo isso.
Texto modificado a partir da fonte: http://consumidormoderno.uol.com.br/index.php/negocios/gestao/item/14917-a-copa-no-nosso-planejamento
“O planejamento estratégico busca convergir esforços e seu exercício permite um entendimento comum da missão, visão, dos objetivos gerais e específicos da empresa, entre outros aspectos importantes”.
Pensando no que foi dito, aponte a alternativa que não está de acordo com o desenvolvimento de um planejamento estratégico para a sua empresa:
	
	a.
	Cada setor da organização – desde a presidência até o atendimento ao público – também deve traçar metas para aperfeiçoar as ações a serem realizadas.
	
	b.
	O planejamento estratégico deve ser único e centralizado, sendo simples e rápido de ser elaborado, já que envolve todos os setores de uma empresa.
	
	c.
	O planejamento estratégico precisa de acompanhamento ou, até mesmo, alterado por conta de uma necessidade.
	
	d.
	Avaliação ambiental interna e externa e identificação dos pontos fortes e fracos da organização.
	
	e.
	Planejamento estratégico é apresentar, por escrito, as metas a serem alcançadas para um período de tempo no futuro.
0,25 pontos   
PERGUNTA 2
Planejar é definir objetivos a partir da combinação de forças dinâmicas internas e externas. Pode ser definido como uma técnica para lidar com o futuro ou a seleção de meios para atingir objetivos. Trata-se de uma atividade inerente (essencial) ao ser humano e às organizações que operam em ambientes cada vez mais complexos, tornando maior a tomada de decisões. O processo de planejamento consiste na obtenção de informações sobre:
I.      O ambiente
II.     Elenco de oportunidades e ameaças
III.    Forças e fraquezas organizacionais
IV.    Proposição de alternativas
Quais dos itens acima fazem parte de um planejamento estratégico?
	
	a.
	Os itens II e III
	
	b.
	Os itens I e IV
	
	c.
	Os itens I e III
	
	d.
	Os itens II, III e IV
	
	e.
	Todos os itens estão corretos
0,25 pontos   
PERGUNTA 3
A atividade de planejar reúne técnicas para estudar o futuro. Há várias técnicas que podem ser combinadas, uma delas reúne dados históricos e/ou índices de sucesso. No ramo de venda domiciliar, a dada cinco visitas, uma delas é bem-sucedida.
A qual tipo de técnica administrativa que estamos nos referindo no texto acima?
	
	a.
	Construção de cenários
	
	b.
	Projeções temporais
	
	c.
	Pesquisa de opinião e atitudes
	
	d.
	Análise de séries temporais
	
	e.
	Relações Causais
0,25 pontos   
PERGUNTA 4
(...) REDUÇÃO DE CUSTOS E AUMENTO DE PRODUTIVIDADE. Historicamente, o aumento da produtividade e a busca por redução de custos e tempos foi a vocação primordial e essencial dos investimentos em soluções e recursos digitais, permitindo às empresas replicarem ou automatizarem processos e rotinas. Na mesma categoria dos ganhos de produtividade podemos tentar incluir, por exemplo, todos os possíveis recursos de organização pessoal, de gestão de equipes e de projetos. Estão incluídos aqui também os elementos de operação, sustento e formalização do Ciclo PDCA, a integração com a cadeia de suprimentos (supply-chain), as compras corporativas (e-procurement) e as ferramentas de suporte a gestão em geral. Esta categoria está bastante ligada a recursos de TI e à substituição de processos e dinâmicas existentes (BPM, ECM, ERP, CRM, etc), mas não pode ser restringida a estes recursos. Diversas funcionalidades estão aparecendo, principalmente nos novos serviços em Nuvem (Cloud), ou mesmo os já famosos serviços na Internet (Webservices), não podendo mais ser encaradas de maneira simplista (...).
Fonte: http://consumidormoderno.uol.com.br/index.php/2015/formato/item/8380-uma-luz-sobre-a-estrategia-digital-das-empresas
O denominado Ciclo PDCA, também conhecido como Ciclo da Melhoria Contínua:
	
	a.
	Analisa os processos com vistas a realizá-los de maneira otimizada, envolvendo as etapas de planejamento, execução, controle e avaliação.
	
	b.
	É um programa de excelência em gestão pública introduzido no âmbito da reforma voltada à implantação do modelo gerencial.
	
	c.
	É um instrumento de gerenciamento de projetos, que contempla planejamento, desenvolvimento, controle e atualização.
	
	d.
	Consiste em uma metodologia de avaliação de desempenho individual, vinculada a um projeto de constante desenvolvimento e aprimoramento.
	
	e.
	Corresponde a método de gestão corporativa com dinâmicas de capacitação e aprendizagem.
0,25 pontos   
PERGUNTA 5
A Gestão do Conhecimento é uma abordagem contemporânea de gestão que considera o valor do conhecimento criado pelas pessoas que fazem parte da organização. Daí a necessidade de apoiar pessoas criativas e prover contextos para que seja gerado e/ou adquirido o conhecimento. Igual importância recai sobre a gestão do conhecimento existente e no seu registro, assimilação, transferência e utilização. A gestão do conhecimento consiste em um processo sistemático, articulado e intencional, apoiado na geração, codificação, disseminação e apropriação de conhecimentos, com o propósito de atingir a excelência organizacional cuja expressão ganha domínio público no início da década de 1990.
NÃO se trata de uma das características da Gestão do Conhecimento:
	
	a.
	Registrar, assimilar, transferir e utilizar o conhecimento.
	
	b.
	Promover um significado social da atividade do empregado
	
	c.
	Tem o propósito de atingir a excelência organizacional.
	
	d.
	É um processo sistemático, articulado e intencional, apoiado na geração, codificação, disseminação e apropriação de conhecimentos.
	
	e.
	Considera o valor do conhecimento criado pelas pessoas que fazem parte da organização.
0,25 pontos   
PERGUNTA 6
Uma abordagem que é bastante antiga em sua prática, mas cuja nomenclatura é recente, intitula-se benchmarking, cuja expressão significa ponto de referência, ou seja, a busca das melhores práticas ou best practices por meio de comparações e adaptação sistemática de determinadas práticas organizacionais, seja de empresa do mesmo setor ou de outro, cuja prática ou os resultados obtidos se destacam perante outras empresas. Trata-se de um processo contínuo de investigação e aprendizagem a partir dos outros, uma ferramenta ao alcance de qualquer organização e aplicável a qualquer processo organizacional. Não se trata de mera cópia ou imitação, nem consiste em um processo rápido, mas da adaptação de práticas que deram bons resultados em outras empresas para melhorar os processos de sua empresa.
Com relação ao benchmarking, analise as afirmativas a seguir:
I.    O benchmarking é uma atividade de curto prazo para evitar defasagem de dados.
II.    O benchmarking enfatiza, como pressuposto, o aspecto processual.
III.    O benchmarking é aplicado somente entre organizações do mesmo setor de atuação, sob pena de análises enviesadas.
Assinale a alternativa que mais se adequa ao benchmarking:
	
	a.
	Somente a alternativa I está correta
	
	b.
	As alternativas I e II estão corretas.
	
	c.
	As alternativas II e III estão corretas
	
	d.
	Somente a alternativa III está correta
	
	e.
	Somente a alternativa II está correta
0,25 pontos   
PERGUNTA 7
O planejamento estratégico busca convergir esforços e seu exercício
permite um entendimento comum da missão, visão, dos objetivos gerais e específicos, entre outros aspectos importantes. 
Em qual nível é definida a missão, o futuro e as estratégias de atuar no ambiente, sendo claramente objetivos de longo prazo? É o nível concebido e definido pelo níveis mais altos da organização e se desdobra em outros planejamentos.
	
	a.
	Nível alternativo
	
	b.
	Nível tático
	
	c.
	Nível estratégico
	
	d.
	Nível específico
	
	e.
	Nível operacional
0,25 pontos   
PERGUNTA 8
A ideia central da reengenharia é a reformulação de processos produtivos e gerenciais visando à redução de custos e de tempo e à melhoria da qualidade, ou em síntese, o aumento da eficiência, o que gerou impactos significativos nas estruturas organizacionais. Ficou marcada, na prática, pelos esforços para redução de custos com o corte de pessoal e downsizing.
NÃO faz parte das características de reengenharia:
	
	a.
	Redução de custos na execução dos processos
	
	b.
	Redução do tempo usado nos processos internos
	
	c.
	Ciclo PDCA
	
	d.
	Melhoria da qualidade
	
	e.
	Reformulação dos Processos Produtivos
0,25 pontos   
PERGUNTA 9
A atividade de planejar reúne técnicas para estudar o futuro. Há várias técnicas que podem ser combinadas, uma delas (também representado na imagem) consiste em uma pesquisa de opinião focada em tema específico, sendo as perguntas dirigidas a especialistas que sempre são informados sobre os resultados da rodada anterior antes de iniciar uma nova rodada, mas que não têm acesso às opiniões de outros colegas durante cada etapa. É muito usado em previsões tecnológicas e de tendências.
A qual tipo de técnica que estamos nos referindo no texto acima?
	
	a.
	Pesquisa de opinião e atitudes
	
	b.
	Construção de cenários
	
	c.
	Método Delphi
	
	d.
	Análise de séries temporais
	
	e.
	Projeções derivadas
0,25 pontos   
PERGUNTA 10
Este ano será marcado por contradição nas tendências de consumo, segundo o relatório da Euromonitor, que coloca o uso de apps e o maior apelo visual como elementos desses comportamentos. Este ano será marcado por uma contradição nas tendências de consumo, simbolizada pela dualidade entre o desejo por itens de luxo, o uso mais frequente de apps de compra e o apelo pelo visual, de um lado, e a maior consciência ambiental e social, a apreciação pela frugalidade e a importância da comunidade, de outro. O relatório, de autoria da analista Daphne Kasriel-Alexander, assinala que os consumidores, ainda que continuem manifestando interesse por produtos considerados de luxo e comprando por impulsividade, vêm exercitando maior visão crítica no momento de abrir a carteira. Conheças as 10 tendências globais de consumo para este ano:
•    Gastos por impulso
•    Alimentação saudável
•    Consciência social e ambiental
•    Importância do ambiente comunitário
•    Frustrações com o trabalho e a rotina
•    Gosto pelo luxo
•    Democratização do consumo
•    Consumo pós-crise
•    A Universidade dos aplicativos
•    Apego visual
Fonte: http://consumidormoderno.uol.com.br/index.php/estudos-e-pesquisas/parceiros/item/8578-as-dez-tendencias-globais-de-consumo
Como gestor você deverá tomar muitas decisões em sua carreira que poderão direcioná-lo ao caminho do sucesso. Das ETAPAS do PROCESSO DECISÓRIO, qual a única alternativa abaixo que melhor se aplica ao que foi lido no texto acima sobre tendências de consumo?
	
	a.
	Diagnóstico
	
	b.
	Geração de alternativa
	
	c.
	Implantação
	
	d.
	Identificação de uma situação
	
	e.
	Nova situação

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais