Buscar

ATPS SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PÓLO DE JUAZEIRO - BAHIA
ADMINISTRAÇÃO
ATPS DE SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
TUTOR A DISTÂNCIA: MARCEL CIBIM
TUTOR PRESENCIAL: WELLINGTON DANTAS DE SOUSA
JUAZEIRO-BA
14 DE NOVEMBRO DE 2015
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PÓLO DE JUAZEIRO - BAHIA
ADMINISTRAÇÃO
ATPS DE SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
TUTOR A DISTÂNCIA: MARCEL CIBIM
TUTOR PRESENCIAL: WELLINGTON DANTAS DE SOUSA
ALESSANDRA TATIANE FEITOSA SANTOS. - RA: 422940
ANA CAROLINE FELIX DE S. MELO. - RA: 422850
DAIANE SOARES DO NASCIMENTO. - RA: 79846821177
ÉDILA ALANA DE CASTRO SILVA. - RA: 422945
JONAS BRANDÃO NETO. - RA: 432916
REGIVALDO CAETANO DA SILVA. - RA: 422882
JUAZEIRO-BA
14 DE NOVEMBRO DE 2015
INTRODUÇÃO
O S.I.G. é um conjunto de pessoas e softwares, organizados que fornecem e auxiliam informações às tarefas executadas pelos diretores da empresa. Com base nesse conceito:
Um Sistema de Informações Gerencial (SIG) abrange uma coleção organizada de pessoas, procedimentos, software, banco de dados e dispositivos que fornecem informação rotineira aos gerentes e aos tomadores de decisão. O foco de um SIG é, principalmente, a eficiência operacional. Marketing, produção, finanças e outras áreas funcionais recebem suporte dos sistemas de informação gerencial e estão ligados através de um banco de dados comum. (STAIR e REYNOLDS, 2002, p. 18 apud MIRANDA, on-line, p. 3).
Observa-se a grande eficiência de que quando a empresa implanta um sistema de informação, ela contribui com todos os setores em que estes recebem informações através de um banco de dados onde ficam armazenadas as informações e são processadas e geradas assim que necessário, sendo o foco principal de um S.I.G. a eficiência operacional em estar auxiliando todos os departamentos da organização.
O S.I.G. teve seu surgimento no século XX após a Segunda Guerra Mundial, que desencadeou outros tipos de sistemas na sociedade.
Para que serve a T.I de uma empresa?
A missão da TI deve ser de agregar valor ao negócio através de novas tecnologias e processos para reduzir os custos do negócio e mitigar riscos organizacionais. Deve liderar a inovação, tornando fácil o uso da tecnologia para facilitar o crescimento dos negócios.
Atividades de apoio da T.I. às organizações:
- Melhorar os processos de negócios; 
- Controlar os custos operacionais da organização;
- Melhorar a atratividade e crescimento do relacionamento com os clientes;
- Aumentar a vantagem competitiva da organização;
- Melhorar a agilidade e flexibilidade da organização;
- Agregar inteligência aos produtos e serviços da empresa;
- Evitar ruptura de negócios por falhas de segurança da informação;
- Melhorar o faturamento da organização;
- Introduzir inovações rapidamente;
- Reduzir os ciclos de inovação de produtos e serviços;
Projetos de tecnologia que a T.I. Está envolvida nas organizações nos estágios de maior maturidade:
- Aplicações de “business intelligence” (BI); 
- Implementação de tecnologias de segurança;
- Implantação de soluções de mobilidades para as equipes de campo (manutenção e vendas);
- Implantação de soluções de colaboração entre pessoas para apoiar a gestão do conhecimento organizacional;
- Implantação de soluções de apoio a serviços dos clientes;
- Implantação de soluções de integração de informações (SOA – services oriented architecture);
- Gerenciamento do fluxo de informações (workflow);
- Gestão das redes de dados, voz e imagem;
- Implantação de soluções de virtualização de servidores e storage;
- Modernização dos sistemas legados.
Conclui-se que o valor da TI ao negócio é proporcional ao nível de maturidade organizacional. Desta forma, é importante os gestores de TI agirem como agentes de mudança para motivar a transformação dos negócios.
Pôde-se observar que para as empresas executarem suas atividades com segurança, precisão e eficiência, ela deve implantar um sistema de informação gerencial. Devido o mercado competitivo, as organizações necessitam estar atentas e adotar softwares dos mais atualizados, pois para treinar seus funcionários e alcançar seus objetivos pelo uso eficiente dos recursos disponíveis, portanto, as informações podem decidir o futuro da organização. Como foi visto também, o S.I.G. possui suas classificações, que estas se especificam em seus tipos organizacionais dentro da empresa, dando suporte ao gerenciamento e aos colaboradores da empresa. Quando as empresas adotam um S.I.G. ela colabora para com seus funcionários também, pois ajuda no processo de atividades tornando mais eficiente dentro da empresa em relação às atividades diárias da organização.
VANTAGENS COMPETITIVAS
Vantagem competitiva ou diferencial competitivo é uma ou um conjunto de características que permitem a uma empresa diferenciar-se, por entregar mais valor aos seus clientes, em comparação aos seus concorrentes e sob o ponto de vista dos clientes.
Como a vantagem competitiva é algo que torna a sua empresa - ou você - diferente para melhor, aos olhos dos seus clientes, também é conhecida como diferencial competitivo.
Ou seja:
VANTAGEM COMPETITIVA, ou diferencial competitivo, para um dado segmento de mercado, é a razão pela qual os seus clientes escolhem a oferta da sua empresa, e não a dos seus concorrentes, exatamente porque sua oferta tem algo - a vantagem competitiva - que eles buscam e é única ou melhor do que a oferta da concorrência.
A VANTAGEM COMPETITIVA é sempre relativa; você, com certeza já ouviram falar que "isto" ou "aquilo" é uma vantagem competitiva, por exemplo:
Atendimento como vantagem competitiva;
O conhecimento como vantagem competitiva;
A criatividade como vantagem competitiva;
Inovação como vantagem competitiva.
Estas são meras possibilidades. Não há nada que seja, a priori, uma vantagem competitiva. As vantagens competitivas somente serão vantagens e competitivas quando e se ajudarem a estabelecer uma oferta com características que forneçam razões para os seus clientes escolherem a sua oferta, e não a oferta dos seus concorrentes. Vantagem competitiva é sempre uma posição relativa dentro do seu mercado ou segmento de atuação. Se os seus concorrentes têm bom atendimento, bom atendimento não é vantagem competitiva, é obrigação. Se os seus concorrentes usam o conhecimento para criar ofertas de valor para o cliente, o uso de conhecimento é uma obrigação para a sua empresa competir no mercado, não uma vantagem competitiva. Vantagem competitiva é sempre algo que realça a sua oferta sobre a oferta dos concorrentes. Por isso, relativa.
TIPOS DE VANTAGEM COMPETITIVA
Há duas maneiras de se ter uma vantagem competitiva: ser único (a melhor) ou ser diferente (a mais comum). O "Reconhecimento" refere-se a você ter um serviço único ou diferente para os seus clientes, refere-se a você produzir um serviço ou produto com características que levem o cliente a comprar de você e não dos concorrentes. Então "Reconhecimento" e vantagem competitiva têm o mesmo conceito. Mas o que caracteriza uma vantagem competitiva?
CARACTERÍSTICAS DAS VANTAGENS COMPETITIVAS
Qualquer vantagem competitiva deve ter as seguintes características:
A vantagem competitiva precisa ter valor aos clientes.
Não basta ser diferente ou único nessa diferença ou unicidade precisa ser desejada, buscada, almejada pelos seus clientes. Uma vantagem competitiva que não agregue valor para os clientes, que eles não tenham interesse, não é vantagem competitiva, é desperdício!
 A vantagem competitiva não pode ter outras vantagens competitivas substitutas disponíveis prontamente aos concorrentes. 
Se os concorrentes não podem copiar a vantagem competitiva, mas podem substituí-la, então o impacto dessa vantagem é neutralizado.
 A empresa precisa ter os recursos e a capacidade para fornecer a vantagem competitiva para os clientes de forma constante e consistente. 
Se a empresa não possui os recursos, ou não tem algumas
capacidades necessárias, a vantagem competitiva terá vida curta. Fará com que a empresa invista e perca os recursos na tentativa de desenvolver essa vantagem competitiva.
 A vantagem competitiva precisa ser sustentável.
 Se a vantagem competitiva não puder ser sustentada ao longo do tempo, se ela puder facilmente ser copiada pela concorrência, então a vantagem competitiva não dura e a empresa não obtêm vantagens no seu mercado de atuação. Para você trabalhar com o "Reconhecimento": diferencial ou vantagem competitiva, são necessários quatro passos a serem praticados sempre, continuamente:
1º - Fique de olho na concorrência.
Para ter e manter uma vantagem competitiva você precisa ser único ou diferente. Para você ter essa garantia fique de olhos bem abertos sobre os concorrentes. Se possível, tenha amigos ou conhecidos de confiança que sejam clientes dos seus mais importantes concorrentes para detectar antecipadamente possíveis diferenciações, cópias ou substituições que estejam sendo preparadas por eles.
 2º - Faça a diferença.
Só há três maneiras de sua empresa atuar e se manter no mercado:
Copiar;
Inovar;
Revolucionar.
A cópia é o que os seus concorrentes tentam fazer com a sua vantagem competitiva. Quando você atua na inovação, na melhoria contínua do seu diferencial, você busca manter a distância dos seus concorrentes, ou ampliar esta distância. Se você é único na sua oferta ao mercado, se só você oferta esse serviço ou produto, ou característica destes, é porque você foi um revolucionário. Após a sua revolução você pode melhorar continuamente o seu serviço e cair na inovação, ou providenciar uma nova revolução (difícil, mas desejável).
 3º - Bote a boca no mundo.
Já que você tem "Reconhecimento" no mercado por ser único ou diferente, por você ter uma vantagem competitiva, anuncie, divulgue, publique, faça das tripas coração, mas faça chegar ao ouvido, ao âmago do seu cliente potencial que você tem esse bendito diferencial. Faça com que o seu público alvo saiba, experimente, veja, saboreie, absorva, vibre e mate o desejo com a sua vantagem competitiva, com esse diferencial que você tem que é a razão da escolha dos seus clientes por você. Ponha o seu bloco na rua e anuncie aos quatro ventos, sem vergonha de ser feliz e sem medo do sucesso.
4º - Cumpra o prometido.
Isso pode significar ficar de olho em tecnologia e conhecimento, personificados nos seus empregados. E também na prevenção do erro (indesejado, mas inevitável), e os respectivos procedimentos na sua ocorrência, devem estar estabelecidos e constantemente atualizados.
PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS PARA UMA MICROEMPRESA
Apesar de ser utilizado para a aquisição da vantagem competitiva, o uso dos sistemas de informações cria um ambiente de instabilidade gerencial. Os fatores que levam a isto são:
Necessidade de contínua revisão do sistema existente. Muitas organizações têm que reconstruir o seu principal sistema a cada cinco anos. 
O pessoal deve ser continuamente re-treinado;
O contínuo fluir do potencial de novas aplicações;
Para que este desafio seja vencido se faz necessário o amplo conhecimento dos fatores que influenciam o gerenciamento dos sistemas de informações. Crescimento tecnológico acelerado, Descentralização, Integração e conexão, Escassez de recursos humanos qualificados, Mudanças no ambiente, Gerenciamento de sistemas internacionais, Um novo papel para os sistemas, esses fatores são considerados críticos para o gerenciamento, segundo grande parte dos especialistas são.
A EMPRESA
A microempresa, PISCLIMP trabalha no ramo de limpeza de piscinas em geral, em Juazeiro-Ba, Petrolina-Pe e região, composta por Quatro funcionários.
Foi criada em 2000, seu fundador preocupado com a limpeza de clubes e residências da vizinhança teve essa idéia e vem ganhando espaço a cada dia com seu trabalho sendo reconhecido pelos clientes. Além do serviço de limpeza o dono também fornece equipamentos, como:
Redes protetoras;
Bombas práticas de águas;
Mangueiras para jardins;
Piscinas infláveis;
DEFINIÇÃO DO PROBLEMA
A PISCLIMP possui grande dificuldade para gerenciar todas as informações administrativas que dizem respeito às Finanças, Ordens de Serviço, Clientes e Produtos. À medida que a empresa vem crescendo, essa administração de informação gerencial torna-se cada vez mais complicado com processos extremamente manuais que dificultam a organização das informações, geram muito trabalho e prejudicam a tomada de decisão de seu responsável.
A dificuldade de cruzar os dados financeiros com os respectivos produtos e serviços vendidos e principalmente na hora que é preciso a retirada de relatórios financeiros, tal como faturamento do mês, faturamento de um período, variação de crescimento financeiro da empresa ao longo do tempo, todos ficam difícil manusear quando se utiliza caderno em formato de planilhas, comprado em papelarias. O controle de ordens de serviços é feito em uma agenda simples, para ordenar visitas aos clientes em datas e horários juntamente com informações adicionais sobre produtos vendidos ou pedidos solicitados pelos clientes, correndo o risco de sumir algum papel e causar um prejuízo. Os clientes por sua vez ficam registrados na pasta de ordem de serviços que vem cada dia mais aumentado o volume de papel, dificultando a manipulação e o compartilhamento de informações. Os produtos ficam registrados em planilhas contendo suas especificações, quantidades, preços, sendo que a grande dificuldade é em manter o controle de saídas e estoques, pois é preciso fazer rascunhos para de obter os cálculos.
JUSTIFICATIVA
As empresas brasileiras estão passando pela forte competição com o mercado internacional de produtos, a entrada maciça de produtos importados tem exigido mudanças no perfil de gestão dos pequenos empresários, tornando a profissionalização da gestão vital para a empresa. A carência por tecnologias acessíveis para microempresas motivou este trabalho, sendo que é perceptível que seus gestores necessitam de maiores informações acerca do tema Sistemas de Informações antes de optar por sua implantação em suas organizações.
OBJETIVOS GERAIS
Analisar os processos da empresa PISCLIMP que estão relacionados com o atendimento do cliente, venda e entrega de produtos e propor sugestões de melhoria com o uso um sistema de informação gerencial para tornar a gestão mais eficiente.
OBJETIVOS ESPECIFÍCOS
Mudança no sistema operacional;
Constituição de um escritório fixo;
Modo de atendimento ao cliente;
Fazer cronograma de atividades;
Mudança no sistema operacional
Será mudada a forma de operar no controle dos produtos e serviços que passaram a ser computados e salvos no sistema da empresa. Para isso os funcionários terão que fazer o curso básico de aprendizagem operacional e ficarão aptos a realizarem seus serviços laborais com mais facilidades.
Constituição de um escritório fixo
A empresa terá residência fixa para atendimento pessoal, facilitando na busca por informação e disponibilidade de espaço para guardar os documentos referentes aos serviços prestados, comprovando sua existência. 
Modo de atendimento ao cliente
Os clientes podem fazer o agendamento pelo site da empresa a qualquer hora e terá uma resposta imediata da central do SAC do consumidor informando sobre os próximos passos a ser seguido até os técnicos irem às residências. 
Fazer cronograma de atividades
As atividades de campo serão passadas aos técnicos através de planilhas eletrônicas em tablets, sendo atualizada a cada serviço prestado sem a necessidade de acumulo de papeis referentes a endereços ou dados dos clientes, pois vem tudo incluído nessas planilhas facilitando o trabalho.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A utilização de um sistema de informação gerencial na empresa PISCLIMP pode trazer maior controle de suas informações administrativas e consequentemente um aumento de produtividade da empresa. O excesso de trabalho operacional demorado e retrabalho
que a empresa realiza atualmente, e que foi detalhado na definição do problema deste trabalho, poderá ser reduzido com a utilização de um sistema de informação gerencial que integre suas áreas.
Conforme análise realizada e as sugestões que foram propostas ao longo do desenho do protótipo, o sistema de informação gerencial analisado poderá integrar as informações de clientes, produtos, vendas, entregas e entradas financeiras. Isso quer dizer que a empresa terá total controle dessas informações, podendo obter de forma rápida e precisa relatórios gerenciais e operacionais cruzando essas informações, tais como: faturamento por período, produtos mais vendidos, sazonalidade de vendas, entregas a ser realizada por dia.
Com essas informações em mãos, a empresa poderá ter um controle de seus processos mais rápidos e eficientes, aumentarem sua produtividade, melhorar sua tomada de decisão e usufruir das vantagens de uma boa utilização de um sistema de informação conforme relatado neste trabalho. 
REFERÊNCIAS
LAUDON, Kenneth; LAUDON, Jane P. Sistemas de informação gerenciais. Editora Pearson, 2011. PLT 624.
Vantagens competitivas. Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/vantagens-competitivas-consegue-identifica-las-na-sua-empresa/11642/https://drive.google.com/file/d/0B2EGIpHvUjctZjQ1Y2YxNmMtZjM5MS00YzdmLWIzNTktNmQ0NDBkY2VlMmQw/view?pli=1. Acesso em: 13 de novembro de 2015.
Tecnologia. Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/o-novo-perfil-do-administrador/33577/. Acesso em: 13 de novembro de 2015.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais