Buscar

DIREITO AMBIENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO AMBIENTAL
ATIVIDADE.
Aula 01.
1) Assita ao filme desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Social denominado Rio+20 Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável. Descreva o que você compreendeu sobre as Conferências realizadas pela ONU em prol da proteção e preservação do meio ambiente.
R: A primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, ocorreu em Estocolmo, capital da Suécia, em 1972, com a adesão de 113 países. No encontro se atentou à necessidade de critérios e princípios comuns que ofereceriam aos povos do mundo inspiração e guia para preservar e melhorar o meio ambiente humano. Em Estocolmo, foram estabelecidos princípios que expressam um Manifesto Ambiental, uma convicção comum de proteção e preservação ambiental, e entre eles destacam-se: o homem tem direito fundamental à liberdade, à igualdade e ao desfrute das condições de vida adequadas em um meio ambiente de qualidade; os recursos naturais devem ser preservados embenefício das gerações presentes e futuras; o homem tem o dever de preservar e administrar o patrimônio da fauna e flora silvestres; deve-se apoiar a luta dos povos contra a poluição; desenvolvimento social e econômico para criar condições de melhoria na qualidade de vida; planejamento racional; controlar a utilização dos recursos naturais para assegurar a melhor qualidade de vida; pesquisa e desenvolvimento científico em prol dos problemas ambientais; cooperação entre os países; livrar o homem e o meio ambiente dos efeitos das armas nucleares e demais meios de destruição em massa. Vinte anos após a conferência de Estocolmo, em junho de 1992, na cidade do Rio de Janeiro, houve a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), conhecida como Rio-92, Eco-92 ou Cúpula da Terra, que reuniu 108 chefes de Estado. O objetivo central do encontro foi traçar um diagrama para a proteção do nosso planeta e seu desenvolvimento sustentável, na busca de meios que permitissem o desenvolvimento socioeconômico aliado à conservação da natureza, visando introduzir o conceito de desenvolvimento sustentável, com um modelo econômico menos voltado para o consumo, mais focado no equilíbrio ecológico e nas necessidades ambientais. Neste novo encontro da ONU, o conceito de desenvolvimento sustentável foi definitivamente incorporado como um princípio que busca o equilíbrio entre proteção ambiental e desenvolvimento econômico. Os países participantes da Rio-92 acordaram e assinaram a Agenda 21 Global, um programa que constituiu uma 2 tentativa de realizar um novo padrão de desenvolvimento, denominado “desenvolvimento sustentável”. Em junho de 2012, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, denominada Rio+20, também realizada na cidade do Rio de Janeiro, renovou o compromisso com o desenvolvimento sustentável e ainda focou na economia verde e na erradicação da pobreza.
2) ) Leia o artigo virtual “Os males do consumo desenfreado” escrito por Rodrigo Berté e responda: Dentro do estudo desta aula, o que você compreendeu sobre consumismo e meio ambiente?
R: Estabelecer, implantar, manter e aprimorar um sistema de gestão ambiental; assegurar a conformidade com sua politica ambiental definida; buscar conformidade com a normal na autoavaliação, na relação com as partes envolvida, ou buscar certificação.
Desde a Revolução Industrial, ocorrida no século XVIII, o modo como o homem utiliza os recursos naturais no processo de desenvolvimento econômico tem provocado a deterioração das condições ambientais. O conjunto de eventos degradativos, potencializados pelos avanços tecnológicos, são os principais fatores nas mudanças ocorridas atualmente no ecossistema global. Deve-se relacionar o Direito Ambiental ao consumo sustentável, com o fim de se analisar o que se consome, o porquê se consome e como ficará a natureza após tal utilização dos recursos naturais pelo homem. Os bens industrializados utilizam recursos naturais para sua fabricação, com essa dinâmica capitalista de consumo, os recursos naturais que são finitos estão se esgotando. Não há como negar o modelo econômico capitalista, mas é essencial que este se torne sustentável.
O modelo econômico capitalista gerou, ao longo dos anos, o consumismo, que é a base da economia capitalista. O ciclo do consumo faz com que vários produtos ainda em bom estado de uso sejam deixados de lado, jogados no lixo, por estarem simplesmente obsoletos, ultrapassados diante das mercadorias mais modernas e atuais. O Direito Ambiental se faz essencial dentro de uma economia globalizada, em que se busca que os consumidores e fornecedores tenham o devido respeito ao meio ambiente, inclusive obedecendo as normas constitucionais, onde o meio ambiente deve ser protegido e preservado para a presente e futuras gerações.

Outros materiais