Buscar

Processo inflamatório

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Curso de Fisioterapia – Disciplina de Eletrotermofototerapia
Trabalho - Processo inflamatório
O processo inflamatório é um mecanismo de reação dos tecidos para que haja uma eliminação, neutralização e destruição da causa da agressão. Esse processo se caracteriza pela saída de líquidos e células (exsudação) e induz o processo de reparo celular. 
A inflamação pode ser aguda ou crônica, porém, os mecanismos iniciais serão os mesmos para os dois tipos. Assim sendo, o que diferencia essa divisão é o tempo de exposição ao agente agressor, o tipo de agente e a resposta imune. 
Existem 3 tipos de agentes inflamatórios: 
1. Agentes físicos: calor e frio, eletricidade; radiações; sons e ultra-sons; magnetismo; gravidade; traumas mecânicos e atritos 
2. Agentes químicos: são subdivididos em 
 Inorgânicos: metais pesados, ácidos e alcalinos fortes, etc. 
 Orgânicos: exo e endotoxinas bacterianas, venenos vegetais e animais, etc. 
3. Agentes Biológicos: que são subdivididos em 
 Infecciosos: vírus, bactéria, fungos e protozoários. 
 Parasitários: Helmintos e artrópodes. 
A resposta inflamatória ocorre no tecido conjuntivo vascularizado, incluindo plasma, células circulantes (neutrófilos, monócitos, eosinófilos, linfócitos, basófilos e plaquetas), vasos sanguíneos e constituintes extracelulares do tecido conjuntivo (mastócitos, os fibroblastos, os macrófagos residentes e os eventuais linfócitos). A matriz extracelular consiste de proteínas fibrosas estruturais (compostas por colágeno e elastina), as glicoproteínas aderentes (fibronectinas, lamininas, colágeno não fibrilar, tenascinas e outras) e os proteoglicanos. 
As fases da inflamação: 
1º Fase irritativa: ocorrem modificações morfológicas e funcionais dos tecidos agredidos que promovem a liberação de mediadores químicos, que irão desencadear as outras fases inflamatórias.
2º Fase vascular: alterações hemodinâmicas da circulação e de permeabilidade vascular no local da agressão.
3º Fase exsudativa: essa fase é característica do processo inflamatório, e é formada pelos exsudato celular e plasmático (migração de líquidos e células para o foco inflamatório) oriundos do aumento da permeabilidade vascular.
4º Fase degenerativa-necrótica: composta por células com alterações degenerativas reversíveis ou não (neste caso, originando um material necrótico), derivadas da ação direta do agente agressor ou das modificações funcionais e anatômicas consequentes das três fases anteriores.
5º Fase produtiva-reparativa: aumento na quantidade dos elementos teciduais - principalmente células, resultado das fases anteriores. O objetivo é destruir o agente agressor e reparar o tecido agredido.
Sinais cardinais
Existem cinco sinais clássicos do processo inflamatório, chamados de Sinais Cardinais. São eles: edema, calor, rubor, dor e perda da função.
O edema é causado principalmente pela fase exsudativa e produtiva-reparativa, por causa do aumento de líquido e de células.
O calor vem da fase vascular, onde há hiperemia arterial (que é o aumento do volume sanguíneo no local) e, consequentemente, aumento da temperatura local.
O rubor é a vermelhidão, que também decorre da hiperemia.
A dor é originada por mecanismos mais complexos que incluem compressão das fibras nervosas locais devido ao edema, agressão direta às fibras nervosas e ação farmacológica sobre as terminações nervosas. Envolve no mínimo três fases da inflamação (irritativa, vascular e exsudativa).
Finalmente, a perda de função é decorrente do edema (principalmente em articulações, impedindo a movimentação) e da dor, que dificultam as atividades locais.
Características do fenômeno irritativo
Os fenômenos irritativos consistem no conjunto de modificações provocadas pelo agente inflamatório que resulta na liberação de mediadores químicos responsáveis pelos fenômenos subseqüentes da inflamação.
Os mediadores ficam armazenados em células como: mastócitos, terminações nervosas sensitivas, endotélio, monócitos, macrófagos, neutrófilos, linfócitos, etc.
Mediadores químicos
Substância P
Armazenada em terminações nervosas;
Produz vasodilatação, aumento da permeabilidade vascular e tem efeito quimiotático;
 Histamina
É o principal mediador produzido por mastócitos e basófilos;
Provoca aumento da permeabilidade e dilatação de vasos sangüíneos;
Prostaciclina (PGI2)
Originadas do ácido araquidônico, por ação de ciclooxigenases; 
É vasodilatadora;
Prostaglandinas 
Originadas do ácido araquidônico, por ação de ciclooxigenases;
Algumas são vasodilatadoras, outras vasoconstritoras;
Leucotrienos 
Produzidos a partir do ácido araquidônico, por ação das lipooxigenases; 
Aumentam a permeabilidade vascular e causam vasodilatação;
Óxido Nítrico (NO)
Produzido pelo endotélio, macrófagos,fibroblastos, células musculares lisas vasculares, etc;
É um potente vasodilatador;
Sistema da Coagulação e de Cininas 
Trombina desencadeia respostas que induzem a inflamação (expressão de moléculas de adesão endotelial, produção de prostaglandinas, produção de NO, etc);
Sistema das cininas produz bradicinina que é uma substância que provoca dilatação dos vasos sangüíneos e dor;
Citocinas 
Modulam e regulam as funções de outros tipos celulares;
São produzidas por leucócitos, células endoteliais, epiteliais e fibroblastos;
Induzem a síntese de moléculas de adesão endotelial e mediadores químicos, liberação de neutrófilos da circulação, etc 
 Inflamação aguda
A inflamação aguda é caracterizada pelos fenômenos vasculares e exsudativos. Acontece rapidamente (em alguns segundos ou minutos) e tem uma duração relativamente curta, de alguns minutos a várias horas ou alguns dias. Suas principais características são a exsudação de fluido e proteínas plasmáticas (edema) e a migração de leucócitos, predominantemente de neutrófilos.
 Inflamação crônica
A  inflamação crônica é caracterizada pelos fenômenos proliferativos, com formação de fibrose. Acontece dentro de semanas ou meses e é caracterizada por inflamação ativa, com destruição tecidual e tentativa de reparar os danos (cicatrização). Pode ser a continuação de uma reação aguda, mas, muitas vezes, acontece de maneira insidiosa, como uma reação pouco intensa. Os macrófagos ativados secretam vários mediadores da inflamação, os quais, se não controlados, podem levar à destruição tecidual e fibrose características desse tipo de inflamação.
Existem 3 componentes do processo de reparação tecidua: 
a. Angiogênese: é formação de novos vasos sanguíneos que ocorre com a ruptura da membrana basal do vaso pré-existente e formação de broto vascular em sua parede. Ocorrerá proliferação de células endoteliais e fibroblastos.
b. Cicatrização: Ocorre através de 6 processos: 
 a) Limpeza e Preparação: retirada do exsudato inflamatório, fibrina e tecido necrótico;
    b) Retração: miofibroblastos (aproximação e retração da ferida)
    c) Tecido de granulação: tecido rico em fibroblastos, células endoteliais, neovascularização intensa. Tecido é mole, cavernoso, incolor de sangramento fácil.
    d) Maturação: amadurecimento do colágeno depositado pelos fibroblastos, redução dos vasos sangüíneos e fibroplasia. Empalidecimento da ferida. 
    e) Reepitelização: epitélio regenera-se quando a membrana basal for recomposta. 
    f) Resistência: dada pelos miofibroblastos e colágeno (força tensil).
c. Fibrose: é uma cicatriz exagerada, em decorrência da deposição excessiva de colágeno e outros elementos de um tecido.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais