Buscar

Ensino das Artes Visuais em Diferentes Contextos: EJA e EAD

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Ensino das Artes Visuais em Diferentes Contextos: EJA e EAD
Leia o fragmento de texto:
“Na segunda metade do século XIX, duas linhas são importantes para nossos propósitos. A primeira procura ultrapassar tanto o horizonte da pura visualidade quanto as implicações da singularidade na criação artística, buscando significações antropológicas, geográficas e históricas para padrões de imagem (abstrata/orgânica, clássica/romântica, etc.). A segunda tem marca documental e classificatória. Partindo da imagem medieval, depois concentrando-se na renascentista, esforça-se por estabelecer parâmetros e métodos para decodificar os sentidos originais da imagem (Iconografia), culminando com sua inserção numa ‘visão de mundo’ de que ela seria sintoma (Iconologia)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MENESES, Ulpiano T. Bezerra. Fontes visuais, cultura visual, História visual. Balanço provisório, propostas cautelares, Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 23, n. 45, p. 11-36, 2003, p. 14.
 Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do texto base Alfabetização Visual: Conceito, Equívocos e Necessidade sobre as maneiras de ver a imagem propostas por Catalá, leia as afirmativas a seguir.
 I. Segundo Catalá, visão é visão técnica.
II. Catalá desconsidera o conceito de visível
III. Catalá considera as visão natural e cultural como as únicas possibilidades de ler as imagens.
IV. Visão natural, Visão cultural e Visão técnica fazem parte dos conceitos abordados por Catalá.
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	A
	I.
	
	B
	I e II
	
	C
	II.
	
	D
	II, III e IV
	
	E
	IV.
Questão 2/5 - Ensino das Artes Visuais em Diferentes Contextos: EJA e EAD
Considere o seguinte fragmento de texto: 
“A arte de transição ou transiarte foi pensada como uma ponte entre a arte não digital dos participantes e a arte digital colaborativa. Ela é criada por meio do repassar de expressões artísticas existentes para novas expressões estéticas reconfiguradas para o ciberespaço. A transiarte se propõe, assim, a ser uma forma inovadora de arte digital colaborativa para ser compartilhadas na web”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TELES, L.; RODRIGUES, D. Mas, afinal, o que é a estética virtual na transiarte?. In: VENTURELLI, S.; ROCHA, C. (Orgs.). Anais do 15º Encontro Internacional de Arte e Tecnologia. Brasília, Brasil: Universidade de Brasília, 2016. <https://art.medialab.ufg.br/up/779/o/lucio_e_dorisdei.pdf>. Acesso em 08 mar. 2018. 
A partir da citação e dos conteúdos sobre a transiarte, estudados no texto-base A modalidade mista de aprendizagem utilizando a arte digital colaborativa integrada ao currículo da Educação de Jovens e Adultos – EJA, assinale a alternativa que menciona corretamente o conceito de transiarte:
	
	A
	É uma forma de ciberarte que transita pela cultura do híbrido: do espaço presencial e do ciberespaço.
	
	B
	É uma forma de ciberarte que independe do espaço presencial para se realizar, uma vez que se estabelece no ciberespaço.
	
	C
	É produzida independentemente da colaboração artística e tecnológica de vários membros de um grupo.
	
	D
	É uma forma de construção não colaborativa e pode ter como resultado a produção de um vídeo, uma melodia, um poema, uma fotografia, etc.
	
	E
	É uma forma de animação, que se utiliza apenas de uma expressão artística digital para facilitar a função transitória.
Questão 3/5 - Ensino das Artes Visuais em Diferentes Contextos: EJA e EAD
Considere a citação: 
“Uma discussão levantada no início do século passado por Walter Benjamin e que ainda se mostra bastante atual, diz respeito à reprodução que põe conceitos como obra de arte e estética em questão. Se, no passado, Benjamin pesquisava os efeitos da fotografia e do cinema e, dessa forma, a reprodutibilidade técnica da obra de arte, hoje, no ciberespaço, a obra de arte está ao alcance de todos, em qualquer lugar”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOUZA FILHO, Pedro Luiz. Arte, ciberarte e interatividade: uma experiência na arte de transição na PROEM. Dissertação (Mestrado). Universidade de Brasília, 2008. <http://repositorio.unb.br/handle/10482/3479>. Acesso em 08 mar. 2018. 
De acordo com a citação e com os conteúdos do texto-base A modalidade mista de aprendizagem utilizando a arte digital colaborativa integrada ao currículo da Educação de Jovens e Adultos – EJA sobre os ciberartistas, assinale a alternativa correta quanto à participação da arte e dos sujeitos nesse espaço virtual, levando em conta a relação entre essa modalidade e o ensino de Artes Visuais:
	
	A
	A interação dos ciberartistas no ciberespaço não influencia o ensino das Artes Visuais na Escola, por se tratar de arte de transição.
	
	B
	Ciberartistas participam por meio do ciberespaço. A navegação e interação facilitam, também, o processo de criação de uma identidade cultural própria.
	
	C
	O professor, ao trabalhar com a ciberarte, não precisa preocupar-se com as identidades culturais e o multiculturalismo, uma vez que se trata de uma arte de transição.
	
	D
	O processo de reinvenção da identidade cultural de um grupo pode ser ampliado com o acesso e o desenvolvimento de habilidades na utilização de nova mídia
	
	E
	O professor responsável pela transmissão de conhecimento de acordo com modelos previamente estabelecidos convive no ciberespaço e não necessita de apoio da escola para que os alunos possam desenvolver arte digital.
Questão 4/5 - Ensino das Artes Visuais em Diferentes Contextos: EJA e EAD
Considere a informação a seguir: 
Robert William Ott, um dos teóricos pioneiros na Leitura de Imagens, elaborou um método de leitura de obra que se organiza nas seguintes etapas: descrevendo, analisando, interpretando, fundamentando e revelando. Esse método ficou conhecido como “Image”. 
Fonte: Texto elaborado pela autora desta questão. 
A partir das considerações sobre Leitura de Imagens trabalhadas no texto-base Leitura de imagens, cultura visual e prática educativa, bem como da informação citada, pode-se afirmar que o início da leitura de uma obra se dá com:
	
	A
	a explicação do educador do museu ou do professor.
	
	B
	as informações sobre a biografia do artista e o seu contexto.
	
	C
	a observação da obra e a descrição de seus elementos visíveis.
	
	D
	a pesquisa aprofundada do aluno sobre o tema.
	
	E
	a fundamentação da História da Arte e do contexto.
Questão 5/5 - Ensino das Artes Visuais em Diferentes Contextos: EJA e EAD
Leia o extrato de texto a seguir:
“A propósito de tecnologia e arte, é importante lembrar que não são excludentes, não deixam completamente de existir ou são substituídas por outras inteiramente novas. Na verdade, o contemporâneo é em essência mais uma reorganização do que algo propriamente novo. Entretanto, a alteração do paradigma na arte promovida pela tecnologia induziu uma nova relação indivíduo-espaço, e isso muda a percepção visual da obra como um todo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MIGLIOLI, Sarah, BARROS, Moreno. Novas tecnologias da imagem e da visualidade: GIF animado como vídeoarte. Sessões do Imaginário, Porto Alegre, n. 29, p. 68-75, 2013. 
Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do texto base Alfabetização Visual: Conceito, Equívocos e Necessidade, quais linguagens contribuíram para a produção visual ser expandida para além da esfera áurica? Assinale a alternativa correta.
	
	A
	Cinema e Fotografia.
	
	B
	Pintura e Fotografia
	
	C
	Pintura e Cinema
	
	D
	Escultura e Pintura
	
	E
	Escultura e Fotografia

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais