Buscar

Av2 METODOLOGIA DE PESQUISA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Av2 METODOLOGIA DE PESQUISA
1- Sobre o embasamento teórico em uma pesquisa científica, podemos afirmar que:
I – é o resultado de uma pesquisa bibliográfica inicial para se alcançar o estado da arte em determinado assunto.
IV - Dentre os pontos de vista apresentados no embasamento, deve-se escolher uma linha a partir da qual responderá à sua questão de partida.
2 - Após a revisão da literatura, o que se deve inserir no embasamento teórico?
O resultado da pesquisa bibliográfica realizada pelo estudante e, nesse sentido, inclui a referência aos principais autores e obras pertinentes ao objeto da pesquisa.
3 - A metodologia de um trabalho de pesquisa deve ser prevista e analisada no projeto. Sobre o item “metodologia”, marque a opção correta:
O estudante deve mencionar criteriosamente como desenvolverá a pesquisa, apontando os métodos escolhidos para tratar do tema.
4 - Observe atentamente o trecho do livro: Discretas Esperanças de Olgária Matos (São Paulo, Nova Fronteira, 2006. p.52) e responda: que tipo de citação a autora apresenta em seu texto?
A modernidade científica, como a do mercado, não pergunta para onde se encaminha; se persegue fins justos e desejáveis; se dirige para emancipação ou destruição da humanidade. Escrevem Horkheimer e Adorno:
O saber que é poder não conhece nenhuma barreira, nem na escravização das criaturas nem em sua fácil aquiescência aos senhores do mundo. (...) Está a serviço de todos os fins da economia burguesa na fábrica e no campo de batalha. (ADORNO; HORKHEIMER, 1986, p. 8)
Citação direta longa.
5 - Observe atentamente o trecho abaixo e identifique os tipos de citação que a autora apresenta em seu texto. [MATOS, O. Discretas esperanças. São Paulo: Nova Fronteira, 2006. P. 48].
Pensar é o oposto de servir: segundo Lefort, não pensar não significa não querer pensar, mas querer não pensar (LEFORT, 1992), o que é, assim fruto de um esforço. Sem possibilidade de imaginar o próprio presente, as pessoas que se adaptam (ao momento) relativamente sem esforço, “revelam-se como não emancipadas, na medida em que, aos domingos, deixam de lado qualquer reflexão nos estádios esportivos”. (ADORNO, 1995, p. 80)
Citação indireta / citação direta curta.
6 - Na hipótese de encontrarmos diversos documentos de um mesmo autor, publicados num mesmo ano, devemos diferenciá-las da seguinte maneira:
Usamos letras minúsculas, em ordem alfabética, após a data e sem espacejamento.
7 - Quando há mais de três autores, há uma regra específica. Assinale a única opção que apresenta a regra da ABNT para este caso.
SANTOS, A.(et. al). Educação a distância. Curitiba: Ibpex, 2001.
8 - Há uma regra específica na hipótese de autoria desconhecida. Marque a única opção correta que apresenta a regra sugerida pela ABNT para autoria desconhecida.
EDUCAÇÃO ambiental no século XX. Rio de Janeiro: Record, 2001.
9 - Conforme ABNT, quando há coletâneas, ou seja, obras coletivas, deve-se referenciar a pessoa responsável. Marque a opção que segue a referida regra.
GALLET, Luciano (Org.). Canções populares brasileiras. Rio de Janeiro: Carlos Wehns, 1851. 1 partitura (23 p.). Piano.
10 - O conjunto de atividades acadêmicas desenvolvidas nas instituições de ensino superior, cuja publicidade acontece através de publicações especializadas, congressos, fóruns que apresentam à sociedade o resultado de pesquisas são denominados de:
Produção científica.
11 - Estudamos que o trabalho monográfico se caracteriza pela delimitação do tema e pela profundidade do tratamento. Sobre esta atividade acadêmica, podemos afirmar que:
Em geral é exigido ao final de um curso de graduação em que o estudante demonstra que realizou investigações mais profundas sobre determinado tema.
12 - Sobre Trabalhos de Conclusão de Curso, pode-se afirmar que há diferença entre mestrado e doutorado. Nesse sentido, marque a única opção correta:
Enquanto no mestrado há, ainda, uma iniciação à pesquisa científica, no doutorado já se exige plena autonomia intelectual, certo grau de originalidade e inventividade.
13 - O planejamento se afigura como tarefa essencial para o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos e científicos, por isso todo e qualquer trabalho de conclusão de curso deverá conter alguns elementos importantes. Sobre sua estrutura podemos afirmar
II - Os elementos textuais que configuram a parte do trabalho em que é exposta a matéria.
III – A capa de um trabalho representa um elemento pré-textual e tem a finalidade de identificar o trabalho.
14 - Com relação à lista de referências, como elemento pós-textual:
Devem ser alinhadas à margem da esquerda da folha e espaçamento duplo entre as referências.
15 - Com relação à formatação dos parágrafos devemos respeitar as seguintes regras:
Iniciar a primeira linha, com recuo de 1,25 cm da margem esquerda com espaço de 1,5 cm nas entrelinhas e no modo justificado.

Outros materiais