Buscar

AGROPECUÁRIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AGROPECUÁRIA 
O que é agropecuária
Agropecuária é o estudo, teoria e prática da agricultura e da pecuária, em uma relação de reciprocidade. É uma das áreas do setor primário responsável pela produção de bens de consumo. 
A agropecuária é uma atividade exercida, principalmente, por pequenos produtores, que unem as técnicas da agricultura - cultivo de plantas e hortaliças - com a pecuária, que é criação de animais (gado, suínos, aves, equinos e etc)
É através da agropecuária que são obtidos alguns dos produtos essenciais para o cotidiano da vida em sociedade, como carnes, legumes e outras substâncias de origem animal e vegetal. Exemplo: ovos, leite, manteiga, cereais, grãos (arroz e feijão, por exemplo), entre outros. 
Além dos bens de consumo para o ser humano, a agropecuária também é responsável pela produção de matérias-primas utilizadas na confecção de cosméticos, remédios, combustíveis e demais produtos de grande importância para a vida moderna. 
Agropecuária extensiva: ausência de tecnologia, baixa produtividade e mão de obra totalmente familiar.  
Agropecuária intensiva: muita tecnologia e pouca mão de obra, além de ter índices de produtividade bastante elevados. É uma prática em áreas desenvolvidas. 
Agropecuária intensiva com mão de obra: ausência de tecnologia, baixa produtividade, mas com muitos trabalhadores. É uma prática em áreas subdesenvolvidas. 
No Nordeste, há quatro paisagens naturais diferentes: 
O Meio-Norte, prolongamento da Amazônia;
O Sertão, que corresponde à área mais seca; 
a Zona da Mata, que ocorre nos trechos mais úmidos no litoral e finalmente, 
O Agreste, transição entre os dois últimos.
Agreste 
Uma área na Região Nordeste do Brasil de transição entre a Zona da Mata e o Sertão, que se estende por uma vasta área dos estados brasileiros da:
 Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. 
Sub-regiões do Nordeste: 1 • Meio-Norte, 2 •Sertão, 3 • Agreste e  4 • Zona da Mata
Possui solo essencialmente pedregoso, rios intermitentes (temporários), vegetação rala e tamanho pequeno (mirtáceas, combretáceas, leguminosas e cactáceas). Tecnicamente, o agreste junto ao sertão compõem o ecossistema denominado caatinga.
10
Possui, por ser marcadamente terreno de transição, áreas onde há maior umidade, os brejos. O principal acidente geográfico da região é o planalto da Borborema - que apresenta vegetação tropical e florestada, consorciada com o clima úmido nas áreas altas e região da encosta leste; e vegetação de caatinga, consorciada com o clima semi-árido e seco, nas áreas baixas ao centro e oeste do planalto.
No agreste predominam pequenas e médias propriedades rurais onde se desenvolvem a policultura (cultivo de diversos tipos de plantas) e a pecuária leiteira. Seus produtos abastecem o maior mercado consumidor do nordeste - a Zona da Mata. O Agreste é uma área de transição entre a Zona da Mata, de clima tropical úmido, e o Sertão, de clima semiárido.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais