Buscar

otorrino

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

RESUMO- PROPEDÊUTICA EM OTORRINO
A propedêutica em otorrinolaringologia não é difícil e a maior parte é armada, lançando mão de instrumentos para realizar a propedêutica e o exame é feito através de cavidades (oral, nasal). 
Instrumentos- espéculos, abaixador de língua, otoscópio e precisamos saber manusear esses instrumentos para não machucar os pacientes, principalmente na realização de procedimentos. 
Essa aula é baseada em vídeos para ser algo mais prático. 
Propedêutica do segmento cabeça e pescoço- deve ser iniciada com inspeção do segmento como um todo.
Observar a pele, relevos do rosto, nariz, olho (não excluímos da propedêutica). A sinusopatia (sinusite) pode causar uma celulite periorbital formando uma lesão na face (causa edema como se fosse um tumor do seio frontal, por exemplo). O couro cabeludo também deve ser avaliado. 
Anatomia topográfica da superfície da cabeça e pescoço:
Ex: No internato chega para vocês uma paciente vitima de agressão física com um corte e devemos registrar no prontuário qual o tipo de lesão (cortante, contusa), com ou sem exsudato, corpo estranho e o local acometido (ser mais preciso na descrição). Por isso é interessante o conhecimento da anatomia topográfica para identificar o local exato da lesão (habituar com os termos da anatomia que engloba a cabeça até o início do tórax). 
Com relação ao pescoço, os níveis cervicais para esvaziamento cervical (isso é mais no sentido de lembrança para os alunos). 
Na especialidade descrevemos um nódulo baseado nos níveis cervicais e que são importantes para definir o tratamento. Ex: um câncer de lábio geralmente dá metástase nos níveis 1 e 2 e se a taxa de metástase desse câncer for superior a 20% deve tirar os linfonodos e tecido gorduroso da região com probabilidade de metástase. Laringe, por exemplo, dá mais nos níveis 3 e 4. Isso quem define é o especialista.

Outros materiais