Buscar

Questões Norteadoras 4

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ
Curso: Medicina
Componente Curricular: APSC 1
Nome: Caio Tarcisio Honório Da Silveira
Matrícula: 1720020892
Professor(a) Responsável: Risomar da Silva
4) Como as famílias/pessoas se organizam em busca de cuidados para saúde?
 O conceito de saúde, por mais abrangente que seja, não está apenas relacionado a estar doente ou não. Há toda uma complexidade envolvendo o bem-estar pessoal, condições mentais e sociais. Como podemos ver, a temática em sí pode envolver diversos variantes no que se refere aos fatores ativos da saúde do indivíduo, como a ação do Estado, condições ambientais e estruturais urbanas.
 Pessoalmente, acredito que o mais significativo fator em como as famílias e pessoas organizam-se para a busca de cuidados para a saúde seja o cunho social. As circunstancias de educação, acesso a informação são determinantes para a busca de tratamentos de suas doenças bem como a criação de hábitos saudáveis pelos indivíduos. Muitas vezes, por estarmos nos referindo a pessoas de classe baixa e sem acesso a educação, nos estamos referindo a pessoas que não possuem o conhecimento suficiente para buscar cuidados para sua saúde nem para questionar (o Estado) pelo meio em que vivem.
 Por tanto, hoje não há um significativa busca por cuidados na saúde, basta salientar que são uma pequena porcentagem. Basicamente, a “busca” que ocorre hoje se dá através dos próprios ACS’s, mostrando ainda mais a importância deste trabalho no auxilio a população carente e os cuidados com sua saúde. 
 Sendo assim, acredito que o investimento em medidas que busquem o cidadão sejam mais efetivas. Mais campanhas informativas, maiores medidas dentro das escolas, entre outros. Afinal, é dever do Estado garantir a proteção e qualidade de vida dos cidadãos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais