Buscar

TRIBUTÁRIO II

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

QUESTIONÁRIO DE REVISÃO – D. TRIBUTÁRIO – AV 1
1-Qual a distinção entre imunidade e isenção? 
A imunidade significa impossibilidade constitucional de tributar sobre aquela específica situação, ainda que o fisco queira, ele jamais poderá cobrar tributo. Na isenção há o poder de tributar, mas o fisco dispensa, por lei, o tributo, ou seja, o fisco aqui pode cobrar mais não quer.
2-A imunidade deve ser interpretada de maneira ampla ou restrita? Qual a justificativa? 
Deve ser interpretadas de maneira ampla, uma vez que envolve a aplicação da CR/88. É assim que entende a doutrina e também vem aplicando o STF. Se o objetivo é proteger alguns direitos fundamentais, restringi-las poderá diminuir a proteção desses direitos que estão por trás de uma norma de imunidade.
3-O que são as isenções heterônomas? Elas são possíveis no Brasil? Responda fundamentadamente.
É aquela imposta por terceiro em relação ao ente que detém competência pra tributar, constrangendo – o a deixar de tributar em determinadas hipóteses, ainda que com competência constitucional para tanto. Não é possível no Brasil, pois como regra geral tem previsão no artigo 151, III, que veda a União instituir isenções de tributos de competência dos E, DF e M.
4-Sobre a repartição das receitas tributárias do IPVA, assinale a opção correta, segundo a CRFB/88: 
( ) Pertencem aos Municípios: 25% do produto da arrecadação do imposto do Estado sobre a propriedade de veículos automotores licenciados em seus territórios. 
( ) Pertencem aos Municípios: 35% do produto da arrecadação do imposto do Estado sobre a propriedade de veículos automotores licenciados em seus territórios. 
( ) Pertencem aos Municípios: 46,5% do produto da arrecadação do imposto do Estado sobre a propriedade de veículos automotores licenciados em seus territórios. 
(x) Pertencem aos Municípios: 50% do produto da arrecadação do imposto do Estado sobre a propriedade de veículos automotores licenciados em seus territórios.
5-Assinale a opção que demonstra a noção adequada do princípio da anterioridade genérica: 
( ) Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é permitido à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios cobrar tributos no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou 
( x ) Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios cobrar tributos no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou 
( ) Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é facultado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios cobrar tributos no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou 
( ) Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é lícito à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios cobrar tributos no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou
6-Assinale a opção que demonstra os fatos geradores da taxa: 
( ) o exercício, efetivo ou potencial, do poder de polícia ou pela utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposição. 
( ) o exercício, potencial, do poder de polícia ou pela utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposição. 
( x) o exercício, efetivo, do poder de polícia ou pela utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposição. 
( ) o exercício do poder de polícia ou pela utilização, unicamente potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposição.
7-Assinale a opção que demonstra a noção adequada do princípio da capacidade contributiva:
(x) trata-se da concretização da igualdade formal no âmbito da tributação. 
( x ) trata-se da concretização da isonomia material no âmbito da tributação. 
( ) trata-se da concretização da idéia de que o dinheiro não tem cheiro. 
( ) trata-se da concretização da idéia de que o dinheiro tem cheiro.
8-Assinale a opção que demonstra a noção adequada do princípio da noventena: 
( ) Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios cobrar tributos antes de decorridos noventa e cinco dias da data em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou. 
( ) Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios cobrar tributos antes de decorridos noventa e nove dias da data em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou. 
(x) Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios cobrar tributos antes de decorridos noventa dias da data em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou. 
( ) Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios cobrar tributos antes de decorridos noventa e sete dias da data em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou.
9-Assinale a opção que demonstra a noção adequada do princípio da anterioridade genérica: 
( ) Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é permitido à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios cobrar tributos no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou 
(x) Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios cobrar tributos no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou 
( ) Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é facultado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios cobrar tributos no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou 
( ) Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é lícito à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios cobrar tributos no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou
10-Marque a opção que apresenta o conceito de tributo no Brasil: 
( ) Tributo é toda prestação pecuniária facultativa, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada. 
( ) Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada. 
( ) Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente discricionária. 
( x ) Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.
CASO CONCRETO
“Receita decide tributar dinheiro devolvido por delatores da Lava-Jato
Depois de muita discussão interna, a Receita Federal decidiu tributar o dinheiro devolvido pelos delatores da Operação Lava-Jato. O Ministério Público chegou a ponderar em conversas reservadas que a cobrança de imposto de renda e multa, sobre valores milionários, poderia dificultar novas delações. “Mas a Receita concluiu que não há base legal para anistiar os investigados que
decidiram colaborar com a Justiça e restituir a propina desviada de contratos da Petrobras.” Identifique e discorra sobre o princípio que, em tese, autoriza a tributação referida.
Obs 1: A resposta deverá ser entregue no dia da AV1, quando o aluno entregar a sua prova.
Obs 2: A resposta deverá ser manuscrita (à mão), sob pena de valer apenas 0,5 ponto.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Perguntas Recentes