Buscar

APOL 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Administração Estratégica
No processo de construir organizações de aprendizado, as pessoas são apresentadas como feitas para o aprendizado, e as organizações como entidades sociais (que envolvem pessoas) acabam herdando esta característica.
Qual das alternativas abaixo melhor define aprendizado gerador?
Nota: 20.0
	
	A
	O aprendizado gerador exige novas formas de olhar o mundo.
Você acertou!
Alternativa “a”. O aprendizado gerador difere do aprendizado adaptável, pois este segundo está relacionado à cópia, enquanto o primeiro exige novas formas de olhar o mundo, para entender clientes, ou para administrar melhor uma empresa (MINTZBERG et al., 2006 cap. 2.4 pgs. 67 e 68).
	
	B
	O aprendizado gerador está relacionado à cópia do que já foi realizado.
	
	C
	O aprendizado gerador exige a cópia do que já foi realizado.
	
	D
	O aprendizado gerador está relacionado aos métodos tradicionais de visão
	
	E
	O aprendizado gerador exige apenas entender o histórico organizacional.
Questão 2/5 - Administração Estratégica
O trabalho do gerente no contexto organizacional é apresentado em três diferentes esferas, sendo elas o nível de informação, o nível de pessoas e o nível de ação.
Assinale a alternativa que melhor representa o modelo onde o gestor atravessa estes três níveis em seu processo de gestão, vindo do núcleo para fora, usando informações para conduzir pessoas e praticar ações:
Nota: 20.0
	
	A
	chefia
	
	B
	intuição
	
	C
	comunicação
	
	D
	dedução
Você acertou!
Alternativa “d”. O método dedutivo refere-se à atuação do gerente usando informações para conduzir as pessoas e praticar as ações, vindo portanto de dentro para fora (informações, pessoas e ações)  (MINTZBERG et al., 2006 cap. 2.1 pgs. 56-58).
	
	E
	execução
Questão 3/5 - Análise Econômica
Enquanto mudanças nos preços provocam alterações nas quantidades demandadas, resultando em deslocamentos ao longo da curva demandada, outros fatores, como mudanças na renda dos consumidores ou em preços de bens substitutos ou correlatos, alterações de preferências, expectativas provocam deslocamentos da curva da demanda.
 
Tais movimentos são apresentados no gráfico a seguir.
Considerando as discussões sobre os deslocamentos da curva de demanda assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	Deslocamentos da curva da demanda para a direita indicam aumentos da demanda. Por outro lado, deslocamentos para a esquerda indicam redução da demanda.
Você acertou!
De acordo com Tebchirani (2011, p.40) deslocamentos da curva da demanda para a direita indicam aumentos da demanda. Por outro lado, deslocamentos para a esquerda indicam redução da demanda.
	
	B
	Deslocamentos da curva da demanda para a esquerda indicam aumentos da demanda. Por outro lado, deslocamentos para a direita indicam redução da demanda.
	
	C
		Deslocamentos da curva da demanda para a direita indicam simultaneamente aumento e redução da demanda.
	
	D
	Deslocamentos da curva da demanda para a esquerda indicam simultaneamente aumento e redução da demanda.
Questão 4/5 - Análise Econômica
A investigação científica da economia utiliza argumentos positivos e normativos, de modo a explicar e a prever fenômenos por meio de modelos logicamente consistentes, que representam uma realidade simplificada eliminando detalhes irrelevantes.
Assinale a alternativa que define corretamente os argumentos normativos.
Nota: 20.0
	
	A
	São subjetivos, isto é, contêm juízo de valor. Não expressam a opinião do analista com base em seus valores e em sua percepção da realidade e não indicam, preponderantemente, como o sistema deveria funcionar e sim como ele verdadeiramente funciona.
	
	B
		São simultaneamente objetivos e subjetivos, isto é, contêm juízo de valor. Expressam a opinião do analista com base em seus valores e em sua percepção da realidade e indicam, preponderantemente, como o sistema deveria funcionar e não como ele verdadeiramente funciona.
	
	C
	São objetivos, isto é, não contêm juízo de valor. Expressam a opinião do analista com base em seus valores e em sua percepção da realidade e indicam, preponderantemente, como o sistema deveria funcionar e não como ele verdadeiramente funciona.
	
	D
	São subjetivos, isto é, contêm juízo de valor. Expressam a opinião do analista com base em seus valores e em sua percepção da realidade e indicam, preponderantemente, como o sistema deveria funcionar e não como ele verdadeiramente funciona.
Você acertou!
De acordo com Tebchirani (2011, p.14) os argumentos normativos são subjetivos, isto é, contêm juízo de valor. Expressam a opinião do analista com base em seus valores e em sua percepção da realidade e indicam, preponderantemente, como o sistema deveria funcionar e não como ele verdadeiramente funciona.
Questão 5/5 - Administração Estratégica
O comportamento dos gestores nas organizações é apresentado segundo três padrões, sendo eles os artistas, os artesãos e os tecnocratas. De acordo com os modelos teóricos, se há interesse em mudar uma corporação, deve-se mudar as pessoas, pois são elas que realmente conduzem aos resultados que se obtém.
Com base nos conceitos sobre artistas, artesãos e tecnocratas, analise as afirmativas abaixo, e assinale a alternativa correta:
I-          O comportamento dos artistas, artesãos e tecnocratas diferem somente no que diz respeito ao nível hierárquico de atuação entre os três.
II-         Um tecnocrata é um profissional cujo perfil é extremamente conservador, controlado, sério, analítico, objetivo, determinado, cerebral e metódico.
III-        O artesão vê a organização como uma instituição duradoura, com vida própria, um passado e um futuro, da qual eles são responsáveis.
IV-       A organização é uma instituição estática, que deve possuir ferramentas próprias e definitivas de controle para continuar atingindo seus resultados.
Nota: 20.0
	
	A
	I e IV apenas
	
	B
	II e IV apenas
	
	C
	III e IV apenas
	
	D
	II e III apenas
Você acertou!
d) II e III apenas. A questão I está errada, pois o comportamento está relacionado ao caráter do indivíduo. A questão IV está incorreta, pois a organização está em um ambiente dinâmico e seus resultados dependem de inúmeros fatores, por isso busca-se transformá-la em organização de aprendizado, aprimorando através do próprio conhecimento e do conhecimento de mercado. As demais questões (II e III) estão corretas (MINTZBERG et al., 2006 cap. 2.2 pgs. 58-59).
	
	E
	I e II apenas

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais