Buscar

Planejamento e programas de Manutenção Industrial

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Planejamento e programas de Manutenção Industrial
Procedimentos com equipamentos de segurança
Mesmo com o uso de equipamentos de segurança, muitos trabalhadores sofrem lesões por não saberem como usar os EPI´s.
Acidentes de trabalho acontecem por uma série de razões, mas os equipamentos mal conservados é uma das principais causas. Os acidentes relacionados com equipamentos podem ocorrer quando o equipamento não funciona como deveria, ou quando as pessoas utilizam equipamentos, mas não são devidamente treinados para operá-los. Os procedimentos com equipamentos de segurança devem ser implementados no local de trabalho para manter os operadores em segurança e para manter o funcionamento do equipamento corretamente.
Treinamento
A formação insuficiente é uma das principais causas de acidentes. Operadores de equipamentos mal treinados não estão preparados para reagir corretamente se algo der errado. Implementar um programa de treinamento que consiste em aulas práticas e teóricas é extremamente louvável. O treinamento em sala de aula dá aos participantes o conhecimento das emergências críticas, como e o que fazer se o equipamento pegar fogo. Já o treinamento prático ensina aos participantes as técnicas adequadas de utilização dos equipamentos de trabalho.
Manutenção preventiva
Implementar um programa preventivo de manutenção para manter seu equipamento funcionando perfeitamente é fundamental. Os programas de manutenção preventiva ajudam a manter o equipamento na melhor forma e permitir que as equipes de manutenção detectem erros evitáveis. Como parte dos programas de manutenção preventiva eficazes, os funcionários responsáveis pela programação de manutenção devem conhecer a rotina do equipamento. Eles verificam o funcionamento interno do equipamento, certificando-se que todos os fluidos são limpos e em sua capacidade e que partes vitais do equipamento, tais como os freios, estão em pleno funcionamento. Operadores devem testar equipamento enquanto ele está sendo executado para detectar possíveis problemas. Equipes de manutenção podem testar rolamentos, engrenagens, motores e fios elétricos, como parte do programa de manutenção preventiva.
Equipamento de proteção individual
Mantenha os funcionários em segurança através da implementação de equipamentos de proteção pessoal e procedimentos sobre o processo dos equipamentos de segurança. Esses equipamentos incluem capacetes, óculos de proteção ou óculos de segurança, botas com bico de aço, luvas, chaves de volta e coletes reflexivos. Insista para que os operadores de equipamentos e máquinas utilizem os equipamentos de proteção pessoal quando estiverem operando qualquer tipo de máquinas e tornar isto uma parte integrante do seu procedimento de segurança. A qualquer momento, os funcionários que estão operando equipamentos no local de trabalho, devem usar equipamentos de proteção pessoal, e uma lista dos equipamentos de segurança deve ser incluída nos manuais de recursos humanos. Também devem ser afixados avisos nas salas de descanso ou outras áreas comuns notificando os funcionários que os equipamentos de proteção individual são necessários. 
 Os funcionários recebem a capacitação necessária para realização do trabalho, 60 por cento é formado por profissionais que estão sempre se atualizando com o mercado, em quanto quarenta por cento restante contam com a experiência Vivida e adquirida.
    Dependendo do posto de trabalho, o colaborador tem que ser especializado como no caso do alinhador e balanceador, que recebeu treinamento especificado para a realização da atividade.
 sabendo se  que  uma empresa que sempre recicla seus funcionários, Aumentando o conhecimento,  as chances de acidente são totalmente reduzidas,  assim como os treinamentos constantes podemos afirmar que a qualidade dos serviços e do produto final será positivo.
o técnico de segurança da empresa já realiza algumas palestras para os colaboradores e orienta os mesmos em cada atividade mostrando as limitações,  riscos e a forma correta executar o trabalho.
O estoque da empresa é dividido em várias sessões peças pequenas como parafuso até mesmo o Molejo completo pode ser encontrados facilmente através do sistema que empresa usa para localização, contando com marcações visíveis e fáceis de serem localizados.
materiais perigosos são estocados em locais demarcados e sinalizadas.
as ferramentas como são grandes possui lugares apropriados para serem guardados.
  todo  serviço executado possui uma ordem no qual específica os dados do veículo,  as peças A serem usadas,   o nome do profissional que executará,  data  e hora  da entrada.
Todo    o material usado é separado e descartado, e produtos contaminantes como óleo e graxa são coletados por uma empresa especializada.
A empresa conta também com um decantado de resíduos onde ficam retidos sujeiras contaminantes que poderiam ir para o esgoto.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais