Buscar

Modelo Contestação Procedimento Comum

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da 1ª Vara CÍVEL da Comarca de PARANAVAÍ – Estado do Paraná
		
Autos n.º 0000243-37.2017.8.16.0130
CLÁUDIO FARINHA DOS SANTOS NEVES AUGUSTO, já qualificado na inicial, neste ato devidamente representados por seu procurador judicial que esta subscreve, conforme instrumento de mandato incluso (doc. 01), advogado regularmente inscrito na OAB/PR. sob n.º 00.000, com escritório profissional sito à Rua XXX, n.º xx, nesta cidade e comarca de Paranavaí, Estado do Paraná, CEP 00.000-000, e-mail adv.adv@adv.com onde recebe avisos e intimações, vem com devido respeito à presença de Vossa Excelência, nos presentes autos de Ação Ordinária, com fundamento nos artigos 332, 335 e seguintes do Código de Processo Civil e artigo 445 do Código Civil, apresentar
 CONTESTAÇÃO, nos termos que seguem:
I – SÍNTESE DA PETIÇÃO INICIAL
Trata-se de ação ordinária interposta pelo Autor em face do Réu pleiteando a devolução de um veículo FIAT STRADA 2014/2015, no valor de 28.000,00 (vinte e oito mil reais), adquirido do Réu em data de 10/05/2016 sendo que demonstra que detectou um suposto vício redibitório em data de 20/05/2016 pela suposta perda de valor de mercado do veículo.
Em que pesem as alegações iniciais, estas não merecem prosperar, eis que desprovidas de fundamentos plausíveis, tal qual adiante se verá. 
II –DA pREJUDICIAL DE MÉRITO
1 – da decadência – ART. 445, §1º CC c/c ART. 332, §1º DO cpc
Excelência, insta salientar que a presente ação foi proposta apenas em 10/04/2017.
 Assim, considerando que o início do prazo decadencial, nos termos do art. 445, §1º do CC, ocorreu no momento que o Autor tomou ciência do suposto vício, ou seja, em 20/05/2016, tem-se CONFIGURADA A DECADÊNCIA do objeto, nos termos do Art. 445, §1º do Código Civil.
O ilustre doutrinador Felipe Cavalcante, em seu livro “Contratos e o Vício Redibitório”, elucida que o prazo para a reclamação acerca do suposto vício decai em 180 dias, como abaixo de evidencia:
O prazo de reclamação do vício redibitório é dividido em duas etapas, quais sejam: bem móvel e bem imóvel; vício de fácil e difícil constatação.
Bem móvel pode ser exemplificado na venda e compra de veículo, bem imóvel em apartamento; vício de fácil constatação é aquele aparente, e o de difícil é o contrário, vício não aparente, de difícil percepção.
Seguindo essa linha temos os seguintes prazos:
Se o bem for móvel e o vício de fácil constatação, o prazo é de 30 dias para o adquirente reclamar (prazo contado a partir da tradição do bem).
Se o bem for móvel, mas o vício for de difícil constatação, então o prazo será de 180 dias para reclamação.
Se o bem for imóvel (e aqui não há o estabelecimento de fácil ou difícil constatação, então tanto faz essa condição) o prazo será de 1 (um) ano. (Grifo nosso)
CAVALCANTE, Felipe. Contratos e o vício redibitório . Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 19, n. 4175, 6 dez. 2014. Disponível em: <https://jus.com.br/artigos/31030>. Acesso em: 19 maio 2017.
A Jurisprudência versa no mesmo sentido, senão vejamos:
TJ-RS - Recurso Cível 71005300645 RS (TJ-RS)
Data de publicação: 26/02/2015
Ementa: RECURSO INOMINADO. CIVIL. COMPRA E VENDA DE VEÍCULO USADO. VÍCIO OCULTO. REMARCAÇÃO DO CHASSI. RESCISÃO CONTRATUAL. DECADÊNCIA IMPLEMENTADA. O direito do adquirente de obter a redibição ou abatimento no preço de bens móveis, cujo vício, por sua natureza, só puder ser conhecido mais tarde, decai em cento e oitenta dias, contados do momento em que dele tiver ciência. Considerando que o autor teve ciência da remarcação do chassi quando feita a vistoria pela Seguradora, a qual ocorreu em 21/03/2014 (fl. 20), encontra-se implementada a decadência, vez que proposta esta demanda somente em 26/06/2014. E, em se tratando de matéria de ordem pública, cabível o reconhecimento da decadência, mesmo de ofício. Feito extinto, de ofício, restando prejudicado o recurso. DECADÊNCIA RECONHECIDA DE OFÍCIO. RECURSO PREJUDICADO. UNÂNIME. (Recurso Cível Nº 71005300645, Primeira Turma Recursal Cível, Turmas Recursais, Relator: Pedro Luiz Pozza, Julgado em 24/02/2015).
Desta forma, resta cabalmente demonstrada a incidência da DECADÊNCIA, o que deve acarretar LIMIARMENTE a improcedência do pedido, nos termos do §1º do art. 332 do Código de Processo Civil.
Entretanto, caso não seja esse o entendimento adotado por Vossa Excelência, passemos a análise do mérito.
III – DO MÉRITO
Também em relação ao mérito nenhuma razão assiste ao Autor.
No caso em tela é bem sabido que, ao adquirir um veículo, tais informações podem, facilmente, ser encontradas e verificadas pelo comprador, motivo pelo qual se verifica que não havia vício algum na venda do referido veículo, ainda mais pelo que o autor adquiriu o veículo pelo valor de R$4.000,00 (quatro mil reais) abaixo do preço de mercado, o que evidencia a vantagem econômica que autor recebeu na compra do veículo em tela, demonstrando que nenhum prejuízo foi imposto ao mesmo.
No mesmo sentido, a remarcação do chassi na forma em que ocorreu, não prejudica em nada a posterior venda do veículo, uma vez que não obsta até mesmo sua venda por meio de financiamento, o que demonstra que o seu valor de mercado não foi prejudicado pela remarcação do chassi, o que resta demonstrado pelas 3 (três) simulações de financiamento (doc. 02) efetuadas em três diferentes garagens de vendas de veículos, por três diferentes financeiras, sendo que em todas elas o veículos foi aprovado para ser financiado pelo valor normal de mercado.
Assim, resta cabalmente demonstrado a ausência de prejuízo causado ao autor, pela inexistência de desvalorização do veículo no mercado, motivo pelo qual se pugna pela total IMPROCEDÊNCIA DA PRESENTE DEMANDA.
iV – DOS REQUERIMENTOS
De acordo com o exposto requer:
a) O reconhecimento da prejudicial de mérito que exige LIMINARMENTE a IMPROCEDÊNCIA DO PEDIDO, nos termos do artigo 332, §1º do CPC, tal qual demonstrado no item II, retro;
b) Que a presente demanda seja julgada TOTALMENTE IMPROCEDENTE;
c) A condenação do Autor ao pagamento das custas e honorários sucumbências, em no mínimo 10% e no máximo 20% sobre o valor da condenação;
d) Protesta por todos os meios de prova em direito admitidos;
Quanto ao mérito, requer-se TOTAL IMPROCEDÊNCIA da presente demanda, uma vez que inexistem fundamentos ensejadores de provimento.
Nestes termos,
Pede deferimento.
Paranavaí – PR, 19 de maio de 2017.
____________________________
Advogado – Oab/Pr 00.000
ROL DE DOCUMENTOS:
Doc. 01 – Procuração;
Doc. 02 – 03 (três) simulações de financiamento.
6

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Perguntas Recentes