Buscar

Atividade Habilidades do Administrador.docx

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina: TGAII
	Profa. Ma.Vera Lúcia Martins
	Data:___ /08/2017
	Unidade 1 
	Habilidades e Competências do Administrador
	Atividade
	
01 – Robert Katz, em 1955, descreveu a importância de grupos de habilidades para que o gestor consiga alcançar resultados profissionais relevantes. Ele agrupou essas habilidades em conceituais, técnicas e humanas. Para esse autor, existe uma relação dessas habilidades com os níveis administrativos. Portanto, um grupo de habilidades estará mais presente em determinado nível administrativo. Com base na teoria de Katz, é correto afirmar que: 
na medida em que se sobe para níveis mais elevados da organização, aumenta-se em igual proporção a necessidade de habilidades conceituais, técnicas e humanas.
na medida em que se sobe para níveis mais elevados na organização, aumenta-se a necessidade de habilidade técnicas, enquanto se diminui a necessidade de habilidades conceituais.
na medida em que se sobe para níveis mais elevados da organização, diminui-se a necessidade de habilidades técnicas, enquanto aumenta-se a necessidade de habilidades conceituais.
na medida em que se sobe para níveis mais elevados da organização, aumenta-se a necessidade de habilidades humanas, enquanto se diminui a necessidade de habilidades técnicas e conceituais.
Na medida em que se desce para os níveis mais baixos da organização, aumenta-se a necessidade de habilidades conceituais.
02. O administrador pode ser o presidente, diretor, gerente ou supervisor, dependendo do nível que ocupa, mas é uma figura essencial e indispensável para as organizações, qualquer que seja o seu tamanho ou tipo. Em outras palavras o administrador pode estar situado em um dos três níveis organizacionais. Em cada um desses níveis organizacionais, o papel do administrador é diferente. 
Assinale a alternativa correta: 
a) Nível Institucional: é o nível administrativo mais elevado da organização. É constituído pelo presidente e diretores que compõem a alta administração e tomam as principais decisões da organização.
 b) Nível Intermediário: é o nível administrativo mais baixo de todos. É o nível mais íntimo da organização. É o nível que administra a execução e a realização das tarefas e atividades cotidianas. 
c) Nível Operacional: é o nível que articula internamente o nível institucional com o nível operacional da organização. É o meio de campo, composto por gerentes. 
d) Nível Institucional: é o nível que articula internamente o nível institucional com o nível operacional da organização. É o meio de campo, composto por gerentes. 
e) Nível Intermediário: é o nível administrativo mais elevado da organização. É constituído pelo presidente e diretores que compõem a alta administração e tomam as principais decisões da organização. 
03. Uma habilidade é a capacidade de transformar conhecimento em ação e que resulta em um desempenho desejado. Assinale a alternativa correspondente aos conceitos das três habilidades do administrador:
 I. Envolvem o uso de conhecimento especializado e facilidade na execução de técnicas relacionadas com o trabalho e com os procedimentos de realização. 
II. Envolvem a capacidade de comunicar, motivar, coordenar, liderar e resolver conflitos pessoais e grupais.
 III. Envolvem a visão da organização ou da unidade organizacional como um todo, a facilidade em trabalhar com ideias e conceitos, teorias e abstrações. 
a) I – Habilidades Conceituais; II – Habilidades Humanas; III – Habilidades Técnicas.
b) I – Habilidades Técnicas; II – Habilidades Conceituais; III – Habilidades Humanas. 
c) I – Habilidades Humanas; II – Habilidades Técnicas; III – Habilidades Conceituais. 
d) I – Habilidades Técnicas; II – Habilidades Humanas; III – Habilidades Conceituais. 
e) I – Habilidades Humanas; II – Habilidades Conceituais; III – Habilidades Técnicas.
04 – Leia o trecho abaixo e formate uma opinião do seu grupo de estudo sobre o que leva ao sucesso de um administrador.
Com relação ao sucesso de um administrador, Maximiniano (2000, p. 76), afirma que, normalmente, [...] o sucesso profissional não está inteiramente correlacionado com aquilo que lhe foi ensinado, com o seu brilhantismo acadêmico ou com o seu interesse pessoal em praticar o que lhe foi ensinado nas escolas. Esses aspectos são importantes, porém estão condicionados às características de personalidades, ao modo pessoal de agir de cada um. 
05 – Voce acredita que o modelo Katz atende a realidade empresarial atual? Justifique sua resposta. 
Vergara (2000, p. 39) chama a atenção para a necessidade de que seja revisto o modelo proposto por Katz. Largamente utilizado pelas empresas até hoje, o modelo de Katz argumenta que existem três habilidades no interior das empresas: técnicas, humanas e conceituais. Tais habilidades variariam à medida que se caminhasse entre os níveis de supervisão, intermediário e de alta direção. Ao passar dos níveis inferiores da hierarquia organizacional para os níveis superiores, aumentaria a necessidade das habilidades conceituais, em detrimento das técnicas. Ocorre que as empresas mudaram e as estruturas hierárquicas que davam sentido a esse raciocínio estão esfacelando-se. Diante da complexidade do contexto em que os gestores tem que atuar, ficam cada vez mais tênues, mais fracas, as distinções entre os momentos e os espaços em que as diversas competências se fazem necessárias. Se a visão sistêmica e a orientação estratégica, por exemplo, são competências hoje requeridas de todos os membros da empresa, a adoção do modelo de Katz pode comprometer os esforços da gestão de pessoas para um mundo tão diferente da época na qual ele foi proposto. Ë como se andássemos de carroça numa via expressa. 
06 – Pfeffer (1994) trás a discussão a necessidade de multiplicidade de habilidades como forma de manter a empregabilidade. Voce concorda com o posicionamento do autor? Justifique sua resposta. 
Pfeffer (1994) salienta que a autonomia dos funcionários, equipes auto-gerenciadas e até mesmo uma estratégia de auto-ordenado dependem da existência de pessoas que não apenas sejam dotadas de poder para fazer as mudanças e aperfeiçoamento em produtos e processos, mas também das habilidades necessárias para fazer tal coisa. Conseqüentemente, uma parte integral da maioria dos novos sistemas de trabalho é um empenho maior em treinamento e desenvolvimento de habilidades. 
O mesmo autor afirma que a multiplicidade de habilidades também é um adjunto útil a políticas que prometem segurança de emprego. Afinal, é mais fácil manter as pessoas no trabalho se tiverem habilidades múltiplas e puderem fazer coisas diferentes. Além disso, manter níveis de emprego, às vezes, obriga as organizações a encontrarem novas tarefas para pessoas, muitas vezes surpreendentes.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais