Buscar

Licenciatura em Pedagogia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Licenciatura em Pedagogia
Disciplina: Estudos Disciplinares VIII (TG)
TRABALHO EM GRUPO -
São Gabriel da Palha
2017
Como um professor pode fazer a diferença diante de uma dificuldade de aprendizagem? Qual a importância das reflexões do professor, a partir da suapercepção dos aspectos do desenvolvimento e do percurso de vida escolar dos alunos?
	Atualmente a criança ingressa na escola nos seus poucos anos de vida, se envolvendo com todos os processos educativos. A maioria delas se adapta bem a cultura escolar, apresentando comportamento adequado e se desenvolvendo conforme o esperado. Porém, uma parte destas crianças não responde às expectativas do sistema escolar, ou porque não detém a atenção nas atividades propostas, ou por serem agitadas demais, ou porque tembaixa capacidade de organização, e acabam apresentandoautoestima baixa. As dificuldades de aprendizagens também podem ser causadas, por problemas neurológicos, psicológicos, biológicos ou sociais. A dificuldade pode se manifestar em várias áreas: na aquisição da leitura, escrita ou aritmética. Por ser a minoria das crianças nesta condição, por muito tempo a escola simplesmente as excluiu do sistema. Na década de 80, muitos alunos ao reprovarem dois ou três anos abandonavam a escola, ou seja, eram excluídos do sistema escolar.
	Atualmente o papel da escola é incluir todos os alunos nas atividades acadêmicas e na cultura escolar. Dentro desse contexto escolar nos perguntamos: Qual o papel do professor e o da escola frente as dificuldades de aprendizagem? , segundo a escritora Andrada(2003), relata que, São várias as possíveis respostas, várias as possíveis construções de significado acerca dos termos, sem que uma seja a mais verdadeira que outra. Assim, não podemos previamente acreditar que alunos são problemas ou que famílias são desajustadas, ou que professores são autoritários. Precisamos ver um “quebra-cabeças”, as partes e o todo!(Citação 1). Isto significa que cada aluno é único e que seus problemas e dificuldades devem ser entendidos em uma complexa rede de significados que se cruzam e entrecruzam.
	O Fracasso do aluno também pode ser entendido como um fracasso da escola por não saber lidar com a diversidade dos seus alunos. O professor precisa atender a diversas formas de ensinar, pois existem diversasformas de aprender. Ele precisa de criar vínculos com seus alunos através das atividades cotidianas, em parceria com eles, reconstruindo novas conexões, fortes e positivas. O Ensino muito rígido pode ser uma causa para uma dificuldade de aprendizagem, poismuitas crianças precisam de liberdade para construir seu conhecimento. Então é essa diferença que o professor precisa fazer acontecer diante de uma dificuldade de aprendizagem, é mostrar ao aluno que ele é capaz, que consegue atravessar os problemas que encontra dentro de si, e a cada dia capacitá-lo a crescer, encorajá-lo, apoiá-lo nos momentos certos. A motivação é o grande estímulo dentro da sala de aula, qualquer coisa que se faça, primeiro vem a vontade de realizá-los. Educação requer ação, e a consequência disso vem o aprendizado, para que se realize precisa de vontade. Por isso o professor deve descobrir estratégias para que o aluno queira aprender. Sendo assim o professor deve tratá-los de forma igual, criar formas de incluir na vida escolar do aluno suas vivências reais que o aluno traz para escola no momento de montar seu currículo. Procurar elevar a autoestima o aluno, respeitando – o, valorizando – o, mais também sendo exigente nos momentos de precisão. Como exemplo dessa forma diferenciada deaprendizagem escolar, temos a escola onde cumpro meu estagio em educação fundamental, “Bertolo Malacarne”, situada no bairro cachoeira daonça, na cidade onde resido, São Gabriel Palha/ES. Ao meu ponto de vista a Professora do 4° ano, Marinete Reis Lima,Aplica de forma motivadora e punho firme o ensino apresentado no contexto escolar, buscando trazer para os alunos a realidade do dia a dia, sempre com grande capacidade e preparo, fazendo com que os alunos sejam capacitados em suas tarefas escolares. Agindo de forma reflexiva, fazendo a interação de professor/aluno, trabalhando de forma construtiva.
	Trabalhar com aprendizagem envolve um contínuo movimento de reflexão. Para que os professores possam ensinar seus alunos é preciso rever seu próprio modo deaprender e de construir a experiência. O professor reflexivo aceita fazer parte do problema. Ele reflete sobre sua própria relação com o saber, com as pessoas, com o poder, com as instituições, com as tecnologias e com a cooperação, assim como reflete sobre sua forma de superar limites ou de tornar mais eficazes seus gestos técnicos. Um professor reflexivo não para de refletir a partir do momento em que consegue sobreviver na sala de aula. Ele continua progredindo em sua profissão mesmo quando não passa pordificuldades e nem por situações de crise, por prazer ou porque não pode evitar, pois a reflexão transformou-se em uma forma de identidade e de satisfação profissional. Essa reflexão constrói novos conhecimentos, os quais, com certeza, são reinvestidos naação. Um profissional reflexivo não se limita ao que aprendeu no período de formação inicial, nem ao que descobriu em seus primeiros anos de prática. Ele reexamina constantemente seus objetivos, seus procedimentos, suas evidências e seus saberes. O professor que quer trabalhar construtivamente com seus alunos avalia suas características e suas necessidades concretas. Ele preocupa-se em escutar o que os alunos oferecem: seu pensamento, suas ideias prévias e suas hipóteses. Em cada situação concreta, considera o que a criança é capaz de fazer por sua conta e o que é capaz de fazer com ajuda. A partir dos resultados obtidos, decide a próxima atividade e as formas concretas de organizá-las, considerando interesses, motivações e curiosidades dos alunos. Dessa forma, o professor não só avalia seus alunos, mas também analisa a atividade proposta, identificando o sentido de sua aplicação, a motivação e o estímulo ao pensamento. Existe uma ligação grande entre professor/aluno, o professor de certa forma cria uma afetividade com aquele determinado aluno que vem sofrendo com algo em sua vida. Perdas precoces de familiares próximos afetam muitas vezes o aprendizado, perda de pai e mãe é uma delas, cabe nesse momento o professor intermediar e criar vínculos, ajudando no desenvolvimento do aluno nesse momento difícil, fazendo com que todo esse e trauma, sirva de crescimento para o educando.
	Enfim, podemos concluir que as dificuldades enfrentadas em uma escola não éuma tarefa fácil. SegundoMEDEIROS, LOUREIRO, LINHARES; MARTURANO, 2000, A literatura atual tem demonstrado que muitas dificuldades de aprendizagem se perpetuam porque a criança constrói uma baixa autoestima e fica desmotivada para as atividades escolares (Citação 2). Sabendo disso cabe ao professor trabalhar deforma competente auxiliando o aluno a trabalhar essa autoestima, para o melhoramento de seu desempenho. As duas leituras citadas pelas professoras Ibegi Mori Marques Silva e Silmara Maria Machado, Bilhete de para mãe de Thomas Edison ,e Teddy e a superaçãodiante de uma perda, através da intervenção de sua Professora. São exemplos de que existem dois tipos de professores, os que buscam ajudar na compreensão e dificuldades do aluno, sempre motivando e fazendo parte de sua vida diária, para que cresçam grandes profissionais. E existem aqueles que não buscam essa superação e reflexão dentro de uma sala de aula, pois certas coisas, mal expressadas por um educador pode trazer sequelas na vida inteira de um aluno. Então não existe uma fórmula exata para resolveros problemas, mas sim metodologias diferenciadas que respondam as necessidades de cada aluno. Cada educando tem uma realidade diferente, então cabe a cada um saber a realidade, a aplicar a melhor forma, para que não sejam um agravante em seu rendimento escolar. A escola, direção, auxiliares, juntos devem apoiar o professor em seu trabalho com esses alunos.
Este professor não pode se sentir sozinho nesta tarefa, pois é uma grande responsabilidade que deve ser dividida entre todos estes profissionais.
Referências Bibliográficas
Citação (1)
Revista Eletrônica de Ciências e Educação;O PAPEL DA ESCOLA E DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS QUE APRESENTAM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM;Disponível em:file:///C:/Users/Administrador/Downloads/1273-4052-1-PB.pdf
Citação (2)
Mato Grosso. SEDU.Os Desafios do Professor Alfabetizador.Disponível em:http://www.seduc.mt.gov.br/Paginas/OS-DESAFIOS-DO-PROFESSOR-ALFABETIZADOR.aspxcitação 2
Consulta:
Site de Dicas. UOL.Motivação na Aprendizagem.Disponível em:http://sitededicas.ne10.uol.com.br/art_motivacao.htm
Universidade Brasil.A formação do professor, a prática reflexiva e o desenvolvimento de competências para ensinar.Disponível em:http://universidadebrasil.edu.br/portal/a-formacao-do-professor-a-pratica-reflexiva-e-o-desenvolvimento-de-competencias-para-ensinar/
APP Prova.Dificuldade de Aprendizagem. Disponível em:http://appprova.com.br/dificuldade-de-aprendizagem/
SCHON. A. Donald.Formar Professores como Profissionais Reflexivos. Disponível em:https://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/37875068/FORMAR_PROFESSORES_COMO_PROFISSIONAIS_REFLEXIVOS_-DONALD_A._SCHON.pdf?AWSAccessKeyId=AKIAIWOWYYGZ2Y53UL3A&Expires=1510922765&Signature=y%2BA4cExXkAfuOfQSagd%2BCCM%2BipU%3D&response-content-disposition=inline%3B%20filename%3DFORMAR_PROFESSORES_COMO_PROFISSIONAIS_RE.pdf
http://appprova.com.br/dificuldade-de-aprendizagem/

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais