Buscar

Resumo Ciência Política - P1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Ciência Política :
Estudo da política e da relação de poder exercido sobre a sociedade em uma linha história, definindo a existência de paz e guerra, e delimitando o conceito de liberdade (possibilidade de tomar as próprias decisões). A liberdade é limitada pela lei e pela moral.
- Sociedade: conjunto de indivíduos com objetivos ou desejos em comum que necessitam de um território.
- Direito: ramo que estuda e presa a harmonia de uma sociedade através de regras estabelecidas, as leis.
O Estado pode ser definido como o órgão que realiza o exercício de um poder político, administrativo e jurídico dentro de um determinado território, e o impõe para aqueles indivíduos que ali habitam. 
Os elementos que caracterizam o Estado são: 
População: reunião de indivíduos de um determinado local, submetidos a um poder central. O Estado vai controlar essas pessoas, visando, através do direito, o bem comum. A população pode ser classificada como nação (pessoas que habitam o mesmo território e possuem a mesma cultura, falam a mesma língua e possuem uma identidade comum) ou como povo (apesar de habitarem o mesmo território, possuem nacionalidades, culturas, etnias ou religiões diferentes).
Território: espaço geográfico onde a população reside e que limita a atuação do Estado, já que todas as pessoas que habitam este território são obrigadas a se submeterem ao poder do Estado.
Soberania: direito exclusivo de uma autoridade suprema sobre um grupo de pessoas, em regra, uma nação. Pertence ao presidente, mas não é absoluto, pois, existem leis que o impedem. O poder soberano é do Estado, o que muda é quem exerce este poder.
Tipos de Estado:
Estado Unitário: Todo poder político está concentrado em uma única unidade central, ou seja, só existe um único poder legislativo, judiciário e executivo a qual todo o território está submetido. Não há estados, mas sim, distritos, cuja separação é para fins puramente administrativos.
Estado Federal: União de vários territórios autônomos (Estados-membros), que apesar de possuírem leis e governos próprios, são subordinados ao Estado-federal que pertencem. Há um poder político central – a União -, político regional – os Estados – e político local – os Municípios. Além desses, temos ainda o Distrito Federal, que não pode se subdividir em municípios, assim acumulando as competências regionais e locais. 
A Origem da Desigualdade entre os Homens
“O homem é bom, mas foi corrompido pela sociedade”.
- No Estado de Natureza o homem não era egoísta nem ambicioso e era movido simplesmente pela sua necessidade de autoproteção e pelo sentimento de compaixão (preservação da espécie), seus desejos eram simples como um parceiro do sexo oposto e repouso, seus medos provinham da fome e da dor. O homem no estado de natureza desconhecia a morte. 
A liberdade e a perfectibilidade são as características principais do homem em seu estado natural e, também elas, são essenciais para a diferenciação do homem natural do homem civilizado.
Com o tempo, os homens começam a trabalhar em conjunto para superar as dificuldades que surgiam e, assim, começa a surgir a ideia de competição e o sentimento de superioridade, paralelamente a isso, surge também a ideia de propriedade privada. 
Segundo Rousseau, a primeira grande desigualdade entre os homens veio a partir da criação da sociedade e da propriedade privada. Obviamente, existem diferenças naturais que regem os homens, como as diferenças de idade, força ou gênero, mas, para o autor, essas diferenças não interferiam na vida do homem natural.
Os Três Poderes
Poder Executivo: responsável por administrar o Estado e aplicar políticas sociais com base nas leis já existentes, levando em conta o interesse público;
Poder Legislativo: responsável pela elaboração, aprovação, rejeição e modificação das leis;
Poder Judiciário: possui a função de fiscalizar o cumprimento das leis, visando regular e amenizar os conflitos e interesses sociais.
Presidencialismo X Parlamentarismo
A principal diferença entre os dois é o método de escolha do chefe do governo, que comanda o Poder Executivo. No presidencialismo, ele é eleito pelo povo, em eleição direta. No parlamentarismo, é escolhido pelos integrantes do Legislativo federal.
Parlamentarismo: Há uma separação entre a chefia de Estado (monarca ou presidente) e a chefia de governo (primeiro-ministro). O chefe de governo somente fica no cargo enquanto ele tem a confiança do legislativo, ou seja, não há um mandato fixo já que a partir do momento em que o parlamento não confia mais no primeiro-ministro, ele caí. 
Tipos de parlamentarismo:
Monarquia constitucional (Reino Unido, Suécia, Japão)
Semipresidencialismo (França e Rússia)
República parlamentarista (Alemanha, Itália e Índia)
Presidencialismo: A chefia de governo e a chefia de Estado são concentradas em uma mesma pessoa, além disso, chefe do executivo (o presidente) é eleito diretamente pela população e a sua legitimidade não depende do parlamento. O presidente tem um mandato por um tmepo determinado, ele somente é afastado em casos excepcionais (como o impeachment).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Perguntas Recentes