Buscar

SISTEMA RENINA ANGIOTENSINA ALDOSTERONA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SISTEMA RENINA – ANGIOTENSINA – ALDOSTERONA 
Sistema hormonal para regulação do volume sanguíneo. 
ANGIOTENSINA = vasoconstritor 
ALDOSTERONA = reestabelecer ou aumentar os volumes de sódio, age no túbulo contorcido distal aumentando a reabsorção de sódio. 
ADH = evita a diurese, formação de muita água na urina, retém liquido. Age no túbulo coletor aumentando a reabsorção de água. 
RENINA = enzima que ajuda na conversão do angiotensinogênio em angiotensina para atuar nos vasos sanguíneos. 
Este sistema serve para reestabelecer a pressão arterial. 
Renina ativa o angiotensinogênio que se transforma em angiotensina que é sua forma ativada. 
Quando o volume sanguíneo cai o aparelho justaglomerular secreta renina para ativar o angiotensinogênio que está no fígado convertendo em angiotensina 1.
Quando a angiotensina 1 cai nos pulmões, é produzida a enzima conversora de angiotensina (ECA), que converte a angiotensina 1 em angiotensina 2, que é um potente vasoconstritor.
A angiotensina 2 causa uma vasoconstrição na arteríola aferente evitando que mais sangue seja filtrado. 
Quando a angiotensina 2 age sobre a arteríola aferente, ajuda a absorver mais sódio, ou seja, puxa mais sódio para o sangue, aumentando o volume sanguíneo. 
Toda vez que a angiotensina 2 age sobre a arteríola aferente, a aldosterona aumenta, aumentando o sódio. Quanto mais sódio, mais liquido é possível de puxar através dos nefros. 
O ADH age no túbulo coletor, então quando o volume sanguíneo cai, a hipófise posterior libera este hormônio que age na reabsorção de água para o interstício, fazendo com que a água volte para o sangue, reestabelecendo o volume sanguíneo, aumentando a pressão arterial. 
Isso tudo ocorre quando a pressão cai. 
Resumindo: quando a PA cai, o angiotensinogênio é liberado pelo fígado e ativado pela renina secretada pelo sistema justa glomerular, se transformando em angiotensina 1, que vai até os pulmões que liberam ECA, que transforma angiotensina 1 em angiotensina 2. A angiotensina 2 promove uma vasoconstrição na arteríola aferente, evitando a entrada de sangue nos néfrons e aumentando a produção de aldosterona que reabsorve mais sódio, e com isso, estimula a hipófise posterior a liberar ADH que reabsorve água, aumentando o volume sanguíneo, consequentemente fazendo com que suba a pressão arterial.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais