Buscar

UNIDADE 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIDADE 1: DO PROCEDIMENTO COMUM 
INTRODUÇÃO 
Os procedimentos podem ser comuns ou especiais. O comum segue sempre o mesmo padrão; os especiais o são cada um a sua maneira. 
O CPC, no Livro I, Título I, da Parte Especial, cuida do procedimento comum. No mesmo livro, Título III, cuida dos numerosos procedimentos especiais, estabelecendo o que cada qual tem de peculiar. 
Os processos que observarão o procedimento comum são identificados por exclusão: todos aqueles para os quais a lei não tenha previsto o especial. No presente capítulo, será estudado o procedimento comum, que adquire especial relevância por força do que dispõe o art. 318, parágrafo único, do CPC: "O procedimento comum aplica-se subsidiariamente aos demais procedimentos especiais e ao processo de execução". 
O CPC trata do procedimento comum a partir do art. 319, dividindo-o em quatro fases: a postulatória, na qual o autor formula sua pretensão por meio da petição inicial e o réu apresenta a sua resposta; a ordinatória, em que o juiz saneia o processo e aprecia os requerimentos de provas formulados pelas partes; a instrutória, em que são produzidas as provas necessárias ao convencimento do juiz; e a decisória.
 Isso não significa que, em cada uma das fases, sejam praticados apenas atos processuais do tipo que lhes dá o nome. A classificação leva em conta apenas o tipo de ato predominante. Por exemplo, em qualquer das quatro fases, não apenas na última, o juiz proferirá decisões interlocutórias. Há possibilidade de atos instrutórios, como a juntada de documentos em qualquer fase. E o juiz, a quem cumpre fiscalizar o bom andamento do processo, poderá a todo tempo determinar atos de saneamento, de regularização de eventuais vícios ou deficiências. 
	Com o Código de Processo Civil de 2015 o procedimento sumário desapareceu. Adotou-se apenas o procedimento comum e o especial.
FASE POSTULATÓRIA 
1. PETIÇÃO INICIAL 
1.1. Introdução
 É por meio dela que será possível apurar os elementos identificadores da ação: as partes, o pedido e a causa de pedir. Daí a sua importância para o processo e a necessidade de um exame particularmente acurado pelo juiz, antes de determinar a citação do réu, uma vez que até então será possível eventual correção ou emenda, o que, depois da resposta do réu, dependerá de seu consentimento. 
	FORMAÇÃO DO PROCESSO
A data do protocolo da petição inicial é a data de início do processo.
(despacho da petição inicial, citação, resposta do réu, saneamento do processo, produção de provas, decisão, recursos etc.)
A demanda considera-se proposta na data em que a petição inicial foi protocolada (art. 312, CPC). 
A LITISPENDÊNCIA
Para o autor, todos os efeitos daí decorrentes se produzem.
Para o réu, no entanto, a litispendência somente produz efeitos a partir da sua citação (art. 240, c/c art. 312, CPC). 
Requisitos da petição inicial 
Vêm enumerados nos arts. 319 e 320 do CPC. O primeiro indica quais são os requisitos intrínsecos da própria petição inicial; o segundo diz respeito a eventuais documentos que devam necessariamente acompanhá-la. 
	REQUISITOS IMPORTANTES:
Escrita, datada e assinada
	POSTULAÇÃO ORAL
1- Juizados Especiais Cíveis (art. 14 da Lei n. 9.099/1999);
2- Pedido de concessão de medidas protetivas de urgência em favor da mulher que se afirma vítima de violência doméstica ou familiar (art. 12, Lei 11.340/2006) e
3- No procedimento especial da ação de alimentos (art. 3°, § 1°, Lei n. 5.478/1968).
 Mesmo assim, a postulação oral sempre acaba por reduzir-se a termo escrito. 
	ASSINATURA DE QUEM TENHA CAPACIDADE DE POSTULAR
1- O advogado regularmente inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil;
2- o defensor público; 
3- e o membro do Ministério Público
	A petição deve conter a indicação do endereço, eletrônico e não-eletrônico, do advogado e deve vir acompanhada da procuração (art. 287, CPC). 
	HIPÓTESES EM QUE O LEIGO POSSUI CAPACIDADE POSTULATÓRIA
1- Ação de alimentos (art. 2o, da Lei n. 5-478/1968); 
2- habeas corpus;
3- juizados Especiais Cíveis, na primeira instância, em causas cujo valor não exceda a vinte salários-mínimos; 
4- pedido de concessão de medidas protetivas de urgência em favor da mulher que se afirma vítima de violência doméstica ou familiar (art. 27, Lei 11.340/2006). 
De acordo com o art. 319, a petição inicial deverá indicar: 
O juízo a que é dirigida (endereçamento)
Como ela contém um requerimento dirigido ao Poder Judiciário, e como este é composto por inúmeros órgãos, entre os quais é dividida a competência, o autor deve indicar para quem a sua petição é dirigida. Um eventual erro não ensejará o indeferimento da inicial, mas tão somente a remessa da inicial ao correto destinatário. (Fixação da competência)
	IMPORTANTE:
a) comarca é unidade territorial da justiça dos Estados; Seção judiciária, da justiça Federal;
 b) juiz federal qualifica o magistrado da justiça Federal, e juiz de direito, o da justiça Estadual etc. 
Segue um exemplo de endereçamento: "Exmo. Sr. juiz de Direito da Vara de Família da Comarca de Salvador, Estado Federado da Bahia". 
1.2.2. Os nomes, prenomes, estado civil, a existência de união estável, a profissão, o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas ou no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, o endereço eletrônico, o domicílio e residência do autor e do réu 
A indicação e a qualificação são indispensáveis para que as partes sejam identificadas. Nenhuma dificuldade existirá em relação ao autor, mas é possível que o réu, no momento da propositura, não esteja identificado ou seja incerto. Isso não impedirá o recebimento da inicial caso o juiz verifique que não há meios para tal identificação. A citação será, então, feita por edital, na forma do CPC, art. 256, I. É o que ocorre, por exemplo, nas ações possessórias quando há grandes invasões de terra, em que nem sempre será possível identificar e qualificar os invasores, caso em que a citação deverá observar o disposto no art. 554, § 1°, do CPC. (Litisconsórcio multitudinário)
 Os nomes e prenomes servirão para identificar as partes. O estado civil e a existência de união estável, além de auxiliar a identificação poderão ter relevância naquelas ações em que se exige outorga uxória. A inscrição no cadastro também facilitará a identificação, seja da pessoa física, seja da jurídica. E os endereços são relevantes para que possam ser localizadas, quando da necessidade da comunicação pessoal dos atos processuais. 
Quando a parte for pessoa jurídica, a inicial deverá fornecer os elementos necessários para a sua identificação.
	ALGUMAS FUNÇÕES DA QUALIFICAÇÃO:
1- Evitar o processamento de pessoas incertas;
2- verificar a incidência de algumas normas que têm por suporte fático algum desses qualificativos:
2.1. litisconsórcio necessário de pessoas casadas, art. 73, § 1°, do CPC; 
2.2. domicílio necessário de funcionários públicos, art. 76 do Código Civil;
2.3. exigência de caução às custas para os autores estrangeiros ou nacionais não residentes no país, art. 83 do CPC etc.). 
	OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
1- Quando se trata de pessoa jurídica, é fundamental que a petição inicial venha acompanhada do estatuto social e da documentação que comprove a regularidade da representação - notadamente para que se averigue se quem outorgou a procuração ao advogado, em nome da pessoa jurídica, poderia fazê-lo. 
2- Se o autor for um nascituro, deverá ser identificado como "nascituro de fulana de tal" (nome da mãe). Quando ignorada uma destas circunstâncias, deve o autor declinar esse fato na petição inicial. 
3- É possível demanda contra pessoa incerta, quando se deve proceder a um esboço de identificação, bem como será requerida a citação editalícia (art. 256, I, do CPC).
1.2.3. Causa de pedir 
O autor deve indicar quais são os fatos e os fundamentos jurídicos em que se embasa o pedido, a causa de pedir. Esse é um dos requisitos de maior importância da petição inicial, sobretudo a descrição
dos fatos, que, constituindo um dos elementos da ação, vincula o julgamento (teoria da substanciação). O juiz não pode se afastar dos fatos declinados na inicial, sob pena de a sentença ser extra petita. A causa de pedir e o pedido formulados darão os limites objetivos da lide, dentro dos quais deverá ser dado o provimento jurisdicional. 
Por isso, os fatos devem ser descritos com clareza e manter correspondência com a pretensão inicial. É causa de inépcia da petição inicial a falta de causa de pedir, ou de correspondência entre ela e o pedido (CPC, art. 330, § 1 °). Além dos fatos, o autor deve indicar qual o direito aplicável ao caso posto à apreciação do juiz. Não é necessária a indicação do dispositivo legal, mas das regras gerais e abstratas das quais se pretende extrair a consequência jurídica postulada. A indicação do direito aplicável não vincula o juiz, que conhece o direito (jura novit curia) e pode valer-se de regras diferentes daquelas apontadas na petição inicial. Por isso, pode haver alguma tolerância do juízo em relação a isso na inicial, mas não em relação aos fatos, que devem ser descritos com toda a precisão e clareza necessárias para que o juiz possa compreendê-los.
	CAUSA DE PEDIR COMPOSTA:
Diz-se composta a causa de pedir "na hipótese em que corresponde a uma pluralidade de fatos individualizadores de uma única pretensão".
A causa de pedir na ação de responsabilidade civil subjetiva é composta. O substrato fático que autoriza a incidência do art. 186 do Código Civil compõe-se de quatro elementos:" conduta, culpa, nexo de causalidade e dano. Só terá direito à indenização (responsabilidade civil; efeito jurídico) aquele que conseguir demonstrar a existência destes quatro requisitos (fato jurídico composto). A falta de um deles implica a impossibilidade de obter-se o efeito jurídico pretendido, pela insubsistência do fato tido por jurídico.
1.2.4. Pedido e suas especificações 
É a pretensão que o autor leva à apreciação do juiz. É desnecessário realçar a sua importância, já que, sendo um dos três elementos da ação, forma, com a causa de pedir e as partes, o núcleo central da petição inicial. 
É preciso que o autor indique com clareza o pedido imediato, o tipo de provimento jurisdicional (condenatório, constitutivo, declaratório) e o mediato (bem da vida almejado). Ambos vincularão o juiz, já que servem para identificar a ação. O julgador não poderá conceder nem um provimento jurisdicional, nem um bem da vida, distintos daqueles postulados na inicial. 
Daí a necessidade de que seja indicado com clareza e de que mantenha correlação lógica com a causa de pedir. A atividade judiciária é silogística: o juiz, ao proferir o julgamento, examinará a premissa maior (as regras gerais e abstratas do ordenamento jurídico, os fundamentos jurídicos) e a premissa menor (os fatos), para então extrair delas as consequências jurídicas (pedido). Por isso, é preciso que na petição inicial, o autor indique os fatos, o direito e o pedido, que deve decorrer logicamente da aplicação do direito ao fato concreto levado ao seu conhecimento. 
A importância do pedido é tal que o CPC lhe dedicou uma seção própria (Seção II, Capítulo II, Título I, Livro I, da Parte Especial) na qual são examinadas as possibilidades de pedido genérico, implícito e de cumulação de pedidos. 
1.2.5. Valor da causa 
A toda causa será atribuído um valor certo, ainda que ela não tenha conteúdo econômico imediatamente aferível (CPC, art. 291). Tal atribuição terá grande relevância para o processo, pois repercutirá sobre: 
a) a competência, pois o valor da causa é critério para fixação do juízo (em determinados Estados existem foros regionais que têm sua competência fixada pelo valor); b) o procedimento: pois influi, por exemplo, sobre o âmbito de atuação do juizado especial cível; c) no cálculo das custas e do preparo, que podem ter por base o valor da causa; d) nos recursos em execução fiscal, conforme a Lei n. 6.830/80; e) na possibilidade de o inventário ser substituído por arrolamento sumário (CPC, art. 664, caput). 
Todas as demandas -o que inclui reconvenções, oposições e embargos de devedor - devem indicar o valor da causa. 
1.2.5.1. Qual deve ser o valor da causa? 
Deve corresponder ao conteúdo econômico do que está sendo postulado, e não daquilo que é efetivamente devido. Com frequência, o réu o impugna sob o argumento de que o valor pretendido é excessivo e que o autor não faz jus a tal montante. Mas o que cabe ao juiz avaliar, se houver impugnação na contestação, é o conteúdo econômico da pretensão formulada, sem qualquer juízo de valor a respeito de ela ser ou não devida. Do contrário, o juiz teria de antecipar o exame do mérito, decidindo-o já nessa fase. Mas não se pode perder de vista a lealdade e a boa-fé processual. 
Às vezes, o autor postula, por exemplo, indenização por danos morais, estimando o valor em montante excessivo, ao mesmo tempo em que pede justiça gratuita para eximir-se do recolhimento das custas iniciais e do pagamento das verbas de sucumbência. 
O juiz poderá determinar a redução equitativa do valor da causa, se verificar que, fixada em montante excessivo, pode prejudicar o exercício de alguma faculdade processual pelo réu, que depende do recolhimento de custas calculadas com base no seu valor. É o que foi decidido pelo STJ - 3" Thrma, REsp 784.986, Rei. Mio. Nancy Andrighi. O valor da causa não repercute sobre os limites objetivos da lide. Se o autor postula um montante e atribui valor à causa menor, ainda que isso passe despercebido e o valor seja mantido, o juiz na sentença não ficará limitado a este, mas ao que foi pedido. 
1.2.5.1.1. Critérios para a fixação do valor da causa 
O art. 292 do CPC fornece alguns critérios para fixação do valor da causa. Em regra, deve corresponder ao conteúdo econômico da demanda. Naquelas que não têm conteúdo econômico, a fixação será feita por estimativa do autor. 
Os incisos I, VI, VII e VIII do art. 292 cuidam do valor da causa nas ações de cobrança de dívida: deverá corresponder à soma monetariamente corrigida do principal, dos juros de mora vencidos e de outras penalidades, se houver, até a propositura da ação. 
Se houver cumulação de pedidos, os valores deverão ser somados; se os pedidos forem alternativos, corresponderá ao de maior valor; e se houver pedido principal e subsidiário, corresponderá ao do primeiro. 
Quando o pedido for genérico, o valor da causa deve ser estimado pelo autor, que cuidará para que mantenha proporcionalidade com o conteúdo econômico da pretensão. O § 1° acrescenta que, se forem postuladas prestações vencidas e vincendas, o valor da causa consistirá na soma de umas e outras, sendo o valor das vincendas igual a uma prestação anual, se a obrigação for por tempo indeterminado ou por tempo superior a um ano; e, se por tempo inferior, será igual à soma das prestações. 
O inciso ll trata das ações que tenham por objeto a existência, a validade, o cumprimento, a modificação, a resolução, a resilição ou rescisão de ato jurídico, nas quais o valor da causa deve corresponder ao do ato ou ao de sua parte controvertida. [1: Designa-se o modo de extinção dos contratos por vontade de um ou dos dois contratantes.
Dissolução do contrato por simples declaração de vontade de uma ou das duas partes contratantes. Há, portanto, a resilição unilateral e bilateral.]
Quando a ação for de alimentos, o valor deve corresponder a 12 prestações mensais pedidas pelo autor; 
e quando a ação for de divisão, demarcação e reivindicação, o valor será o da avalição da área ou do bem objeto do pedido. 
1.2.5.2. Controle judicial do valor da causa 
O art. 293 do CPC autoriza o réu a impugnar o valor da causa, em preliminar de contestação. Além disso, o juiz, de ofício, poderá determinar a correção, tanto que o art. 337, § 5°, estabelece que, dentre as matérias alegáveis em preliminar o juiz só não pode conhecer de ofício a convenção de arbitragem e a incompetência relativa. As demais, incluindo incorreção no valor da causa, ele deve
conhecer de ofício. O juiz deve fazer esse controle, pois o autor pode: 
ter desrespeitado algum dos critérios fixados em lei; 
ter atribuído valor à causa em montante incompatível com o conteúdo econômico da demanda, que possa repercutir sobre a competência ou procedimento a ser observado.
	BENEFÍCIO DA JUSTIÇA GRATUITA – ARTS. 98 E SS DO NCPC
Pauta-se, muita vez, nos dados que qualificam o litigante, como a sua profissão ou a atividade desenvolvida.
Quando se tratar de pessoa jurídica (as entidades filantrópicas, p. ex., têm recebido um tratamento jurisprudencial mais condescendente em relação à possibilidade de ser isentada do adiantamento das custas processuais).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais