Buscar

QUESTOES Empreendedorismo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1
Saber o tamanho do seu mercado permite ter uma ideia aproximada do volume de vendas que sua empresa poderá atingir. A seguir analise as afirmativas e marque a opção correta.
	a) Para dimensionar o mercado serão necessárias três informações diferentes: Número de consumidores, número de concorrentes da sua área de atuação e tíquete médio da venda.
	b) Saber o tamanho do seu mercado permite ter uma ideia aproximada do volume de vendas que sua empresa poderá atingir e, portanto, estimar qual o potencial de lucro que ela realmente tem. Então, para dimensionar o mercado basta apenas uma informação: tíquete médio da venda.
	c) Para dimensionar o mercado serão necessárias três informações diferentes: número de consumidores, renda média dos consumidores da sua área de atuação e tíquete médio da venda.
Questão 2
Sobre o empreendedor, marque a opção incorreta.
	a) Não existe distinção entre empresário e empreendedor. O conceito destes dois é: quem desempenha, de forma profissional, atividade econômica que tem por objetivo a fabricação de produtos e/ou a oferta de serviços, e através destes gerar lucro.
	b) Visualizar uma situação futura, ser um agente de agregação e inspiração são alguns dos papéis do empreendedor na busca de ações necessárias à prosperidade de um negócio.
	c) Planejar, pensar, agir, aproveitar as boas oportunidades e buscar conhecimento, são ações que qualquer empreendedor deverá sempre colocar em prática, pois empreender é uma questão de postura, atitude.
Questão 3
Sobre o marketing, analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa correta.
	a) O marketing não tem grande importância paras as empresas, pois trabalha apenas para torná-la mais competitiva no mercado.
	b) O autor Phillip Kotler desenvolveu a ferramenta 2 Ps do marketing, que traz os elementos essenciais para que se possa elaborar uma estratégia de marketing e alcançar resultados positivos. Os elementos são: Produto e Preço.
	c) O objetivo principal do marketing é fidelizar os clientes, então podemos afirmar que ele não possui relevância para o negócio, sendo somente mais um detalhe a ser observado pelo empreendedor.
	d) Fazer marketing é transformar as informações coletadas em ações que satisfaçam as necessidades e os desejos dos consumidores.
Questão 4
Os resultados são importantes para sabermos como anda o nosso negócio. Por meio deles, podemos saber se estamos crescendo e lucrando, ou se estamos perdendo dinheiro. A respeito da apuração dos resultados marque a alternativa incorreta.
	a) A apuração dos resultados representa a diferença entre as vendas totais, os custos e as despesas totais do período que se pretende apurar.
	b) Se a empresa já mantém os controles financeiros organizados e atualizados, então tem as informações necessárias para fazer a apuração dos resultados mensais.
	c) A apuração dos resultados representa a soma entre as vendas totais e os custos e despesas totais do período que se pretende apurar.
Questão 5
Sobre o plano de negócio, marque a opção incorreta.
	a) O plano de negócio é um documento que reúne informações sobre as características, condições e necessidades do seu atual ou futuro empreendimento.
	c) No plano de negócio, o empreendedor faz uma descrição completa de como é o seu negócio, quais são suas formas de gestão e ideias.
	b) Há uma estrutura rígida para o plano de negócio que deverá ser seguida em todos os casos.
	d) As principais partes de um plano de negócio são: sumário executivo, plano de marketing, plano operacional, plano financeiro e indicadores de viabilidade.
Questão 6
De acordo com o que foi estudando sobre o Mercado marque a alternativa correta:
	a) Funciona ao agrupar muitos vendedores interessados, e ao facilitar que os potenciais compradores os encontrem, mas uma economia não depende, sobretudo, das interações entre compradores e vendedores.
	b) É necessário realizar uma pesquisa de mercado apenas quando se deseja abrir o negócio.
	c) Os mercados funcionam ao agrupar muitos vendedores interessados e ao facilitar que os potenciais compradores os encontrem. Uma economia que depende, sobretudo, das interações entre compradores e vendedores.
Questão 7
Marque a alternativa correta refere ao Fluxo de Caixa.
	a) Serve basicamente para planejarmos quanto vamos gastar e quanto vamos receber a cada dia ou semana. É uma ferramenta de planejamento.
	b) Para controlar o fluxo de dinheiro usa-se o Fluxo de Caixa, sendo assim ele deve ser realizado somente mensalmente.
	c) O Fluxo de Caixa é uma ferramenta de planejamento financeiro que serve apenas para o registro das entradas de dinheiro na empresa, cuja análise indica as decisões a serem tomadas na sobra ou falta de recursos.
Questão 8
Assinale a alternativa abaixo que não representa as características do comportamento empreendedor.
	a) Persuasão e rede de contatos, busca de informação e correr riscos calculados.
	c) Misturar as finanças da empresa com as pessoais, investir sem conhecimento e visar lucro a qualquer custo.
	b) Comprometimento, estabelecimento de metas, planejamento, monitoramento sistemático, independência e autoconfiança.
	d) Persistência, busca de oportunidades e iniciativa, exigência de qualidade e eficiência.
Questão 9
Você viu que o fluxo de caixa fornece os dados financeiros (lucratividade, rentabilidade e ponto de equilíbrio)que servem para o cálculo dos Indicadores de Eficiência Econômica de um negócio. Agora analise as afirmativas e marque a alternativa correta:
	a) Lucratividade é o quanto sua empresa lucra anualmente para cada real investido no negócio.
	c) Ponto de equilíbrio é o quanto a empresa precisa lucrar para cobrir os custos de produção das mercadorias vendidas, as despesas variáveis e as despesas fixas.
	b) Rentabilidade é o quanto a empresa lucra para cada real vendido ou faturado.
	d) Rentabilidade é o quanto a empresa precisa lucrar para cobrir os custos de produção das mercadorias vendidas.
Questão 10
Sobre metas e a ferramenta SMART, assinale a alternativa abaixo que representa a meta que foi elaborada de acordo com a ferramenta SMART.
	a) Aumentar as vendas dos serviços ofertados.
	b) Iniciar meu negócio em seis meses na área de alimentos, com a venda de sanduíches, sucos e refrigerantes.
	c) Contratar mais colaboradores.
	d) Abrir minha empresa para que eu possa vender algum produto.
Questão 11
Leia as afirmativas abaixo e marque a que melhor descreve alguns dos papéis do empreendedor.
	a) Permanecer na rotina para não correr riscos.
	b) Iniciar o negócio de forma imediata, sem antes definir as características e os objetivos.
	c) Revitalizar os negócios (renovação) e mobilizar recursos próprios e de terceiros.
	d) Desconsiderar a concorrência.
Questão 12
Sobre o Ponto de Equilíbrio, analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa incorreta:
	a) O ponto de equilíbrio é um indicador de segurança do negócio, pois mostra quanto é necessário vender para que as receitas se igualem às despesas e aos custos.
	b) O ponto de equilíbrio indica em que momento, a empresa estará igualando suas receitas e seus custos. Com isso, é eliminada a possibilidade de prejuízo em sua operação.
	c) O ponto de equilíbrio indica em que momento, a empresa estará igualando suas vendas e seus custos. Com isso, é eliminada a possibilidade de prejuízo em sua operação.
Questão 13
Todas as empresas, independentemente da área de atuação (comércio, indústria ou serviço), possuem gastos que se subdividem genericamente em custos, despesas variáveis e despesas fixas. Analise as afirmativas a seguir e marque a alternativa que se refere a custos fixos:
	a) São os gastos e despesas indispensáveis, que contribuem de maneira direta para a produção de seu produto ou serviço.
	b) São os gastos e despesas indispensáveis, que contribuem de maneira indireta para a produção de seu produto ou serviço. De modo geral, não dependem de quanto a empresa
vende ou produz, são as contas mensais, gastos que se repetem com bastante regularidade.
	c) São os custos que dependem diretamente de quanto a empresa vende ou produz. Significam que quanto mais se produz, mais matéria-prima se gasta.
Questão 14
Marque a alternativa que mostra a fórmula correta para encontrar o valor da Margem de Contribuição.
	a) Margem de Contribuição = Preço de Venda – (Custos Variáveis + Despesas Variáveis).
	b) Margem de Contribuição = Preço de Venda – Despesas Variáveis.
	c) Margem de Contribuição = Custos Variáveis - (preço de vendas + Despesas Variáveis).
Questão 15
Sobre a pesquisa de mercado, marque a opção incorreta.
	a) Para que você tenha sucesso em seu empreendimento, é importante que realize uma pesquisa de mercado, isto é, uma pesquisa que reunirá informações junto aos clientes, concorrentes e fornecedores sobre seus produtos e o mercado onde estão inseridos.
	c) Conhecer o mercado fornecedor não é relevante, afinal, qualquer empresa ou pessoa pode vir a ser seu fornecedor, não há requisitos para isso.
	b) Para iniciar é essencial que conheça o mercado consumidor, ou seja, pessoas ou empresas interessadas nos produtos ou serviços que seu empreendimento oferece.
	d) No mercado concorrente o enfrentamento não é uma prática sadia. Os concorrentes podem ser encarados como adversários e/ou parceiros, mas jamais como inimigos.
Questão 16
No decorrer do curso, você pôde aprender sobre a projeção de vendas. Referente a este tema, assinale a alternativa incorreta.
	a) Projeção de vendas é a previsão feita pela empresa, através de informações obtidas sobre o cenário das vendas, para a soma de receitas que se espera receber em um determinado período.
	b) Projetar as vendas é definir a quantidade de produtos ou serviços a serem comercializados em um espaço de tempo.
	c) Com a projeção de vendas não é possível determinar as estimativas financeiras de custos e de faturamentos.
	d) A projeção de vendas indica o tamanho do mercado a ser explorado e dá condições ao empreendedor para que ele determine o ponto comercial, as máquinas, móveis, equipamentos e o quadro de colaboradores necessários para um bom funcionamento do negócio.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais