Buscar

apol 1 gestão contratos e convenios

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Gestão de Contratos e Convênios em Serviços de Saúde
Para fins da contratualização hospitalar, recomenda-se que todos os instrumentos formais de contratualização que envolvam a prestação de ações e serviços de saúde em um mesmo estabelecimento sejam celebrados pelo gestor público de saúde do respectivo ente federado contratante. A contratualização poderá ser firmada por alguns instrumentos. Com relação a esses instrumentos, associe as duas colunas a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( 1 ) Convênio
( 2 ) Contrato Administrativo
( 3 ) Contrato de Gestão
 
(  ) Firmado entre o gestor do SUS e entidades públicas e privadas com ou sem fins lucrativos, quando o objeto de contrato for compra de ações e serviços de saúde, conforme a Portaria nº 1.034/GM/MS, de 2010;
(   ) firmado entre o gestor do SUS com entidades beneficentes sem fins lucrativos, conforme a Portaria nº 1.034/GM/MS, de 5 de maio de 2010, e com Empresas e Fundações Públicas.
(  ) firmado entre gestores do SUS e a entidade privada sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social (OS), conforme Lei nº 9.637, de 15 de maio de 1998;
Nota: 20.0
	
	A
	2, 1, 3
Você acertou!
Resposta correta A – Material de apoio aula 1
	
	B
	2, 3, 1
	
	C
	3, 2, 1
	
	D
	1, 3, 2
Questão 2/5 - Gestão de Recursos Humanos
O ambiente organizacional é composto por um conjunto de fatores tanto internos quanto externos que estão ligados direta ou indiretamente a uma organização e que tem poder para influenciar o desempenho da mesma. Analise as afirmativas a seguir e marque V para verdadeiro e F para falso considerando os tipos de fatores que influenciam uma organização e em seguida assinale a alternativa correta.
( ) Os ambientes internos, correspondem aos sistemas que compõem uma organização, os quais são formados pelos diversos setores, processos, atividades, serviços ou produtos que a constitui.
( ) O ambiente externo é formado pelas relações que a organização estabelece com meio a que cerca, como a sociedade, a economia, a política, as mudanças tecnológicas, etc.
( ) Estes ambientes internos e externos não podem se influenciar mutuamente.
( ) Nem todos os fatores/ elementos deste ambiente (interno/ externo) exercem a mesma influencia na organização
Nota: 20.0
	
	A
	V- F-V-F
	
	B
	V-V-F-V
Você acertou!
R. B  – Material de Apoio – Aula 1
	
	C
	F-F-V-V
	
	D
	F-V-V-F
Questão 3/5 - Gestão de Recursos Humanos
Com relação ao mercado de trabalho e aos processos de seleção, analise as afirmativas a seguir e marque V para verdadeiro e F para falso, em seguida assinale a alternativa correta.
( ) Empregabilidade é a qualidade que uma pessoa possui que corresponde às necessidades e exigências do mercado de trabalho. Uma pessoa com alta empregabilidade tem mais chances de se colocar no mercado.
( ) Empregabilidade é uma condição do mercado que oferece muitas ou poucas oportunidades de trabalho.
( ) Recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização.
( ) Os anúncios em jornal podem ser importantes fontes de recrutamento, mas exigem cuidados especiais na elaboração. Exigências que dizem respeito à idade, ao sexo, e a aparência devem ser evitadas, já que denotam preconceitos.
( ) Com o advento da globalização, houve uma significativa migração das ofertas de trabalho da indústria para o setor de serviços.
Nota: 20.0
	
	A
	V-V-F-V-F
	
	B
	F-V-V-F-F
	
	C
	V-F-V-V-V
Você acertou!
R. C – Livro Capítulo 7 – Aula 02
	
	D
	F-F-V-F-V
Questão 4/5 - Gestão de Recursos Humanos
Os processos de captação de pessoas são formados pelos subsistemas de recrutamento e seleção pessoal. Analise as proposições a seguir e assinale a alternativa correta.
I) O mercado atual exige profissionais ecléticos, flexíveis, antenados com o negócio da empresa, que dominem outros idiomas e que tenham desenvoltura e múltiplas habilidades para trabalhar em um cenário competitivo.
II) Recrutamento é basicamente um sistema de informação por meio do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos a oportunidade de emprego que pretende preencher.
III) O recrutamento é sempre realizado no mercado de trabalho, foram da empresa, busca-se profissionais mais qualificados para as vagas existentes nas empresas.
IV) A seleção consiste em um processo de comparação entre as características e os potenciais dos candidatos que se apresentam para a vaga e o perfil exigido pelo cargo e pela cultura da empresa.
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas as proposições I e II estão corretas.
	
	B
	Apenas as proposições I, II e IV estão corretas.
Você acertou!
R. B – Livro – Capítulo 7 - Aula 2
	
	C
	Apenas as proposições II, III e IV estão corretas.
	
	D
	Todas as proposições estão corretas.
Questão 5/5 - Gestão de Contratos e Convênios em Serviços de Saúde
Algumas legislações determinam parâmetros de contratos e de execução de serviços de saúde. Verificando o que a maior Lei de nosso país, a Constituição Federal, determina como requisitos, analise as afirmações a seguir classificando-as em verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa correta.
 
(  ) As instituições privadas poderão participar de forma complementar do Sistema Único de Saúde, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito público ou convênio, tendo preferência as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos.
(  ) É permitida a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos, a fim de permitir que estas participem de modo complementar do SUS.
(  ) É permitida a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no País, em qualquer instância de atendimento, salvo nos casos proibidos por lei.
(  ) A lei dispõe sobre as condições e os requisitos que facilitam a remoção de órgãos e tecidos humanos para fins de transplante, pesquisa e tratamento, sendo privativa das instituições públicas todo tipo de comercialização.
assinale a alternativa correta
Nota: 20.0
	
	A
	V, F, V, F
	
	B
	V, F, F, F
Você acertou!
Resposta correta B – Material de apoio aula 1
	
	C
	F, V, F, F
	
	D
	F, F, V, F

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais