Buscar

teoria geral do direito publico

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Teorias
	Montesquieu
	Júlio Cezar da Silveira Couceiro (Princípio da Separação de Poderes em corrente tripartite pelo site ambitojuridico.com.br)
	Separação dos poderes
	Há em cada estado três espécies de poder: o poder legislativo, o poder executivo das coisas que dependem do direito das gentes, e o poder executivo daquelas que dependem do direito civil.
	Tratou Montesquieu da teoria tripartite, que consiste em atribuir ao Estado três esferas de poder, ou seja, o Legislativo, segundo o qual se fazem as leis para sempre ou para determinada época, bem como se aperfeiçoam ou revogam as que já se acham feitas; o Executivo, que se ocupa o príncipe ou magistrado da paz e da guerra, envia e recebe embaixadores, estabelece a segurança e previne as invasões; e finalmente o Judiciário, que dá ao príncipe ou ao magistrado a faculdade de punir os crimes ou julgar os dissídios da ordem civil.
	Poder de julgar
	Pelo terceiro, pune os crimes ou julga as questões dos indivíduos. Chamaremos esse ultimo de “poder de julgar”...
	Foi ele o responsável pela inclusão do poder de julgar entre os poderes fundamentais do Estado. Judiciário, também como legitimados, os magistrados e os príncipes, a faculdade de punir os crimes ou julgar os dissídios de natureza civil.
	Monarquia
	Quando em uma só pessoa, ouem um mesmo corpo de magistratura, o poder legislativo esta reunido ao poder executivo, não pode existir liberdade, pois se poderá temer que o mesmo monarca ou o mesmo senado criem leis tirânicas para executa-las tiranicamente.
	Com o estabelecimento de líderes desses grupos primitivos, surge a autoridade e a figura do poder entre os homens, na luta constante pela vida em sociedade, que vai se organizando e aperfeiçoando no decorrer da história da humanidade.
Dessa forma se fundamentam as sociedades, intimamente ligadas à função do poder, com os homens unindo-se em grupos, onde os mais fortes sempre prevaleciam contra os mais fracos, sendo assim sucessivamente substituídos por seus herdeiros, como mais tarde se estabeleceram as monarquias absolutas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais