Buscar

apol 1 aula 1 e 2 tirei 8

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Aprendizagem Organizacional, Competências e Gestão do Conhecimento
Leia o texto:
Entre a organização e as pessoas se processa uma contínua troca de competências. A organização transfere suas competências às pessoas, preparando-as para enfrentar novos desafios profissionais e pessoais, tanto dentro da organização como fora dela. As pessoas, ao desenvolverem suas capacidades, transferem à organização seus aprendizados, capacitando-a a gerenciar os novos desafios do mercado que está inserida (Dutra, 2004).
Com base no texto e no roteiro de aprendizagem, analise as sentenças abaixo, assinale V verdadeira e com F falsa aquelas que apresentam o conceito de competência de forma correta.
(     ) a noção de competências está associada a ações, como: saber agir, mobilizar recursos, integrar saberes múltiplos e complexos, saber aprender, saber se engajar, assumir responsabilidades e ter visão estratégica.
(     ) competências representam combinações sinérgicas de conhecimentos, habilidades e atitudes, expressos pelo desempenho profissional, dentro de determinado contexto organizacional.
(     ) se refere ao nível coletivo de uma empresa, representa o valor que é agregado a uma organização resultante do trabalho realizado em conjunto, implica em cooperação entre todas as pessoas.
	
	A
	F; V; F.
	
	B
	V; V; F.
	
	C
	F; F; V.
	
	D
	F; V; V.
	
	E
	V; V; V.
Questão 2/5 - Auditoria e Indicadores de Gestão de Recursos Humanos
O processo de auditoria compreende o conjunto de etapas destinado a examinar a regularidade e avaliar a eficiência da gestão administrativa e dos resultados alcançados, bem como apresentar subsídios para o aperfeiçoamento dos procedimentos administrativos e controles internos de uma organização.  Para que esse processo tenha êxito, é importante trabalhar as etapas descritas, em uma sequência: 
1 – Relatório da auditoria e follow-up.
2 – Execução da auditoria.
3 – Planejamento da auditoria.
A sequência correta em que se desenvolve o processo de auditoria é:
	
	A
	1, 2, 3
	
	B
	3, 2, 1
	
	C
	2, 3, 1
	
	D
	1, 3, 2
	
	E
	3, 1, 2
Questão 3/5 - Aprendizagem Organizacional, Competências e Gestão do Conhecimento
Leia o texto:
As competências individuais são combinações sinérgicas de conhecimentos, habilidades,  atitudes e entregas expressas pelo desempenho profissional, que agrega valor à empresa e se dá no contexto do trabalho (Takahashi, 2015).
 
Tendo em vista que entregas e agregar valor são conceitos que integram  competências individuais, analise o caso a seguir:
 
Leia o caso:
José Carlos trabalha na área de RH de uma empresa. É considerado pelo gerente da área um analista competente, pois conhece a empresa, tem formação em RH, sabe conduzir os processos e demonstra determinação profissional.  Em sua atuação, procurar cumprir com todas as determinações da gerencia, seu horário de trabalho é um primor, todos os gestores e colaboradores gostam dele por ser alegre e gentil.
Relacione o conceito de competências individuais expresso no texto acima ao caso de José Carlos, analise as alternativas abaixo e assinale a correta.
	
	A
	O caso de José Carlos explicita o conceito de competências, pois o mesmo tem os conhecimentos, as habilidades e as atitudes para o exercício do cargo.
	
	B
	José Carlos pode ser considerado um funcionário competente, pois é reconhecido por seu gerente, por todos os gestores e colaboradores.
	
	C
	José Carlos não é um funcionário competente, pois o fato de ser reconhecido por seu gerente, pelos gestores e colaboradores não garante a sua competência.
	
	D
	José Carlos apresenta conhecimentos, habilidades e atitudes para o cargo, mas isto não envolve toda a ideia de competências, pois o mesmo não faz entregas que agregam valor à organização. (ESSA É A RESPOSTA CORRETA)
	
	E
	O caso exemplifica o conceito de competências, pois José Carlos demonstra ser competente e faz entregas que agregam valor à empresa através do cumprimento de suas atividades e de seus horários.
Questão 4/5 - Aprendizagem Organizacional, Competências e Gestão do Conhecimento
Leia o texto:
As competências organizacionais se subdividem em um conjunto de categorias da mesma natureza. Estas categorias são: competência essencial, distintiva, das unidades de negócio (ou organizacional), de suporte e capacidades dinâmicas. (Takahashi, 2015, p. 25).
Veja o caso a seguir:
A empresa Bom Sabor trabalha com a fabricação de doces e salgados artesanais. Está há 15 anos no mercado, é conhecida pela qualidade de seus produtos. A empresa implantou o modelo de gestão por competências. Para melhor identificar as suas competências organizacionais, a empresa utilizou como uma de suas estratégias pesquisar junto aos clientes quais as competências estes reconheciam como sendo um diferencial da Bom Sabor em relação aos demais concorrentes e que conferia à empresa vantagens competitivas.
Tendo em vista as categorias das competências organizacionais e o caso da empresa Bom Sabor, avalie as alternativas e assinale a que apresenta, corretamente, a categoria de competência organizacional a que o caso se refere.
	
	A
	o caso se refere a competência das unidades de negócio (ou organizacional).
	
	B
	o caso se refere a competência distintiva.
	
	C
	o caso se refere a competência essencial.
	
	D
	o caso se refere a competência de suporte. 
	
	E
	o caso se refere as capacidades dinâmicas. 
Questão 5/5 - Auditoria e Indicadores de Gestão de Recursos Humanos
A auditoria foi criada para atender a complexidade dos negócios, identificando as falhas, propondo novos direcionamentos, criando normatizações que ajudassem as empresas a crescerem e se expandirem.
Considerando esse contexto, avalie as afirmativas a seguir:
I – É uma importante ferramenta para reorientar as ações da organização, sendo um elemento essencial na gestão da qualidade na busca de diferenciais competitivos.
II – A auditoria é uma verificação dos processos e das atividades desenvolvidas exclusivamente pela área de recursos humanos.
III – A auditoria busca aumentar o grau de confiança dos usuários em relação aos documentos, informações, controles, procedimentos entre outros.
É correto o que se afirma em
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	II, apenas.
	
	C
	III, apenas.
	
	D
	I e III, apenas.
	
	E
	I, II e III.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais