Buscar

apol 2 aula 3 tirei 10

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Aprendizagem Organizacional, Competências e Gestão do Conhecimento
Para Takahashi (2015, p. 64) a  "gestão por competências é o processo de conduzir os colaboradores para atingirem as metas e os objetivos da organização através de suas competências técnicas e comportamentais".
Relacione a ideia acima com as etapas que este modelo de gestão por competências pressupõe.
Você  encontra, a seguir, as etapas do modelo de gestão por competências, você deve colocá-las em uma sequência lógica. Assinale a alternativa que apresenta tais etapas em de acordo com  a sequência lógica.
I - mapeamento de competências
II - desenvolvimento de competências
III - captação de competências
IV - formulação das estratégias organizacionais
V - retribuição - reconhecimento e premiação do desempenho dos funcionários
VI - acompanhamento e avaliação de competências
	
	A
	II; IV; III; I; IV; V.
	
	B
	I; IV; V; II; III; VI.
	
	C
	VI; V; IV; II; I; III.
	
	D
	V; I; IV; III; II; VI.
	
	E
	IV; I; III; II; VI; V.
Questão 2/5 - Aprendizagem Organizacional, Competências e Gestão do Conhecimento
Leia o texto:
"Remunerar por competência é o grande desafio" (Silva, 2005, p. 168).  As organizações remuneram por cargos, porém, considerando o cenário atual,  é preciso evoluir para remunerar as pessoas.
Para que as organizações adotem como estratégia remunerar por competências, precisam seguir uma lógica de implantação, aponta Paschoal (2006, p. 121).
 
Os itens, a seguir, trazem os passos a serem adotados. Você, como um profissional de RH, deve identificar a sequência lógica, para que a implantação ocorra de forma adequada. Após a ordenação, assine a alternativa correta.
I - Conduzir o sistema de avaliação de desempenho com base em competências.
 
II - Assegurar a capacitação das pessoas nas competências.
 
III - Definir as competências consideradas essenciais para o negócio da empresa, no presente e no futuro.
 
IV - Adequar a estrutura de cargos, para que esta possa ser a mais flexível, servindo como referência para carreiras.
 
V - Ajustar os critérios de remuneração, não mais para contemplar o conjunto responsabilidades, mas sim, o conhecimento assimilado e aplicado.
 
VI - Criar ferramentas para avaliar a efetividade das capacitações.
	
	A
	III; IV; I; II; VI; V.
	
	B
	V; I; II; VI; III; VI.
	
	C
	II; IV; III; V; VI; I.
	
	D
	VI; V: IV; I; II; III.
	
	E
	I; II; III; IV; V; VI.
Questão 3/5 - Auditoria e Indicadores de Gestão de Recursos Humanos
É função da auditoria interna verificar se as informações geradas estão de acordo com os aspectos legais, as normas, os procedimentos e as políticas  organizacionais. 
A respeito das finalidades da auditoria interna, considere as afirmativas a seguir: 
I - Conservar a integridade das informações e dos registros. 
II - Coibir tentativas de fraudes. 
III - Evitar que erros se prolonguem, gerando grandes danos. 
IV -  Responsável pelo desempenho dos colaboradores da organização.
É correto o que se afirma em: 
	
	A
		I e III, apenas.
	
	B
		II e IV, apenas.
	
	C
	I, II e III, apenas.
	
	D
	III, apenas.
	
	E
	III e IV, apenas.
Questão 4/5 - Auditoria e Indicadores de Gestão de Recursos Humanos
A auditoria nos controles e sistemas de gestão permite o exame e a avaliação sobre sistemas e procedimentos utilizados pela empresa no que tange o planejamento estratégico, tático e operacional.
A esse respeito, avalie as afirmativas: 
I - Um dos objetivos da auditoria nos controles e sistemas de gestão assegura a adequação, a avaliação e as recomendações dos sistemas de informações e de controles internos da empresa.
II – A auditoria nos controles e sistemas de gestão avalia se os recursos humanos, materiais e tecnológicos estão sendo utilizados em função da análise do custo-benefício.
III – Esse tipo de auditoria ainda pode indicar apenas duas possibilidades: a necessidade de uma ação corretiva e preventiva.
É correto o que se afirma em:
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	II, apenas.
	
	C
	III, apenas.
	
	D
	I e II, apenas.
	
	E
	I, II e III.
Questão 5/5 - Aprendizagem Organizacional, Competências e Gestão do Conhecimento
Leia o caso:
João Carlos ingressou em uma indústria automotiva desenvolvendo  atividades  do eixo de carreira operacional, ocupava o cargo de auxiliar de produção, estava com 19 anos e tinha ensino médio incompleto. Concluiu o ensino médio, desenvolveu suas competência, fez uma faculdade de Gestão de RH. Em razão das novas competências e de suas entregas, passou para a carreira gerencial da área de produção, ocupando o cargo de encarregado de turno. Devido a sua formação em RH e sua performance ao liderar a equipe, surgiu oportunidade para migrar para a carreira profissional. Foi transferido para área de RH, na qual passou a ocupar um cargo de Analista RH.
O caso de João Carlos exemplifica um processo de RH que contempla o modelo de gestão de pessoas por competências, analise as alternativas a seguir e assinale aquela que apresenta, de forma correta, qual o processo de RH que o caso exemplifica.
	
	A
	O caso exemplifica o processo de desenvolvimento de competências individuais, pois João Carlos teve oportunidade de ampliar seus conhecimentos e desenvolver novas habilidades.
	
	B
	O caso exemplifica o processo de seleção por competências, pois o conjunto de características identificadas em João Carlos foram observadas com vista a ele se adaptar à empresa como um todo.
	
	C
	O caso exemplifica o processo de remunerar por competências, pois João Carlos foi desenvolvendo as suas competências, o que ampliou sua capacidade, sua vontade de aprender novas atividades e foi remunerado por seu diferencial.
	
	D
	O caso não exemplifica um processo em específico, mas sim que o modelo gestão pessoas por competências. Neste modelo se observa o potencial de competência do colaborador para a empresa e a contribuição com o desenvolvimento das competências organizacionais.
	
	E
	O caso exemplifica o processo de gestão de carreiras por competências, pois a medida que o João Carlos se desenvolveu e fez entregas que superavam as expectativas do seu eixo de carreira, pode ter acesso outros eixos de carreira.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais