Buscar

apol 5 aula 6 tirei 10

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Auditoria e Indicadores de Gestão de Recursos Humanos
O crescimento organizacional influencia na necessidade de aumento do número de colaboradores e, com isso, a ampliação do grau de investimento no desenvolvimento de seus conhecimentos, suas habilidades e capacidades indispensáveis para manter a competitividade organizacional. A valorização do colaborador passa a ser um diferencial para o sucesso competitivo das organizações. 
A partir desse contexto, leia a definição abaixo e, após, assinale a alternativa que apresenta corretamente a que termo ela se refere.  
“Nas organizações, é responsável pelo fato de a valorização das pessoas ter um significado diferencial para promover e manter o sucesso organizacional.”
	
	A
	Processo de crescimento
	
	B
	Processo de humanização
	
	C
	Processo relacional
	
	D
	Processo de inclusão
Questão 2/5 - Aprendizagem Organizacional, Competências e Gestão do Conhecimento
Leia o caso:
A empresa Star atua no ramo de logística, é uma multinacional, tem filial no Brasil e em mais quatro países (duas na América, uma na Europa e uma na Ásia), a matriz está situada na Europa. Em razão do porte da empresa, a alta direção tomou uma decisão estratégica, estabeleceram diretrizes para transformar a empresa em uma organização que aprende. Para tanto, precisaram alinhar a atuação interna e adequaram as suas relações externas, com os clientes, fornecedores, concorrência e demais parceiros.
Tendo em vista o cenário da empresa Star, analise as alternativas e assinale aquela que se mostra correta quanto as implicações da implantação da gestão do conhecimento.
	
	A
	É papel do nível estratégico da organização (da alta direção da Star) se ocupar com o novo desenho que estrutura organizacional da empresa terá.
	
	B
	É papel da área de RH  da Star se ocupar com os sistemas de informações e com a mensuração de resultados organizacionais para que esta se transforme em uma empresa que aprende.
	
	C
	É papel da área de RH  da Star se ocupar  com a adequação da políticas de RH, com a formação e desenvolvimento de líderes, além de ser um agente de mudanças.
	
	D
	É papel da alta direção da Star apresentar as diretrizes estratégicas, reinventar os seus processos de gestão para que a inovação esteja, de fato, presente em sua forma de gerir pessoas.
	
	E
	É papel da alta direção da Star atuar na cultura organizacional para que assimilem e incorporem as características de uma organização que aprendem, como também, desenvolver os líderes.
Questão 3/5 - Aprendizagem Organizacional, Competências e Gestão do Conhecimento
Identifique entre os itens abaixo aqueles que representam exemplos de práticas que podem ser utilizadas para o modelo de gestão do conhecimento.
I - programas de melhoria contínua, comunidades práticas e o mapeamento de competências.
II - sistemas de aprendizagem com clientes e fornecedores.
III - centro de treinamento e educação corporativa.
IV - modelos de estruturas organizacionais horizontais e que fortaleça o trabalho em equipe.
V - coaching e mentoring.
	
	A
	Todos os itens estão corretos.
	
	B
	Todos os itens estão incorretos.
	
	C
	Apenas os I, II e III são corretos.
	
	D
	Apenas o item IV é correto.
	
	E
	Apenas os itens III e V são corretos.
Questão 4/5 - Aprendizagem Organizacional, Competências e Gestão do Conhecimento
Leia o texto
Para a gestão do conhecimento as organizações podem utilizar diferentes modelos. Um desses modelos é o modelo de criação do conhecimento. Conforme Takahashi (2015), este modelo foi proposto por Nonaka e Takeuchi (1997). É utilizado por empresas que criam conhecimento, portanto, são inovadoras. A responsabilidade por inventar os conhecimentos é de todos os colaboradores, o que torna uma forma de comportamento que permeia toda a empresa.
A criação do conhecimento passa por quatro padrões básicos, os quais são:
socialização, combinação, externalização e internalização (Aula 6 - Tema 02).
Tendo como base o texto acima, relacione os quadro padrões básicos de criação do conhecimento ao seu correto significado. Para tanto, analise o quadro abaixo e relacione a coluna dos padrões de criação do conhecimento com a coluna que contem o significado de cada padrão.
	Padrões de criação do conhecimento
	Significado de cada padrão.
	I - Socialização
	A - Trata-se do conhecimento sistematizado, através de formalizações e detalhamentos de projetos ou de sistemas, no qual se combinam conhecimento explícitos isolados.
	II - Combinação
	B - Trata-se de transformar um conhecimento implícito em explícito, possibilitando que seja compartilhado e gere algo novo.
	III - Externalização
	C - Trata-se do conhecimento compartilhado e a troca de experiência entre as pessoas através da imitação ou observação. Este se caracteriza pela troca de conhecimentos implícitos.
	IV - Internalização
	D - Ao compartilhar o conhecimento explícito, as pessoas começam a internalizá-lo, utilizando-o ampliam, expandem e reconfiguram o conhecimento implícito.
	
	A
	I - C; II - A; III - B; IV - D.
	
	B
	I - A; II - D; III - B; IV - C.
	
	C
	I - D; II - B; III - A; IV - C.
	
	D
	I - D; II - C; III - A; IV - B.
	
	E
	I - B; II - A; III - C; IV - D.
Questão 5/5 - Auditoria e Indicadores de Gestão de Recursos Humanos
Desde a sua origem, a área de recursos humanos passou por diversas mudanças, sejam elas de nomenclatura ou de abordagem prática em si. No momento atual, a área de recursos humanos tem como missão alavancar resultados utilizando o ser humano como diferencial estratégico.  
Identifique a qual fase da área de recursos humanos se refere o trecho abaixo e, após, assinale a alternativa correta.  
“Por meio de políticas, práticas e processos estabelecidos com base nas estratégias da organização a curto, médio e longo prazo, possui uma intensa identificação com o negócio da organização, centrando-se no colaborador como cliente interno, que deve ser preparado para os desafios do mercado e comprometido com os objetivos e as metas organizacionais. Vale ressaltar que para isso o colaborador deve se sentir reconhecido pessoal, profissional e financeiramente.”
	
	A
	Gestão estratégica de pessoas
	
	B
	Administração de pessoas
	
	C
	Administração de colaboradores
	
	D
	Administração de recursos humanos

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais