Buscar

APOL 2 AULA 3 TIREI 10

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/4 - Recrutamento e Seleção
Leia o texto:
No início da carreira, a arquiteta Marta Gonçalves Tavares se candidatou para uma vaga de projetista, com salário de nível médio, pois acreditava que seria estratégico adquirir mais experiência. Na época, além da graduação, ela já tinha uma especialização. Porém, a empresa não a selecionou. Segundo Marta, durante a entrevista, colocaram desafios e pediram posicionamentos e ela deu várias sugestões. Na época ficou frustrada por não ter conseguido a vaga, mas depois entendeu que ela não era o tipo de profissional que a empresa buscava. 
 
Adaptado de: http://portal.pucminas.br/iec/iec_com_voce/materia.php?codigo=10873
A partir da leitura do texto avalie as assertivas a seguir:
I - A situação apresenta um candidato cujas qualificações são compatíveis para o desempenho do cargo.
II – A situação apresenta um candidato cujas qualificações são mais elevadas do que as exigências para o desempenho do cargo (overqualifided).
III – É possível que apesar de suas qualificações Marta não tenha sido selecionada pelo fato de ser mais suscetível a deixar a empresa em um curto período de tempo.
É correto o que se afirma em:
	
	A
	I
	
	B
	II
	
	C
	III
	
	D
	I e II
	
	E
	II e III
Questão 2/4 - Treinamento e Desenvolvimento
A etapa final do programa de treinamento é a definição da avaliação da aprendizagem com o objetivo de verificar sua eficácia, isto é, para ver se o treinamento realmente atendeu as necessidades da organização, das pessoas e dos clientes  (DUTRA, 2006).
 
Analise as assercões abaixo, e, em seguida, avalie a relação proposta entre elas:
 
A avaliação de reação aplicada ao final de um programa de treinamento não avalia a eficácia desse programa
 
PORQUE
 
a eficácia de um programa de treinamento é avaliada a partir dos objetivos alcançados face aos pretendidos.
	
	A
	as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
	
	B
	a primeira é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	C
	a primeira é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	D
	as duas são falsas.
Questão 3/4 - Recrutamento e Seleção
As ferramentas de seleção são instrumentos aplicados para identificar as características do candidato e verificar se estas são compatíveis para o desempenho do cargo.  O selecionador dispõe de um conjunto de técnicas para apurar a compatibilidade entre o candidato e a vaga a ser preenchida.
 
Relacione a coluna 1 (ferramentas de seleção) com a sua respectiva descrição (coluna 2):
	COLUNA 1
	COLUNA 2
	1 - Entrevista de triagem
	A -  Entrevista que visa identificar no perfil dos candidatos comportamentos específicos que são pré-requisitos para o sucesso do cargo que está sendo selecionado.
	2 - Entrevista tradicional
	B – Entrevista que visa conhecer as áreas da vida do candidato, histórico profissional, escolar e familiar, objetivos, entre outros. 
 
	3 - Entrevista comportamental com foco em competência
	C - Entrevista breve que visa esclarecer informações apresentadas no currículo e verificar pontos relevantes para o prosseguimento no processo seletivo.  
Agora marque a sequência correta:
	
	A
	1-A; 2-B; 3-C.
	
	B
	1-C; 2-B; 3-A
	
	C
	1-B; 2-A; 3-C
	
	D
	1-B; 2-C; 3-A
	
	E
	1-C; 2-A; 3-B
Questão 4/4 - Treinamento e Desenvolvimento
Segundo Kirkpatrick e Kirkpatrick (2008) há quatro critérios para avaliar o treinamento: Reação, Aprendizagem, Comportamento e  Resultados. Sobre esses critérios avalie as assertivas:
 
I -  A avaliação da reação pode ser realizada a partir de testes realizados antes e após o treinamento, mensurando se houve ou não melhoria na capacidade e no desempenho.
II – A avaliação do aprendizado pode ocorrer a partir dos resultados alcançados com o treinamento, a exemplo de diminuição das reclamações e aumento da satisfação dos clientes.
III – A avaliação do comportamento diz respeito à mudança do comportamento do treinando e se este transferiu o que aprendeu para seu trabalho.
IV – A avaliação de resultados se dá por meio da verificação do aumento do desempenho dos treinandos e seu impacto nos resultados organizacionais.
É correto o que se afirma em:
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	II, apenas.
	
	C
	III, apenas.
	
	D
	IV, apenas.
	
	E
	III e IV, apenas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais