Buscar

artigo do trabalho de tecnologia das construções

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

, 
INTRODUÇÃO
 Serão apresentadas neste trabalho as lajes denominadas maciças, do tipo moldada no local ou com partes pré-fabricadas, também denominadas lajes mistas. As lajes maciças de forma retangular, apoiadas sobre as quatro bordas, são as lajes mais comuns nas construções correntes de concreto Armado. As lajes com uma ou duas bordas livres, são menos comuns na prática. Todo processo de cálculo das lajes maciças, apresentados neste trabalho, seguiram a orientação da NBR 6118/2014, que é fundamental para a garantia da segurança de todo o processo de construção.
2. DEFINIÇÃO
 Lajes são elementos planos, em geral horizontais, com duas dimensões muito maiores que a terceira, sendo esta denominada espessura. A principal função das lajes é receber os carregamentos atuantes no andar, provenientes do uso da construção (pessoas, móveis e equipamentos), e transferi-los para os apoios. Apresenta-se, neste capítulo, o procedimento para o projeto de lajes retangulares maciças de concreto armado, apoiadas sobre vigas ou paredes. Esses apoios são admitidos indeslocáveis. Nos edifícios, usuais, as lajes maciças têm grande contribuição no consumo de concreto: aproximadamente 50% do total. PINHEIRO, Libânio M, MUZARDO, Cassiane D e SANTOS, Sandro P.
Figura 1 – Estrutura de uma laje maciça
Fonte: https://cddcarqfeevale.files.wordpress.com/2012/04/laje-convencional-500.jpg (2012)
3. LAJE MACIÇA 
 Laje maciça é aquela onde toda a espessura é formada por concreto, contendo armaduras longitudinais de flexão e eventualmente armaduras transversais e apoiadas em vigas ou paredes ao longo das bordas. Laje com borda ou bordas livres é um caso particular de laje apoiada nas bordas.
 As lajes maciças de concreto, com espessuras que normalmente variam de 7 cm a 15 cm, são projetadas para os mais variados tipos de construção, como edifícios de múltiplos pavimentos (residenciais, comerciais, etc.), muros de arrimo, escadas, reservatórios, construções de grande porte, como escolas, indústrias, hospitais, pontes de grandes vãos, etc. De modo geral, não são aplicadas em construções residenciais e outras construções de pequeno porte, pois nesses tipos de construção as lajes nervuradas pré-fabricadas apresentam vantagens nos aspectos custo e facilidade de construção. BASTOS, Paulo Sérgio dos Santos.
 
3.1 CLASSIFICAÇÃO QUANTO À DIREÇÃO
 As lajes maciças podem ser classificadas segundo diferentes critérios, como em relação à forma geométrica, dos tipos de vínculos nos apoios, quanto à direção, etc. As formas geométricas podem ter as mais variadas formas possíveis, porém, a forma retangular é a grande maioria dos casos da prática. Hoje em dia, com os avançados programas computacionais existentes, as lajes podem ser facilmente calculadas e dimensionadas, segundo quaisquer formas geométricas e carregamentos que tiverem. Uma classificação muito importante das lajes maciças é aquela referente à direção ou direções da armadura principal. Existem dois casos: laje armada em uma direção ou laje armada em duas direções. BASTOS, Paulo Sérgio dos Santos.
	
Laje armada em uma direção
 As lajes armadas em uma direção tem relação entre o lado maior e o lado menor superior a dois, isto é: 
	y	2	Eq. 1
 x
com:	x	= vão menor (Figura 1);
y	= vão maior.1 m
 x	
 y
 Figura 1 – Vãos da laje retangular armada em uma direção.
 Os esforços solicitantes de maior magnitude ocorrem segundo a direção do menor vão, chamada direção principal. Na outra direção, chamada secundária, os esforços solicitantes são bem menores e, por isso, são comumente desprezados nos cálculos. Os esforços solicitantes e as flechas são calculados supondo-se a laje como uma viga com largura de 1 m, segundo a direção principal da laje, como se verá adiante. BASTOS, Paulo Sérgio dos Santos
Laje armada em duas direções (ou em cruz)
 
 Nas lajes armadas em duas direções os esforços solicitantes são importantes segundo as duas direções principais da laje. A relação entre os lados é menor que dois, tal que:
	y	2	Eq. 2
X
com:	x	= lado menor (Figura 2);
y	= lado maior
 x
 y
 Figura 2 – Vãos da laje retangular armada em duas direções.
 
3.2 LAJES NERVURADAS
 Uma laje nervurada é constituída por um conjunto de vigas que se cruzam, solidarizadas pela mesa. Esse elemento estrutural terá comportamento intermediário entre o de laje maciça e o de grelha. Segundo a NBR 6118:2003, lajes nervuradas são "lajes moldadas no local ou com nervuras pré-moldadas, cuja zona de tração é constituída por nervuras entre as quais pode ser colocado material inerte." As evoluções arquitetônicas, que forçaram o aumento dos vãos, e o alto custo das formas tornaram as lajes maciças desfavoráveis economicamente, na maioria dos casos. Surgem, como uma das alternativas, as lajes nervuradas.
 Resultantes da eliminação do concreto abaixo da linha neutra, elas propiciam uma redução no peso próprio e um melhor aproveitamento do aço e do concreto. A resistência à tração é concentrada nas nervuras, e os materiais de enchimento têm como função única substituir o concreto, sem colaborar na resistência. 
 
Figura 2– Laje nervurada bidirecional
Fonte: (FRANCA & FUSCO, 1997)
3.3 LISA OU COGUMELO
 Segundo a definição da NBR 6118 (item 14.7.8): Lajes-cogumelo são lajes apoiadas diretamente em pilares com capitéis, enquanto lajes lisas são apoiadas nos pilares sem capitéis. Capitel é o elemento resultante do aumento da espessura da laje na região adjacente ao pilar de apoio, com a finalidade de aumentar a capacidade resistente devido à alta concentração de tensões nessa região. Ambas as lajes são maciças, de concreto e aço e sem vazios ou enchimentos, mas não se apoiam nas bordas, somente nos pilares.
 Num pavimento apresentam a eliminação de grande parte das vigas como a principal vantagem em relação às lajes maciças, embora por outro lado tenham maior espessura. São usuais em todo tipo de construção de médio e grande porte, inclusive edifícios relativamente altos. Apresentam como vantagens custo menor e maior rapidez na construção. No entanto, são suscetíveis a maiores deformações verticais (flechas).
Figura 3 – Laje lisa ou cogumelo
Fonte:: ALVES (2017)
3.4 LAJES PRÉ- FABRICADAS
As normas brasileiras NBR 14859, NBR 14859-2, NBR 14860-1, NBR 14860-2 e NBR 14861 apresentam as características exigíveis para alguns tipos de lajes pré-fabricadas.
Define-se como laje pré-fabricada ou pré-moldada a laje que tem suas partes constituintes fabricadas em escala industrial no canteiro de uma fábrica. Pode ser de concreto armado ou de concreto protendido. São aplicadas tanto nas construções de pequeno porte como também nas de grande porte. Neste texto se dará ênfase às lajes pré-fabricadas para as construções de pequeno porte, como casas, edifícios de baixa altura, sobrados, galpões, etc.
3.4.1 DEFINIÇÕES
Conforme as várias normas citadas no item anterior, as seguintes lajes pré-fabricadas podem ser assim definidas:
laje pré-fabricada unidirecional: são as lajes constituídas por nervuras principais longitudinais, dispostas em uma única direção. Podem ser empregadas algumas nervuras transversais, perpendiculares às nervuras principais;
 laje pré-fabricada bidirecional: laje nervurada, constituída por nervuras principais nas duas direções;
 Pré-laje: são placas com espessura de 3 cm a 5 cm e larguras padronizadas, constituídas por concreto estrutural, executadas industrialmente fora do local de utilização definitivo da estrutura, ou mesmo em canteiros de obra. Englobam total ou parcialmente a armadura inferior de tração, integrando a seção de concreto da nervura. As pré-lajes podem ser unidirecionais ou bidirecionais, e as placas podem ser de concreto armado ou
de concreto protendido;
laje alveolar protendida: conjunto formado por painéis alveolares protendidos pré-fabricados, montados por justaposição lateral, eventual capa de concreto estrutural e material de rejuntamento.
Figura 4– laje pré-fabricada
Fonte: https://cddcarqfeevale.files.wordpress.com/2012/05/laje-tavela-e-vigota.jpg ( 2012)
 REFERÊNCIAS
PINHEIRO, Libânio M, MUZARDO, Cassiane D e SANTOS, Sandro P.
26 maio 2003. Lajes Maciças. Capítulo 11. USP – EESC – Departamento de Engenharia de Estruturas, 2003. Disponível em <http://www.fec.unicamp.br/~almeida/au405/Lajes/Lajes_Macicas_EESC.pdf>.Acesso em 28 de Janeiro de 2018.
 
 BASTOS, Paulo Sérgio dos Santos. Lajes de Concreto: Estrutura de Concreto I. Notas de aulas. UNESP, 2015.Disponível em < http://wwwp.feb.unesp.br/pbastos/concreto1/Lajes.pdf>.Acesso em 05 de fevereiro de 2018.
 
 
NBR 6118 2004.Lajes lisas e lajes-cogumelo. Associação Brasileira de Normas Técnicas.
NBR 14859 2001 Lajes Pré–Fabricada Requisitos. Associação Brasileira de Normas Técnicas.
NBR 14859-2 2001. Lajes Pré –Fabricada Requisitos Parte 2. Associação Brasileira de Normas Técnicas.
NBR 14860-1 2001. Lajes Pré –Fabricada Requisitos .Associação Brasileira de Normas Técnicas. 
NBR 14860-2 2001. Lajes Pré–Fabricada Requisitos Parte 2 .Associação Brasileira de Normas Técnicas.
NBR 14861 2002 .Lajes Pré–Fabricada Requisitos Parte 2 .Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais