Buscar

02 FUNDAMENTOS DE DIREITO EMPRESARIAL Conteúdo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Teoria da Empresa e Conceito de Empresário
Você conhece o significado da palavra Empresário para o Direito Empresarial?
Segundo a Teoria da Empresa, é considerado empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.
O empresário pode ser pessoa natural ou jurídica. Veja os requisitos para a atividade empresarial.
Profissionalismo> O empresário deve exercer sua atividade de forma habitual e não esporádica.
Exercício da Atividade> O empresário exerce uma atividade, que é a própria empresa.
Economia> A busca do lucro na exploração da empresa.
Organização> Segundo Fábio Ulhoa Coelho, os fatores presentes na empresa são: o capital, a mão-de-obra, os insumos e a tecnologia.
Produção> A fabricação de mercadorias ou a prestação de serviços.
Circulação> A intermediação de mercadorias ou de serviços.
Agora que você já sabe o que representa o empresário, vamos conhecer um pouco mais sobre os temas do Direito Empresarial?
A pessoa natural que opta em abrir o seu próprio negócio individualmente, sem a constituição de sociedade com amigos ou conhecidos, é chamado de empresário individual.
Até o advento do novo Código Civil, sob a orientação da teoria dos atos de comércio, seu conceito técnico-jurídico era de comerciante.
Para nós, as leis e normas aplicáveis à pratica mercantil eram exclusivas de quem realizava atos de intermediação das mercadorias com habitualidade, finalidade de lucro e em nome próprio, ficando ausentes do conceito as atividades oriundas da cadeia de produção, bem como as de prestação de serviço.
Hoje, independentemente de o negócio ser relacionado à produção, circulação de bens ou serviços, o que importa é que a atividade fim tenha se concretizado por meio de uma atividade economicamente organizada.
Mas o que significa uma atividade economicamente organizada?
As ciências econômicas classificam a atividade economicamente organizada como empresa.
É realizada sob o comando do seu dono (quer seja empresário individual ou uma sociedade empresária), agregando valores de produção (como: mão-de-obra, matéria-prima, maquinários, tecnologia, capital, dentre outros) para a realização da atividade final.
Algumas atividades permaneceram excluídas da nova conceituação de Empresário.
“Art. 966 do Código Civil (...)”. Parágrafo único.
“Não se considera empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa.”
Você sabe como é regulado o exercício da atividade empresarial?
Os pressupostos para regular o exercício da atividade empresarial estão estabelecidos no Artigo 972 do CC.
Teoria da Empresa e Conceito de Empresário 
ATIVIDADES EXCLUÍDAS DA ATIVIDADE EMPRESARIAL
Pela leitura do parágrafo único do artigo 966CC, conclui-se que as atividades intelectuais, as de natureza cientifica, artística e literária quando prestada com teor de pessoalidade pelo seu titular, serão atividades disciplinadas pelas normas do direito civil. Quando, porém, imperar a impessoalidade, entenda: o afastamento do profissional para a realização da atividade fim, que se concretiza por meio de empregados, maquinários, frotas etc. teremos as então atividades intelectuais, científicas, artísticas, literárias como sendo também enquadradas em práticas empresariais. 
PRESSUPOSTOS PARA O REGULAR EXERCÍCIO DA ATIVIDADE EMPRESARIAL
O artigo 972 do Código Civil estabelece dois pressupostos de regularidade da atividade empresarial: 1) o pleno gozo da capacidade civil e 2) nenhum impedimento legal. A capacidade civil é um instituto do Direito Civil que estabelece a condição legal para a pessoa exerce atividade da vida civil e empresarial de forma autônoma. O critério adotado pelo sistema jurídico brasileiro para conferir a capacidade civil plena às pessoas naturais foi o parâmetro biológico, com isso todos nós nos tornarmos capazes civilmente para comprar uma casa ou vender um automóvel, sem a assistência dos pais, a partir dos 18 anos. É bem verdade que a regra apresente exceções, concentradas naqueles que não obstante a maioridade não possui discernimento para os atos do dia-a-dia, como, por exemplo, aqueles que são interditados pelos familiares. Outra questão fica por conta de algumas pessoas que, pelo instrumento da emancipação, se tornam capazes antes dos 18 anos. Nesses casos, a lei civil exige que elas tenham no mínimo 16 anos completos. As situações que levam à emancipação estão previamente enumeradas pelo legislador no Código Civil no artigo 5º parágrafo único e, dentre outras hipóteses, temos a concessão pelos pais, tutor ou juiz; o casamento e exercer atividade empresarial com economia própria. 
a) maiores de 18 anos, no gozo de seus direitos civis; 
b) maiores de 16 e menores de 18 anos, desde que emancipados. 
Um menor de idade pode ser um empresário?
Em princípio, por não ter adquirido a capacidade civil plena, o menor não poderá exercer regularmente a atividade de empresário individual, exceto duas exceções.
Existe algum impedimento nas sociedades entre marido e mulher?
Há um impedimento chamado relativo. Pela Lei  Civil,  no seu artigo 977CC, ele determina que marido e mulher podem contratar sociedade entre si, desde que o regime de casamento não seja o da comunhão total (todos os bens se comunicam entre eles, os adquiridos antes e depois do casamento) ou da separação de bens obrigatória (não comunicação de bens entre os cônjuges, quer tenham sidos adquiridos antes ou posterior ao casamento).
Veja agora os tipos de sociedade formados e regidos pela Lei Civil.
Sociedade entre cônjuges sob o regime de comunhão parcial de bens.
Sociedade entre pessoas com união estável.
Sociedade entre homo afetivos.
Outro tipo de sociedade é o casamento entre sócios, já que o impedimento legal estabelecido no Artigo 977CC não se estende para aqueles que já constituíram a sociedade e são designados sócios.
Vamos observar uma situação?
O que ocorre com a empresa que funciona mesmo existindo um impedimento legal?
O Artigo 973 do Código Civil determina que aquele que exercer atividade empresarial violando o impedimento legal para tal, responderá pelas obrigações contraídas.
Para cumprir as suas obrigações, o empresário deve registrar-se na Junta Comercial (órgão oficial encarregado da execução e administração dos serviços de registro), manter escrituração regular de seus negócios e levantar demonstrações contábeis periódicas.
Vamos estudar agora as regras para escrituração dos livros e a contabilidade?
O empresário e a sociedade empresária deverão adotar um sistema de contabilidade, mecanização ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, de acordo com a documentação respectiva devendo levantar, anualmente, o balanço patrimonial e o de resultado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais