Buscar

EFEITO DA MARCA NO CONSUMIDOR

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Juliana Nasi Mendes Nº USP: 9815912
Juliana Nasi Mendes Nº USP: 9815912
EFEITO DA MARCA NO CONSUMIDOR
EXERCÍCIO
Análises – COM MARCA
A intenção de compra dos produtos com a presença da marca pode ser analisada quantitativamente a partir da tabela abaixo.
	
	FEM
	MASC
	MÉDIA
	4,59
	4,95
	MEDIANA
	5,00
	5,00
	MODA
	7,00
	3,00
	DESVIO PADRÃO
	2,36
	2,07
	Analisando os dados, pode-se concluir que não há grande variação entre os públicos. A diferença da média de ambos os públicos é 0,36, mostrando que, neste caso, mulheres e homens pensam de forma parecida. Com a média dos dois sendo 4,77, demonstra-se que ambos não têm certeza se comprariam os produtos das respectivas marcas. Tendo o valor 5 como mediana tanto para o público feminino como o masculino, complementando a análise da média, percebe-se que, realmente, a maioria é indecisa se compraria não.
	Entretanto, há uma grande variação nos valores da moda. No geral, para o público feminino o valor que mais aparece é 7, enquanto para o masculino é 3; mais mulheres talvez comprariam e mais homens talvez não comprariam. Desse modo, pode-se concluir que, no momento de indecisão, as mulheres são mais inclinadas a efetuar a compra do que os homens. 
	 O desvio padrão de valor reduzido demonstra pouca variação nos indicadores da pesquisa.
	Já a disposição a pagar é dada pela tabela a seguir.
	
	FEM
	MASC
	MÉDIA
	154,55
	84,05
	MEDIANA
	150,00
	85,00
	MODA
	250,00
	100,00
	DESVIO PADRÃO
	63,51
	41,95
	Conforme os dados acima, é visto que a diferença entre os públicos é maior. As mulheres estão dispostas a pagar um valor consideravelmente maior do que os homens pelos produtos, variando no valor de 70,50. A mediana também varia. Para o público feminino, ela é 150,00 e, para o masculino, é 84,04, demonstrando a maior diferença entre as disposições de compra.
	Os valores relativamente altos da moda evidencia o poder da marca na mente do consumidor. O valor que mais aparece é 250 para o público feminino, enquanto para o masculino é 100. Visto que a média correspondente a cada público é menor, ambos os públicos estão dispostos a pagar mais caro do que mais baixo. 
O desvio padrão possui um valor mediano, demonstrando relativa variação nos indicadores da pesquisa.
Análises – SEM MARCA
A intenção de compra dos produtos sem a presença da marca pode ser analisada quantitativamente a partir da tabela abaixo.
	
	FEM
	MASC
	MÉDIA
	5,00
	5,44
	MEDIANA
	5,00
	5,00
	MODA
	7,00
	5,00
	DESVIO PADRÃO
	2,00
	2,24
	Verificando os dados, observa-se que, novamente, não há grande variação entre os públicos. A diferença da média de ambos os públicos é 0,44, mostrando que, neste caso também, mulheres e homens pensam de forma parecida. Com a média dos dois sendo 5,22, há um pequeno crescimento em relação ao valor da pesquisa com a presença da marca – evidenciando uma maior inclinação pelo interesse em comprar os produtos. Idem ao resultado anterior, o valor 5 aparece como mediana tanto para ambos os públicos, mostrando pouca diferença entre possuir ou não a marca nos produtos. 
	Há uma menor variação nos valores da moda. No geral, para o público feminino o valor que mais aparece continua sendo 7, enquanto o masculino subiu para 5. As mulheres continuam talvez comprando e, agora, os homens não sabem se comprariam. Nesse sentido, concluímos que as mulheres ainda são mais inclinadas a efetuar a compra, porém os homens demonstram um pouco mais de interesse sem a presença da marca. 
	 O desvio padrão de valor reduzido demonstra pouca variação nos indicadores da pesquisa.
	Já a disposição a pagar é dada pela tabela a seguir.
	
	FEM
	MASC
	MÉDIA
	63,77
	40,40
	MEDIANA
	50,00
	40,00
	MODA
	60,00
	50,00
	DESVIO PADRÃO
	35,29
	15,74
	
	
	
	Quando à disposição em comprar os produtos, os resultados mudam. Analisando os dados, observamos que a diferença entre o quanto as mulheres e o quanto os homens estão dispostos a gastar reduziu significantemente. A média do público feminino é 63,33, quando, com a presença da marca, era 154,55; a média do público masculino é 40,4, e antes era 84,05. Nessa diretriz, observa-se como o valor de marca acrescenta um valor financeiro na mente do consumidor. Já a mediana varia menos do que no caso anterior: a diferença é de apenas 10, quando antes era 65.
	Os valores relativamente baixos da moda mostram como as peças de roupa perdem o seu patrimônio de marca ao não evidenciar a marca. O valor que mais aparece é 60 para o público feminino, enquanto para o masculino é 50. Mais uma vez, a respectiva média é menor, o que significa que ambos os públicos estão dispostos a pagar mais caro do que mais baixo. 
O desvio padrão possui um valor mediano para o feminino, demonstrando relativa variação nos indicadores da pesquisa. Para o masculino, o valor é pequeno, significando pouca variação nos indicadores.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes