Buscar

Externalidades (Resumo, Mankiw).pdf

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Microeconomia
Externalidades C a p í t u l o 1 0 – E x t e r n a l i d a d e s ( M a n k i w )
1. Introdução Uma externalidade surge quando uma pessoa se dedica a uma ação que provoca impacto no bem-estar de um terceiro que não participe dessa ação, sem pagar nenhuma compensação por esse impacto. Se o impacto sobre o terceiro é adverso, é denominado externalidade negativa. Se é benéfico, é chamado externalidade positiva. Como os compradores e vendedores desconsideram os efeitos externos de suas ações quando decidem quanto demandar ou ofertar, o equilíbrio de mercado não é eficiente quando há externalidades. Um exemplo de externalidade seriam as empresas produtoras de papel e seus consumidores, que não consideram o custo total da poluição para suas decisões de compra.
2. Externalidades e ineficiência do mercado 2.1 Externalidades negativas
Quando o custo de produção de um bem é maior para a sociedade do que para o produtor.
Custo Social > Custo Privado
A curva social se localiza acima do custo de produção porque se considera os custos externos causados pela externalidade. A intersecção da curva da demanda com a de custo social é a quantidade ótima do bem a ser ofertada para a sociedade. O mercado, então, produz mais que a quantidade ótima. Uma maneira de corrigir isso é tributar os produtores pela quantidade de bem produzida.
Custo social = Custo de produção ± Externalidade
Microeconomia
Internalização de uma externalidade é a alteração dos incentivos para que os atores econômicos passem a considerar as externalidades de suas ações.
2.2 Externalidade positiva Quando as atividades de terceiros geram benefícios a terceiros.
Como Valor Social > Valor Privado, a curva do valor social fica acima da curva de demanda. A quantidade ótima é o encontro da curva de valor social com a curva de oferta. Assim, a quantidade ótima está acima da ofertada pelo mercado. Umas das maneiras de corrigir esse problema é por meio de subsídio.
2.3 Algumas considerações sobre as externalidades A externalidade pode aumentar ou diminuir conforme a quantidade ofertada do bem. Um exemplo seria a educação. Uma de suas externalidades é produzir melhor eleitores. Quanto maior a oferta de educação, mais eleitores conscientes seriam produzidos. Assim, aumentar a quantidade de educação ofertada para obter melhores eleitores teria um benefício social cada vez menor, visto que já haveria grande número de bons eleitores.
3. Políticas públicas para as externalidades O governo pode solucionar uma externalidade tornando obrigatórios ou proibidos determinados comportamentos. No entanto, isso nem sempre é viável ou possível.
3.1 Impostos corretivos e subsídios Os impostos criados para corrigir os efeitos da externalidade são chamados de impostos corretivos (também chamados de impostos de Pigou). O imposto corretivo ideal seria igual ao custo externo de uma atividade com externalidades negativas, e um subsídio corretivo ideal seria igual ao benefício externo de uma atividade com externalidades positivas.
Microeconomia
3.2 Impostos corretivos e subsídios X Regulamentação Os economistas tendem a preferir os impostos corretivos e subsídios para corrigir externalidade à regulamentação porque eles podem corrigi-la gerando menor custo a sociedade. Sob uma política de regulamentação os produtores não têm motivo para reduzir a quantidade produzida se já atingiram o limite máximo estabelecido pelo governo. Já com o imposto, os produtores têm incentivo para diminuir cada vez mais a externalidade bem como desenvolver tecnologias que a amenizem. De forma geral, impostos corretivos além de aumentar a eficiência econômica ainda geram receita para o governo e por isso são preferíveis às regulamentações.
3.3 Licenças de poluição negociáveis Para o caso da externalidade poluição, uma solução seria distribuir licenças permitindo a emissão de determinada quantidade de produtos poluentes e permitir o comércio deles pelas empresas. Exemplo de como essa política funcionaria:
Uma fábrica de aço deseja aumentar sua emissão de lixo em 100 toneladas. A fábrica de papel concorda em reduzir a sua poluição na mesma quantidade se a fábrica de aço lhe pagar 5 milhões de unidades monetárias.
De forma geral, tanto as licenças quanto os impostos corretivos permitem internalizar as externalidades.
4. Soluções privadas para as externalidades Às vezes, o problema das externalidades é resolvido por sanções sociais. Outra solução está nas instituições filantrópicas. O próprio mercado privado frequentemente pode resolver o problema das externalidades a partir do interesse próprio das partes envolvidas, na forma de integração entre diferentes tipos de negócios. Um exemplo seria um produtor de maçãs e um apicultor. Cada negócio concede uma externalidade positiva ao outro: ao polinizarem as flores das macieiras, as abelhas ajudam na produção de maçãs. Ao mesmo tempo, usam o néctar que retiram das flores para produzir o mel. Outra maneira do mercado privado lidar com essas externalidades é por meio de contratos entre as partes interessadas.
4.1 Teorema de Coase De acordo com o teorema de Coase, se os agentes econômicos privados puderem negociar sem custo a alocação de recursos, então o mercado privado sempre solucionará o problema das externalidades e alocará recursos com eficiência. Por exemplo, se Dick tem um cachorro que late e incomoda Jane, sua vizinha, os dois podem negociar para resolver o problema. Se Dick tiver o direito de ter o cachorro, Jane pode pagar para que ele se livre do mesmo. Se Jane tiver direito ao silêncio, Dick pode pagar a Jane para permanecer com o cachorro. De acordo com o teorema de Coase, a distribuição inicial dos direitos não afeta a capacidade que o mercado tem de atingir o resultado eficiente. No entanto, é a distribuição dos direitos que determina o bem- estar, já que o não-possuidor do direto é quem paga no final da negociação.
4.2 Por que as negociações nem sempre funcionam
• Custo de transação: Se os custos que as partes tem de negociar forem muito altos, elas não conseguem resolver os problemas de externalidade.
• Número de partes: É difícil coordenar todas as partes, quando seu número é muito grande, o que inviabiliza que cheguem a um acordo.
• Negociações simplesmente fracassam: Muitas vezes as partes resistem e ficam à espera de um acordo melhor para si.

Outros materiais