Buscar

Estudo de casa Geografia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Como continuação da aula ela poderia iniciar um debate com os educandos para 
que eles colocassem seus pontos de vistas e opiniões, após esse levantamento ela pode 
dispor os tópicos que foram abordados durante o debate em um cartaz , sempre levando 
em consideração tudo que foi abordado por eles, depois entregar revistas e jornais para 
que recortem personagens de varias etnias em diferentes funções sociais, artistas, 
escritores, cientistas é ate mesmo no dito “Mundo da Beleza” entre outros, por meio 
desse contato os educandos passem a refletir e considerar natural a presença das 
diversas diferenças étnico-raciais. 
 Nesta perspectiva de educadora alfabetizadora tendo como uma de suas funções 
a de saber lidar com as várias facetas da identidade, respeitando sempre os limites da 
faixa etária, apresentando aos educandos não uma verdade absoluta, mas sim uma 
reflexão, explanando sobre a necessidade d e igualdade de oportunidades, e m que todos 
deveriam ter a mesma possibilidade de alcançar os benefícios é as recompensas que 
uma sociedade torna disponível, possibilitando a compreensão e as implicações éticas e 
políticas de diferentes posições sobre o tema , dissociando assim os mitos, os 
estereótipos, e os valores negativos sobre grupos e sujeitos historicamente 
marginalizados, estigmatizados e oprimi dos, fazê-los refletir acerca do comportamento 
da comunidade escolar diante de situações de racismo dentro e fora d a sala de aula, 
despertando a consciência da valorização étnico -racial na sociedade atual, deixando 
claro que a cor da pele e a textura dos cabelos não definem o lugar a ser ocupado na 
sociedade, deixando livre o espaço de cada um para que possam construir suas próprias 
opiniões nesse debate de ideias. 
Demostrando que tradicionalmente, os negros têm sido descriminados ate 
mesmo nas propagandas e no mundo da beleza, duas esferas particularmente 
importantes na construção de estereótipos negativos contra os negros , não podendo 
esquecer que alguns ditados populares têm reforçado essa rejeição aos fenótipos negros, 
particularmente ao cabelo crespo. 
A cor da pele e a textura dos cabelos não definem o lugar a ser ocupado no 
interior dessa escala classificatória imposta pela sociedade, que é um tanto problemática 
quando tomados à questão do fenômeno d a escravidão como ponto de partida, deixando 
a impressão que os negros surgiram d e um ambiente sem cultura, sendo eles apenas 
capturados de algum lugar da África e trazidos para o Brasil apenas na condição natural 
de escravos, há sim uma cultura vasta e rica ad vinda dos africanos, como de qualquer 
outra etnia
Prova discursiva de Etnicas
Questão 1/3 
Tema: Raça 
O uso do termo Raça, tem sido objeto de inúmeras discussões na atualidade no nível acadêmico, político e social. Uma vez que o uso d esta palavra está ligada em determinados momentos histórico a justificação de desigualdades. 
Destaque o porquê da importância da discussão sobre a questão racial. 
Nota: 3 
Resposta do Aluno: As discussões sobre questão racial são muito importantes ainda hoje devido ao grande número de situações que acontecem no cotidiano, como exemplos as cotas raciais em universidades que são alvos de grandes polemicas e discussões no meio acadêmico e político ,os livros didáticos nas escolas onde até então não faziam menção a cultura afro-brasileira de forma clara, não só por isso, uma vez que a questão racial está ligada diretamente com a questão da discriminação racial, onde não envolve tão somente questão de cor ,mais sim todo e qualquer tipo de discriminação . 
 
Questão 2/3 
Tema: Escravidão 
Giddens (2005), citado por Carvalho (2012), apresenta que na história da humanidade identificamos quatro formas básicas de definir o nível de importância da pessoa em uma sociedade, a estratificação social: escravidão, casta, estamentos e classes. Neste contexto, explique o que é a escravidão como estratificação social. 
Nota: 
Resposta do Aluno: Foi a forma mais antiga e também a mais extrema de estratificação social onde os escravos eram retirados da forma mais bruta possível do seu ambiente original e levado como mercadoria para serem tidos como propriedade de outros, e sendo eles o estrato social mais baixo não tendo direito algum. 
Questão 3/3 
Tema: Raça 
Sobre o estudo da raça, temos a escola etnológica- biológica, a escola histórica e a escola darwinista social. Escreva sobre o que defendia a escola etnológica- biológica referente a questão de raça. 
Nota: 333 
Resposta do Aluno: Foi fundada na tradição norte americana e que tinha a ideia de 
múltiplas raças ,sendo que sua principal ideia se baseava na superioridade da raça branca em relação as outras raças os índios e negros , e que a mistura com outras raças geraria uma raça indefinida, causando uma deficiência que poderia ser física e mental a cada uma das raças 
1 questão:
 A História Tradicional é de caráter positivista, com embasamento em documentos escritos e história de grandes homens. O modelo de história tradicional e do marxismo ortodoxo peca ao privilegiar som ente uma linha de aspectos chaves, causando pouca vontade nos alunos em aprender, pois esta história fica distante de sua realidade, e após um determinado tempo nem 
sequer lembram-se do que foi estudado”. 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas tele aulas e no livro -base Constituição Histórica da Educação no Brasil , discorra sobre os paradigmas da história conhecida como tradicional. 
Nota: 16.0 
Na história tradicional os fatos são a presentados pelo historiador de forma objetiva, como aconteceram, valorizando somente documentos oficiais como fontes válidas para a história. A história tradicional está voltada para os grandes acontecimentos e “grandes homens”. O interesse principal está centrado em aspectos políticos na história mundial em detrimento da local e regional, narrativa linear, restrita a questões objetivas. (p. 16 e 17) 
Resposta: Os fatos são apresentados pelo historiador de forma objetiva, ou seja, como aconteceram. A história tradicional está voltada para os grandes acontecimentos e "grandes homens". O interesse principal está centrado em aspectos políticos e da história mundial em detrimento com a local e regional
Questão 2/5 
Considere o seguinte extrato de texto: 
“Qualquer que seja a avaliação que se tem de O Segundo Sexo, d e Simone de Beauvoir, publicado há meio século, não se podem negar dois fatos: seu pioneirismo e sua influência em muitas gerações, assim como na academia”. 
Considerando os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, responda: 
- Qual a principal contribuição de Simone de Beauvoir para os estudos de gênero? 
Resposta: A pesquisa bibliográfica que informa o livro foi longa e a própria redação tomou mais de um ano, somando -se distintos períodos entre 1946 e 1948. Se, ainda hoje, as relações homem-mulher são amplamente consideradas um tema secundário, pode -se imaginar o significado de uma escritora de projeção mundial dedicar-se ao estudo da mulher, fase d e resgate da identidade feminina que procedeu a formulação do conceito de gênero, por Stoller, em 1968, e sua expansão a partir do artigo de Gayle Rub in, "The Traffic in Women", em 1975. O livro ganhou a imprensa internacional, f oi traduzido para muitas línguas e provocou enorme impacto.
Questão 3/5 
Leia a poesia abaixo: 
“Nós.
Branco – verde – preto:/ simplicidades –indolências – superstições./ [...] Nós. O clã fazendeiro. Sombra forte de mangueiras pelo chão; recorte nítido de bananeiras pelo ar;/ [...] ladrões de beijo n as esquinas d as morenas de jambo/ entre rótulas sob os beirais dos casarões/ [...] Violões nos morros mulatos – maxixes políticos, tosses, pitos e pinga n a luz dos candeeiros”. Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível e m: Guilherme de Almeida apud. SILVA, Márcia Rios da. As m ais belas poesias patrióticas e de exaltação ao Brasil: inventando uma nação. O olho da nação. n. 15, Salvador (BA), dez. 2010. p. 8. 
Considerando os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia aponte uma razão para a existência, no Brasil, do mito da democracia racial. 
segundo o livro-base “A inexistência de ‘conflitos raciais abertos’ no período pós -abolição levou muitos a pensarem numa sociedade harmônica em termos raciais” (p. 133) 
Resposta: Segundo o livro-base " A inexistência de "conflitos raciais abertos" no período de pós-abolição levou muitos a pensarem numa sociedade harmônica em termos raciais. Os movimentos raciais negros sempre dialogaram com a noção da raça m esmo que de forma distintas, na década de 19 30 o movimento negro estava preocupado com uma ideia de assimilacionista, hoje as lideranças negras atuam como modelos de positivação da raça como demarcador entre grupos sociais, a raça aqui pertence ao domínio d a cultura e não biológico.
Questão 4/5 
Leia o fragmento de texto: 
 
“No Brasil, a história da educação está relacionada a das Escolas Normais, sendo introduzida no currículo da Escola Normal do Rio d e Janeiro a partir de 1928. (..) A disciplina de História da Educação, desde a sua implantação nos currículos das escolas de formação de professores, passou pela ‘programatizarão’”. Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROBALLO, R. O. B . Historia da educação e a formação de professoras normalistas : a s noções de Afrânio Peixoto e de Theodoro Miranda Santos. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal 
do Paraná, Curitiba, 2007 (p. 7-8) 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas tele aulas e no livro Constituição Histórica da Educação no Brasil , discorra sobre os aspectos da origem da história da educação como disciplina no Brasil. 
Nota: 16.0 
Os aspectos da origem da 
Resposta: A história da educação era indiferente para a área da pedagogia, pois os livros tinham caráter didático e tradicional. A produção de conhecimento em história da educação foi reconhecida e legitimada devido a expansão dos programas de pós -graduação no Brasil. A aproximação dos historiadores ao tema educação, o diálogo e o uso de referenciais teórico-metodológicos são aspectos importantes para origem da disciplina. 
Questão 5 
Considere o seguinte extrato de texto: 
“Tanto a Índia como o Brasil a presentam extraordinárias disparidades de renda e de propriedade, de riqueza e de pobreza, de cultura e de barbárie. O Brasil, apesar disto e talvez pela sua história recente, apresenta um grau mais e levado de mobilidade social e espacial”. 
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: GUIMARAES, Levando em consideração os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, diferencie sociedade abertas e fechadas do ponto de vista da mobilidade social: 
 
Resposta: A mobilidade social é uma mudança de estrato (ou status), isso é o que vem ocorrendo no Brasil devido a desigualdade social gerada pelos processos de desenvolvimento. O aluno deve caracterizar a Índia como uma sociedade fechada as castas explicitando que " Numa sociedade aberta, existem desigualdades sociais, mas as pessoas e grupos têm a possibilidade de ascender a uma classe social mais elevada. Ao contrário do que acontece em uma sociedade fechada, onde não há possibilidade de ascensão social.
UTA: HISTORICIDADE 
Fórum - Estudo de Caso 
MÓDULO/FASE Módulo B – Fase I 
DISCIPLINA: Metodologia do ensino da história 
TEMA 
Interdisciplinaridade entre História e Geografia: o tempo e o espaço em sala de 
aula. 
QUESTÃO ORIENTADORA: 
Qual proposta de atividade que faça os alunos perceberem as mu danças e 
permanências na escola e seu espaço a professora poderia sugerir? 
 
Acredito que ao realizar como proposta educacional uma pesquisa de 
campo envolvendo os alunos e seus familiares a comunidade na qual a os 
alunos percebam as mudanças e permanências na escola e seu espaço 
onde a escola esteja inserida seriam fantásticos e tendo o professor 
como mediador dessa atividade interagindo ambos as partes e 
registrando as descobertas de como eram: a escola da época; a interação 
professor e aluno; a concepção de escola; a metodologia utilizada por 
ela; se possível pegar fotos da época; números de alunos em processo de 
inclusão (Necessidades Educativas Especiais); se a comunidade participa 
do Projeto Político Pedagógico da escola; quais eram as principais 
características da escola. A professora em uma roda de conversa poderia 
sugerir aos alunos que a metade da turma pesquisassem como era a 
educação de antes na escola da comunidade e a outra metade da turma 
fariam uma pesquisa de como é a atual educação da escola da 
comunidade. Poderiam fazer uma exposição na escola e compartilhar 
com todos os alunos e a comunidade explicando como era a educação de 
antes e de como é a educação da atualidade. 
E quanto à disciplina de geografia a professora poderia pedir aos alunos 
que fizesse m um mapa conceitual explicando como era a educação de 
antes e como é a educação atual da escola. 
Estudo de caso Metodologia da alfabetização Metodologia do ensino da Língua Portuguesa TEMA Aquisição da língua materna
RESOLUÇÃO 1:A professora pode pedir aos alunos que pesquisem as regiões do país e as diferentes formas de fala de cada uma delas. Pode também pedir para que os alunos que usam ou conheçam variações regionais façam demonstrações de termos que se diferem dos usados por eles. É importante igualmente mostrar que a 
Região em que a escola está tem características próprias que são diferentes em
outras regiões. Mostrar que a fala é rica, pois realiza a interpelação entre as pessoas e, portanto, deve ser valorizada, pois toda forma de comunicação é imprescindível na formação de verdadeiros cidadãos.
RE SOLUÇÃO 2: A atividade é dividida em duas partes. Na primeira é pedido aos alunos, em determinado momento da aula, que se comuniquem somente por meio da escrita, não permitindo nenhuma forma de comunicação oral. Eles podem fazer uso de bilhetes, escritas no quadro de giz, celulares ou similares. No segundo momento, os alunos devem conversar normalmente sobre o mesmo assunto escrito.
A pós a atividade, a professora pede para que os alunos comparem os diferentes processos de comunicação e façam um levantamento das principais diferenças. Vale aqui ressaltar que ao comunicar se cada indivíduo apresenta características próprias e que todas elas são válidas e que enriquecem a cultura do povo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais