Buscar

6 Admin Financeira Aula 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Aula 1
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Bibliografia Básica
ROSS, Stephen A; WESTERFIELD, Randolph W; JORDAN, Bradford D. Princípios de administração financeira. São Paulo: Atlas, 2002.
 GITMAN, Lawrence J. Princípios de administração financeira. São Paulo: Pearson, 2006.
 LEMES JÚNIOR, Antônio Barbosa. RIGO, Cláudio Miessa. CHEROBIM, Ana Paula Mussi Szabo. Administração Financeira: Princípios, Fundamentos e Práticas Brasileiras. Rio de Janeiro: Campus, 2010
PUCCINI, Abelardo L; Matemática financeira objetiva e aplicada. São Paulo: Saraiva, 1999
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Bibliografia Básica
 
Maximização dos Lucros
Maximização das Riquezas
OBJETIVO DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Podemos admitir que o objetivo principal da empresa, e, por conseguinte, de todos os administradores e empregados, é o de maximizar a riqueza de seus proprietários.
A maximização da riqueza em uma sociedade por ações é medida pelo preço da ação, ou seja, pelo valor que seria alcançado na venda dos direitos de participação no seu capital.
EXEMPLO:
A Companhia Drury está estudando a expansão de sua linha de produção em um de seus dois novos produtos, C ou D. O produto C parece ser um produto relativamente seguro para se investir, enquanto o produto D é considerado um item de moda altamente arriscado. Após considerar todos os custos, espera-se que os dois produtos gerem os seguintes lucros por ação ao longo de suas vidas de cinco anos.
Se ignorarmos diferenças no risco e usarmos uma abordagem de maximização do lucro, parece que o produto D seria o melhor. Contudo, considerando que o produto D é altamente arriscado, enquanto que o produto C é um investimento seguro, a conclusão não será tão direta. A empresa poderá exigir um retorno de 10% sobre o produto C, ao passo que, como compensação para o maior risco do produto D, teria que obter 15%. Aplicando certas técnicas de análise financeira que refletem diferenças da época de ocorrência dos retornos, verifica-se que o produto C provavelmente eleva o preço da ação em $7,58, ao passo que o produto D deve resultar num aumento de $7,37 no preço da ação. Deve ficar claro que a abordagem da maximização da riqueza reflete diferenças nos riscos associados com a obtenção dos lucros.
FLUXOGRAMA
PRODUTO C
LPA = $10,00
$7,37
$7,58
PREÇO DA AÇÃO
PRODUTO D
RISCO = 15%
 >>
LPA = $11,00
RISCO 10%
MAPA CONCEITUAL (RIQUEZA DO ACIONISTA)
PREÇO DA AÇÃO
C > D
D
 
 C
Todas os setores da empresa interagem com o setor financeiro.  
O tesoureiro e o controller estão subordinados ao diretor financeiro .
O tesoureiro geralmente é responsável pela gestão de atividades financeiras, tais como planejamento financeiro e captação de fundos , tomada de decisão de investimento, gestão de caixa e gestão de atividades de crédito, etc.
O controller lida com as atividades contábeis, tais como : contabilidade gerencial , gestão de assuntos fiscais, contabilidade financeira, etc.
ESTRUTURA DA FUNÇÃO FINANCEIRA
As atividades do tesoureiro ( financeiro) e do controller ( contador) estão intimamente relacionados e com frequência.
A diferença básica entre finanças e contabilidade é que uma está relacionada a fluxo de caixa e a outra está relacionada a tomada de decisão.
Em geral o contador trabalha com o regime de competência; ele prepara demonstrações financeiras que reconhecem receitas no momento da venda e reconhecem as despesas quando são realizadas.
Já o Administrador financeiro dá mais ênfase ao fluxo de caixa, ou seja , entrada e saída de capital, ele mantêm a solvência da empresa , sendo assim dizemos que ele trabalha com o regime de caixa.
RELAÇÕES ENTRE FINANÇAS E CONTABILIDADE
AS MODALIDADES JURÍDICAS DE ORGANIZAÇÃO DE EMPRESA MAIS COMUNS SÃO:
Firma Individual: Empresa de propriedade de um único indivíduo. Não há distinção entre rendimentos de pessoa física e de pessoa jurídica, de modo que o lucro da empresa é tributado como se fosse rendimento de pessoa física.
Sociedade Por Quotas: é semelhante a uma firma individual, excetuando-se o fato que tem dois ou mais proprietário (sócios). Numa sociedade limitada, um ou mais sócios gerais serão responsáveis pela gestão da empresa e terão responsabilidade ilimitada, mas haverá um ou mais sócios limitados que não terão participação ativa no negócio. 
Sociedade por Ações: Empresa criada como entidade jurídica independente, formada por uma ou mais pessoas físicas ou jurídicas. A formação de uma sociedade por ações envolve a confecção de um documento de incorporação e um estatuto.
FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR
O Administrador é o responsável pela execução das funções financeiras da empresa.
 
As atividades do administrador financeiro podem ser relacionadas às demonstrações financeiras básicas da empresa. Suas atividades primárias fundamentais são:
 
Analisar e elaborar o planejamento financeiro 
Tomar decisões de investimento 
Tomar decisão de Financiamento
 
 
POSIÇÃO DO ADMINISTRADOR FINANCEIRO
Administradores não proprietários, são contratados como agentes dos proprietários que os contratam e delegam poderes para tomar decisões e administrar a empresa em nome deles. Este é um problema pois muitos não se preocupam com o objetivo da empresa e sim , o objetivo pessoal
AGENCY

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais