Buscar

Questão 1

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Comunicação Organizacional
Observe a charge a seguir:
FONTE: https://portfeevale2012.wordpress.com/page/2/. Acesso em 09/07/2017.
 Cada ocasião enfrentada pelas pessoas no seu dia-a-dia acaba exigindo que estas utilizem uma linguagem diferente. Neste sentido, para que haja efetividade na comunicação, emissores e receptores devem considerar o nível de linguagem, isto é, a adaptação da mensagem de acordo com o grupo social em que se está inserido.
Considerando a charge e o conteúdo sobre os níveis de linguagem apresentado na Aula 01 da disciplina de Comunicação Organizacional, pode-se afirmar que a charge ilustra uma situação de uso da linguagem:
Nota: 20.0
	
	A
	Coloquial ou popular.
	
	B
	Gíria.
	
	C
	Culta ou padrão.
	
	D
	Regional.
Você acertou!
Justificativa:
A alternativa correta é a letra “D”. Através da compreensão do conteúdo do tema 05 da rota da aula 01 (intervalo de páginas – 24 até 25) observa-se que a variação linguística utilizada na charge é a linguagem regional, pois apresenta a forma de falar com expressões próprias e sotaques, constituindo o regionalismo (forma de expressão de determinada região).
	
	E
	Vulgar.
Questão 2/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Leia e analise o texto abaixo:
Os dados são geralmente coletados em grandes volumes e em formatos inadequados para serem usados diretamente pelas pessoas. Para que se tornem úteis, é necessária a sua conversão por meio de algum tipo de formatação ou configuração que permita sua interpretação.
De acordo com o exposto, podemos exemplificar uma situação, onde José é um gerente de vendas e recebe uma planilha de vendas na região Sul no semestre corrente. Como constam todas as vendas, José decide fazer uma análise separando as vendas por cidade.
Assinale a alternativa que corresponde ao tipo de transformação de dados em informação, realizada por José:
Nota: 20.0
	
	A
	Cálculo
	
	B
	Condensação
	
	C
	Categorização
Você acertou!
A divisão de vendas por cidade é categorização, pois José quer saber como está sendo a venda de cada uma delas, ou seja, saber um componente essencial. Assim, precisa classificar as vendas de acordo com as cidades. Não é cálculo, pois este se refere explicitamente a alguma operação matemática ou estatística sobre os dados. Não é condensação; na condensação tendese a aglutinar os dados. Não caracteriza correção; a correção faz o filtro dos dados. Também não caracteriza contextualização, os dados para José já estão contextualizados na região analisada (Aula 02, p. 0809).
	
	D
	Correção
	
	E
	Contextualização
Questão 3/5 - Comunicação Organizacional
Analise o texto a seguir,  a qual aborda sobre gestão de crise.
Gerenciar crise é trabalhá-la em seu conjunto. O ponto principal da gestão de crise é a prevenção, por meio da identificação de sinais internos ou externos que anunciam a sua chegada e da preparação de estrutura para enfrentá-la. A gestão de crise não é a porta de saída, mas de entrada para [...] a reconquista da confiança na instituição para manter a atividade presente e perpetuá-la no futuro" 
(Fonte: SALUSTINO, Jussara C. Manual de gestão de crise. ABRAPP, 2015 p. 13, http://www.abrapp.org.br/TrabalhosComissao/Manual%20de%20gest%C3%A3o%20de%20crise%20e%20imagem.pdf)
Considerando o texto acima e o livro base, pode-se considerar que é preciso pensar na situação de crise antes que aconteça. A partir deste ponto de vista, analise as afirmativas a seguir e identifique as corretas em relação aos planos que devem ser traçados para lidar com as instabilidades e os conflitos:
I - Elaboração de um manual de crise.
II - Pesquisas de opinião internas e externas.
III - A equipe de comunicação deve trabalhar com as informações para antever problemas.
IV - Compreender a imagem que os stakeholders têm da organização.
Assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	II e III
	
	B
	I e II
	
	C
	I, II e IV
Alternativa correta é a letra "c".
Comentários:
Para pensar a situação de crise antes que aconteça é preciso planos, os quais devem ser traçados para lidar com as instabilidades e os conflitos. Estes planos, segundo Pimentel (2017, p. 164),  são: elaboração de um manual de crise, realização de pesquisas de opinião internas e externas e compreensão da imagem que os stakeholders têm da organização. A afirmativa III está incorreta, pois para a autora (p.165), é preciso compor um comitê de crise, identificando os nomes, os cargos e os contatos, deixá-los sempre atualizados, é preciso trabalhar em conjunto na identificação de sintomas (internos e externos) que antevejam os problemas. O erro da afirmativa III é que não é somente a equipe de comunicação que trabalha com as informações para antever problemas, mas é um trabalho conjunto da organização, através do comitê de crise.
Resposta: PIMENTEL, Marina de Oliveira. Em pauta: manual prático da comunicação organizacional. Curitiba: Intersaberes, 2017, p. 164.
	
	D
	II, III e IV
	
	E
	Apenas IV
Questão 4/5 - Comunicação Organizacional
Leia o trecho abaixo:
Para Matos (2015) a comunicação é um processo que permite a aproximação das pessoas, movimentando a vida dos indivíduos, empresas e da própria sociedade. Na atualidade existe muita informação que não é comunicada e também são observadas muitas pessoas falando, mas não se comunicando. Para se atingir uma comunicação mais efetiva, ou seja, que a mensagem a ser transmitida seja a mais fiel possível à ideia que se deseja informar, deve-se compreender os elementos inseridos no processo de comunicação.
Fonte: MATOS, G. G. Comunicação aberta: desenvolvendo a cultura do diálogo.  Barueri-SP: Manole, 2015.
A respeito dos elementos que compõem o processo de comunicação, julgue as afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):
(      )    Para a comunicação ser efetivada o receptor (também chamado de destinatário) deve decodificar a mensagem transmitida pelo emissor, atingindo o entendimento do que foi comunicado.
(      )    O processo de comunicação pode ser impossibilitado de acontecer quando ocorre um desconhecimento por parte do emissor e receptor a respeito do código utilizado pelos mesmos, como por exemplo, duas pessoas de países diferentes, que não conhecem a língua utilizada pelas mesmas.
(      )    Entende-se que o canal é o meio utilizado para se transmitir a mensagem. No processo de comunicação, quanto mais ruído tiver na transmissão da mensagem do emissor ao receptor melhor será para receptor aprender a trabalhar as informações em situações extremas.
(      )    Todas as mensagens transmitidas pelo emissor e recebidas pelos destinatários devem ser consideradas como sinais de comando, devendo ser obedecidas sem questionamentos.
Assinale a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	F, F, V, V.
	
	B
	V, F, F, V.
	
	C
	F, V, F, V.
	
	D
	F, V, V, F.
	
	E
	V, V, F, F
Você acertou!
Justificativa:
A alternativa correta é a letra “E”. Através da compreensão do conteúdo do tema 04 da rota da aula 01 (intervalo de páginas – 19 até 21) observa-se que:
I – CORRETA: A comunicação ocorrerá quando o receptor atingir o entendimento da mensagem transmitida pelo emissor. Caso contrário não se tem um processo de comunicação efetivado.
II – CORRETA: No processo de comunicação o código representa o conjunto de signos que serão usados na mensagem (sinais, símbolos, sons e ícones). Pessoas de países diferentes, com línguas distintas, não partilham do mesmo código, dificultando assim o processo de comunicação.
III – INCORRETA: A compreensão da mensagem é o elemento chave no processo de comunicação e os ruídos devem ser evitados pois atrapalham o processo de comunicação.
IV – INCORRETA: As pessoas não podem ser consideradas robôs ou máquinas para aceitar todas as mensagens como sinais de comando. O processo de comunicação é dinâmico e interativo, permitindo que a ideia da mensagem compreendida seja questionada por parte do receptor, promovendo um diálogo entre receptor e emissor.Questão 5/5 - Comunicação Organizacional
Analise a situação a seguir, a qual se refere a distintas formas de comunicação.
João planeja a inauguração de seu novo negócio, uma casa de chá com produtos naturais, tudo organizado com muito cuidado para o seu cliente. Chega o momento de divulgar o negócio, para isto analisa criteriosamente o seu público tanto interno como externo. A equipe é formada por três funcionários, para os quais prepara uma série de reuniões e informativos sobre o negócio. Após essas reuniões, a estrutura para a campanha de marketing ficou composta por: mídias digitais, e-mails, newsletters, folders entre outras.
Considerando a situação acima e o livro base, assinale a alternativa correta sobre a forma de comunicação utilizada por João:
Nota: 0.0
	
	A
	João utiliza a comunicação de massa.
	
	B
	É utilizada a comunicação interpessoal.
	
	C
	A comunicação, neste caso, é um meio para atingir grandes populações.
	
	D
	João utiliza a comunicação organizacional.
Alternativa correta é a letra "d". Comentários: Em relação situação exposta, João utiliza a comunicação organizacional, a qual, segundo Pimentel (2017, p. 22), abrange as instituições, é pensada para os públicos interno e externo, é todo o trabalho de comunicação efetivo feito pelas organizações, manifesta-se em diferentes formas: campanhas publicitárias,  e-mails, reuniões, informativos, newsletters, entre outros. As alternativas "a" e "c" estão erradas, pois a situação não retrata a comunicação de massa, uma vez que esta é um meio utilizado para atingir grandes populações, para que qualquer pessoa possa entender as informações transmitidas indistintamente à sociedade, cujos meios são: jornal, rádio e televisão.  A alternativa "b" está errada, pois comunicação interpessoal é aquela que ocorre entre as pessoas que precisam informar e serem informadas. A alternativa "e" está errada, pois agências de publicidade e propaganda se referem às empresas prestadoras de serviços que auxiliam a organização em sua comunicação.
Resposta: PIMENTEL, Marina de Oliveira. Em pauta: manual prático da comunicação organizacional. Curitiba: Intersaberes, 2017, p. 22.
	
	E
	João utiliza agências de publicidade e propaganda para divulgar seu negócio.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes