Buscar

AVALIAÇÃO PARCIAL ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO 3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
	
	1a Questão (Ref.:201603908176)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Analise esta afirmação de Everardo Rocha: (...) trata-se da visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência. No plano intelectual, pode ser visto como a dificuldade de pensarmos a diferença; no plano afetivo, como sentimentos de estranheza, medo, hostilidade etc. Partindo desta premissa, estamos nos referindo, ao conceito de:
		
	
	d) Relativismo cultural
	 
	c) Etnocentrismo
	
	b) Antropologia
	
	a) Sociologia
	
	e) Etnografia
	
	
	2a Questão (Ref.:201603781714)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Não existe, em termos de cultura nem melhor nem pior, nem mais nem menos, nem superior nem inferior. Os padrões de beleza, de justiça, de moralidade, etc., são relativos à cultura na qual os indivíduos estão inseridos. Existem diferenças no modo de pensar e de agir entre as diversas culturas que, segundo o relativismo cultural, devem ser respeitadas.
Essa perspectiva tem sido denominada na Antropologia de:
		
	
	determinismo biológico
	 
	relativismo cultural
	
	determinismo cultural
	
	relativismo genético
	
	determinismo geográfico
	
	
	3a Questão (Ref.:201603781528)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Sociologia surge a partir da contribuição de um importante filósofo francês positivista. Segundo esse pensador, considerado o pai da Sociologia, "a Sociologia deveria se orientar no sentido de conhecer e estabelecer as leis imutáveis da vida social, abstendo-se de qualquer consideração crítica, eliminando também qualquer discussão sobre a realidade existente, deixando de abordar, por exemplo, a questão da igualdade, da justiça e da liberdade." (2001, p. 31)
Assinale a alternativa que corresponde ao nome desse filósofo:
		
	
	( ) Karl Marx
	
	( ) Pierre Bourdieu
	
	( ) Levi Strauss
	 
	( ) Augusto Comte
	
	( ) Max Weber
	
	
	4a Questão (Ref.:201603729636)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	A interpretação de Comte era um conjunto consensual, fundamental para a sociedade, que estava se desagregando frente ao movimento conflituoso de desaparecimento e nascimento de uma nova ordem social. Esse era o cerne da crise que precisava ser superada através da constituição de uma nova unidade de pensamento capaz de recompor a ordem, acelerando sua marcha natural no sentido da modernização industrial e científica. A linha seguida por Comte foi de buscar a criação de uma nova ciência para restaurar a ordem social. A sociologia é a parte das ciências humanas que estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições. Compreender as diferentes sociedades e culturas é um dos objetivos da sociologia. Sobre a Sociologia é correto dizer, EXCETO:
		
	
	É considerada uma ciência nova
	 
	É uma ciência que estuda o indivíduo em sua singularidade
	
	É uma ciência que estuda os fenômenos sociais
	
	O pensador Auguste Comte foi seu criador
	 
	Ficou conhecida como Física Social
	
	
	5a Questão (Ref.:201603779146)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Entrou para a École Normale Supérieure, quando conheceu as obras de pensadores como Auguste Comte e Herbert Spencer, intelectuais que o influenciaram na busca por dotar a Sociologia de um caráter científico. Lançou As Regras do Método Sociológico. Via a sociedade como um organismo constituído por órgãos que devem se integrar garantindo um funcionamento harmônico. Para tanto, nenhuma das partes pode agir como se fosse o todo, sob pena de fazer adoecer o corpo social.
Essas características pertencem ao pensador:
		
	
	Max Weber
	 
	Émile Durkheim
	
	Lévi-Strauss
	
	Karl Marx
	
	Antonio Gramsci
	
	
	6a Questão (Ref.:201603758319)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	"Tudo que o homem faz, pensa e sente dotado de coerção social, consciência externa e generalidades", segundo Durkheim, é o objeto de estudo da Sociologia.
Como foi denominado o objeto de estudo da Sociologia?
		
	
	controle social
	
	consciência cultural
	
	ação social
	 
	fato social
	
	
	7a Questão (Ref.:201603972679)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Segundo Durkheim: "todo o sistema de representação que mantém em nós a idéia e sentimento da lei, da disciplina interna ou externa, é instituído pela sociedade" (DURKHEIM, Educação e Sociedade, 1975, p.45). Conforme a teoria desse autor assinale a alternativa correta.
		
	
	A educação não possui natureza social, antagonizando indivíduo e sociedade.
	
	Apesar de sua natureza social, o fim da educação é individual.
	
	As práticas educativas devem se dar em um contexto homogêneo.
	 
	Cabe à educação constituir no homem a capacidade de vida moral e social.
	
	A educação tem por objetivo suscitar o individualismo a fim de conservar a ordem.
	
	
	8a Questão (Ref.:201603402708)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Quando se apresenta de maneira muito intensa em determinada formação sociocultural, o individualismo ameaça a preservação da consciência coletiva. Sem ela não há como manter a continuidade das relações sociais, o que geraria um quadro de anomia. Neste sentido, para Durkheim, a educação escolar funcionaria como um instrumento de:
		
	 
	reforço da consciência coletiva.
	
	especialização para o trabalho.
	
	conscientização e politização.
	
	emancipação de classe.
	
	manutenção da alienação.
	
	
	9a Questão (Ref.:201603779680)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Marx não percebe as representações coletivas como produto do conjunto da sociedade. Para ele, estas ideias "às quais chamou de ideologia" são o fruto de um processo de dominação, que leva as classes oprimidas a perceberem o mundo com as lentes de seus opressores, processo este denominado:
		
	 
	Alienação
	
	Socialização
	
	Racionalização
	
	Acomodação
	
	Adaptação
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201603779311)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Para Marx, as ideias às quais chamou de ideologia, são frutos de um processo de dominação, que leva as classes oprimidas a perceberem o mundo com as lentes de seus opressores, processo este denominado por ele de:
		
	
	Mais-valia
	 
	Alienação
	
	Opressão
	
	Luta de Classes
	
	Capitalismo

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais