Buscar

Desafio Profissional Pedagogia 1º e 2º semestre

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ANHANGUERA EDUCACIONAL– uniderp
Curso: pedagogia
	
d
esafio profissional
Disciplinas Norteadoras: Estrutura e Organização da Educação Brasileira; Educação e Diversidade; 
Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da 
Educação; 
Tecnologias Aplic
adas à Educação;
 Desenvolvimento Pessoal e Profissional
.
Jundiaí/SP
2017
Jundiaí/SP
2017
ANHANGUERA EDUCACIONAL– Uniderp
curso: pedagogia
Desafio Profissional - apresentado à Anhanguera Educacional, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas de Estrutura e Organização da Educação Brasileira; Educação e Diversidade; Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação; Desenvolvimento Pessoal e Profissional.
Tutor (a) à distância: 
Jundiaí/SP
2017
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO...................................................................................................... 3
PERFIL DA ESCOLA............................................................................................ 3
2. JUSTIFICATIVA. .................................................................................................... 4
3. OBJETIVOS........................................................................................................... 5
3.1 OBJETIVO GERAL............................................................................................... 5
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS................................................................................ 5
4. METODOLOGIA..................................................................................................... 6
5. CRONOGRAMA.................................................................................................... 6
6. AVALIAÇÃO........................................................................................................... 8
7. REFERÊNCIAS....................................................................................................... 9 
 INTRODUÇÃO
Esta é uma proposta de um Projeto Multidisciplinar voltado aos alunos do ensino médio do Colégio Futuro, onde através de ações pedagógicas sobre a temática “Construindo meu Projeto de Vida”, serão desenvolvidas atividades durante o ano de 2017 de modo que as aulas aconteçam normalmente, com a participação de todos os professores e pela comunidade escolar. O objetivo das atividades pedagógicas desenvolvidas é provocar nos alunos a iniciativa de pensarem em seu futuro profissional e desenvolver neles competências e habilidades voltadas para o mercado de trabalho.
A escola, em sua pratica cotidiana, é uma instituição especialmente reprodutora. Ela reproduz o conhecimento disponível, para que os jovens tenham instrumentos para enfrentar o mundo do trabalho. Mas, ao mesmo tempo, a exemplo da família, reproduz as relações de autoridade e seleção presentes em nossa sociedade. 
Segundo Bastos (2005) a prática da Orientação Profissional nas Escolas deve oferecer aos alunos um espaço para refletir sobre seus projetos de vida profissional preparando para o mercado. A ausência deste tipo de discussão no espaço escolar pode resultar em alunos despreparados para a construção de estratégias que viabilizem a concretização de seus projetos de vida.
Perfil da Escola
O Colégio Futuro foi inaugurado na Rede Pública em 1989, seu endereço: Rua Diácono Evaristo Bartolomeu, 2000 no Bairro Residencial Jundiaí, em Jundiaí – SP.
O colégio Futuro atende alunos do Ensino fundamental e Ensino médio nos períodos: manhã – 6° ao 9° ano e 1° ao 3° ano; Tarde – 6° ao 9° ano e Noite - 1° ao 3° ano. A estrutura da escola é ampla e bem conservada, uma biblioteca organizada, laboratório de informática equipado, cantina, quadra, sala de direção, sala dos professores, banheiros masculinos e femininos, banheiros para alunos com necessidades especiais, cozinha para preparo de merendas e 14 salas de aula.
Material Didático: TV, DVD, Aparelho de Som, Computador, Impressora, Data Show, Retroprojetor, Quadro Negro, Folder, Letreiros, Livros, Canetas, Lápis, Borracha, Cadernos e Dicionários.
Corpo docente: composto por 24 professores, nas seguintes formações: 17 Professores Efetivos e 07 Convocados (contratados). Dos efetivos 12 possuem habilitação em pedagogia, 05 são pós-graduados; dos 07 convocados, 02 são graduados, 03 estão fazendo pós-graduação e 02 estão cursando pedagogia. A Equipe Pedagógica participa da organização das reuniões com Alunos e Pais de alunos o que facilita o andamento da rotina da Escola. A proposta Pedagógica tem como missão assegurar uma Educação de qualidade garantindo o acesso, a permanência, a apropriação do conhecimento e a formação da cidadania.
Gestão Escolar – Diretora escolar tem formação Psicopedagoga.
Orientadores Educacionais – A equipe pedagógica é composta por um orientador educacional efetivo e uma supervisora efetiva
Equipe de Apoio - 02 Secretárias, 03 zeladoras, 03 vigias, 02 monitoras de alunos, 02 inspetoras e 03 merendeiras.
Corpo discente: Participarão das atividades de complementação pedagógicas alunos do 2º e 3º ano do ensino médio, que conta atualmente com 225 alunos matriculados, distribuídos em dois turnos.
	O Bairro onde está localizado o Colégio Futuro é uma Região com muitas Indústrias e Armazéns Logísticos contribuindo para que a maioria dos pais e responsáveis pelos alunos possua suas profissões, onde servirão como influência positiva para seus filhos na escolha de suas carreiras.
Sobre a Religião há uma divisão quase igualitária entre Católicos e Evangélicos, alguns alunos já estão trabalhando como Menor Aprendiz.
2. JUSTIFICATIVA
Segundo FERREIRA (2004), as palavras que compõem a expressão PROJETO DE VIDA, tem a etimologia: Projeto: Idéia que se forma antes de executar ou realizar algo, no futuro; plano, intento, desígnio. Vida: O espaço de tempo que vai do nascimento à morte, existência; modo de viver.
O Projeto de Vida é uma visão do futuro que deve levar em consideração as expectativas e aspirações de uma pessoa com relação ao horizonte a que pretende chegar, sendo necessário um planejamento quanto aos objetivos, tempo, recursos, bem como uma avaliação real das condições atuais e do que falta para chegar às condições almejadas.
A Orientação Escolar e Profissional segundo Carmo e Bastos pretende-se, igualmente, orientar e capacitar o educando no conhecimento e exploração das suas aptidões, interesses, atitudes, motivações e aspirações; dar e conhecer a realidade sobre as oportunidades do mundo do trabalho, bem como conscientizar os alunos acerca das aptidões e habilidades necessárias requeridas para o exercício das diversas profissões e ainda, orientar o aluno para a escolha vocacional que melhor lhe ajuste.
	Atualmente a escola tende a pensar na construção de uma sociedade onde o ponto de vista político e pedagógico não somente a inserção no mercado de trabalho, mas a socialização do conhecimento para que o aluno possa compreender a realidade socioeconômica, política e cultural, tornando-se capaz de participar do processo de construção de uma sociedade mais produtiva, democrática e participativa.
Partindo desse entendimento e analisando a realidade do Colégio Futuro, a professora Raquel decidiu inovar as aulas oferecidas por sua escola, ampliar o que estava sendo trabalhado com os alunos do ensino médio e viu que era um grande desafio. Dessa maneira em uma reunião pedagógica, solicitou aos seus professores que cada um apresentasse uma proposta de como provocar nos alunos uma reflexão para que eles pensem sobre o seu Futuro Profissional, sem deixar de cumprir com as exigências legais.
3. OBJETIVOS
3.1 Objetivo Geral
Provocar nos alunos do Ensino Médio do Colégio Futuro a iniciativa de Planejarem seu Futuro Profissional, considerando fatores sociais, pessoais e limitação de oportunidades.
3.2. Objetivos Específicos
Incentivar a reflexão dos jovens para que a Orientação profissional os auxilie na tomada
de decisão;
Despertar o jovem para a necessidade de planejar seu Projeto de Vida;
Difundir o papel da Escola como formador social na escolha profissional do jovem;
Proporcionar condições para a participação da família nas atividades da Escola.
4. METODOLOGIA
A palavra “Metodologia” significa o caminho ou via para a realização de algo. Na metodologia devem ser apresentados todos os procedimentos a serem adotados no projeto, contendo um roteiro claro e detalhado das etapas necessárias e das respectivas atividades a serem executadas.
Conforme solicitou a professora Raquel, Coordenadora Pedagógica, aos professores do ensino médio que apresentem uma proposta do projeto multidisciplinar a ser trabalhado em todas as turmas provocando uma iniciativa nos alunos a pensarem em seu futuro profissional. Dentre as finalidades dessa etapa de ensino, a legislação brasileira, por meio da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB Lei 9.394/96), está a de preparação básica para o mercado de trabalho.
Partindo desse consenso serão apresentadas à equipe pedagógica do Colégio Futuro quatro atividades complementares pedagógicas que serão executadas durante as aulas nas disciplinas: Língua Portuguesa, História, Sociologia e Filosofia, sendo uma em cada bimestre do ano letivo de 2017.
5. CRONOGRAMA
 Serão convidados os alunos do 2º e 3º ano, pois é neste período que os jovens precisam manifestar uma opção profissional uma vez que ao término do Ensino Médio, prestam vestibular para ingressar no Ensino Superior. As atividades de complementação pedagógica serão distribuídas a cada bimestre do ano letivo. Os professores escolherão o melhor dia para aplicar as atividades mencionadas abaixo:
Disciplina Língua Portuguesa – 1º Bimestre
1ª Atividade: Palestra Motivacional de Orientação Profissional
Serão convidados Psicólogos Vocacionais;
Discutir com os alunos os pontos relevantes da palestra;
Deixar um tempo livre para que os alunos façam perguntas aos profissionais;
Após a palestra pedir para que os alunos desenvolvam uma redação, sobre o tema e quais os planos para o ensino superior;
Convidar os alunos para responder um teste vocacional.
Disciplina História – 2º Bimestre
2ª Atividade: Falar sobre algumas profissões antigas e sua evolução
O professor pedirá que os alunos se reúnam em grupos e pesquisem sobre algumas profissões antigas, e algumas atuais.
Pedir para cada representante do grupo que leia em voz alta quais as profissões que destacaram;
Discutir com os alunos a evolução das profissões;
Convidar alguns pais de alunos com mais de 20 anos de profissão para que falem sobre a evolução da sua carreira profissional;
Disciplina Sociologia – 3º Bimestre
3ª Atividade: A Importância do Projeto de Vida para a realização pessoal e profissional.
O professor deve abordar o tema da importância do trabalho na realização pessoal e o projeto de vida de cada um.
Explicar para os alunos o que é “Um Projeto de Vida”.
Ressaltar a importância de o indivíduo atuar em área que ele se identifique;
Fazer uma brincadeira com os alunos, para que todos digam “O que querem ser quando crescer?”
Disciplina Filosofia – 4º Bimestre
4ª Atividade: Tema: O mercado de trabalho espera dos profissionais.
O professor deve abordar o tema sobre as características e perfil exigidos pelas Empresas. 
Convidar um Especialista em Recursos Humanos para falar sobre as características desejadas pelas organizações e as dificuldades encontradas pelos selecionadores responsáveis pela contratação em diferentes contextos;
Fazer uma dinâmica com os alunos. Perguntar: Como eles acham que devem ser as características de um Jovem Profissional empregável;
 Conscientizar o aluno que, diante de tanta exigência do mercado de trabalho, um projeto de vida não precisa atender necessariamente aos modelos existentes, mas atender os objetivos pessoais e profissionais, considerando seus valores, expectativas e características pessoais. 
6. AVALIAÇÃO
As atividades concluídas serão avaliadas a cada final de bimestre, atentando para a participação e compreensão dos alunos quanto à escolha profissional; a avaliação do desenvolvimento da aprendizagem deve ser orientada pelos professores de cada turma respeitando as peculiaridades de cada aluno. No encerramento das atividades do ano letivo oferecer aos alunos uma feira cultural a todo o Colégio e familiares.
“Entender a visão dos jovens e das pessoas que os ajudam na concretização de seus projetos de vida é um passo fundamental para a construção de um documento que vai nortear o futuro das escolas e do País”. (Fundação Lemann)
REFERÊNCIAS
ARANHA, Maria Lucia de Arruda. Filosofia da Educação. 3ª ed. São Paulo: Moderna, 2006.
Bastos, J. C. Efetivação de escolhas profissionais de jovens oriundos do ensino público: Um olhar sobre suas trajetórias. Revista Brasileira de Orientação Profissional, Ribeirão Preto, p. 31/43. Dez 2005.
BRASIL, Secretaria da Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Brasília. MEC/SED, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf. Acesso em 25 de abril de 2015.
CINTRA, Josiane C. Desenvolvimento Pessoal e Profissional. Valinhos: Anhanguera Publicações, 2011.
http://www.fundacaolemann.org.br/wp-content/uplouds/2015/06/pesquisa projeto de vida apresentação.pdf. Acessado em 05 de maio de 2017.
https://www.significados.com.br/metodologia. Acesso em 05 de maio de 2017.
KRUKI, Mary Leila M. O. Desafio Profissional de Licenciaturas: Matemática, Letras, Geografia, História e Pedagogia (online). Campo Grande, 2015, p. 1-9. Disponível em www.anhanguera.edu.br/cead. Acesso em 15 de março de 2017.
LIBÂNEO, José Carlos. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. 10ª ed. São Paulo: Cortez, 2012.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais